Modem de internet: saiba como escolher o aparelho para sua casa

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

A internet está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Seja no computador, no notebook, no tablet ou nos smartphones, podemos estar sempre conectados ao mundo. Porém, um verdadeiro escudeiro fiel é o modem de internet, que garante a conexão à rede fixa sem se preocupar com franquia de dados.

Mas você sabe o que é esse dispositivo, como ele funciona, quais os tipos de modem disponíveis no mercado e como utilizá-los? Sabia que eles podem dizer muito sobre a qualidade e tecnologia da sua internet?

Pensando nessas e em outras dúvidas que podem surgir sobre o assunto, a Melhor Plano preparou este guia completo para você saber tudo sobre o modem de internet. Continue a leitura e confira!

Melhor Plano

O que é modem de internet e como ele funciona

modem de internet

A origem de modem está na junção das palavras modulador e demodulador, em bom português: entrada e saída.

Trata-se de um dispositivo eletrônico utilizado na informática para converter os sinais digitais em sinais analógicos e vice-versa, o que permite a transmissão de dados por meio de uma linha telefônica, cabo de rede, fibra ótica e até satélite, de acordo com o seu tipo de conexão.

Se você tem uma banda larga em casa fica mais fácil de entender.

Ao contratar o serviço, os técnicos da empresa prestadora instalam um pequeno aparelho que fica ligado ao cabo da operadora e conecta o seu computador ao provedor de internet, enviando as informações de um para o outro. Por isso, sem um modem não é possível se conectar à rede.

Modem x roteador

Muitos usuários costumam confundir as funções de um modem e de um roteador, e, portanto, é importante esclarecermos aqui também quais são as diferenças entre esses dois equipamentos.

Melhor Plano

O modem funciona como um receptor direto da internet banda larga que você contratou para a sua residência, levando os dados de rede para o seu computador pessoal ou desktop.

Já o roteador permite que vários dispositivos estejam conectados à web de uma só vez, seja por meio de cabeamento, seja pelo wifi (rede sem fio). Dessa forma, os dois aparelhos se complementam: o modem recebe a conexão de internet e o roteador distribui essa conexão, simultaneamente, para outros equipamentos.

De forma bem clara: se você quer uma conexão wi-fi, só o modem não é o suficiente. Você precisa de um roteador para utilizar a internet no seu computador e celular ao mesmo tempo. Entendeu?

Hoje em dia, inclusive, já existem aparelhos com múltiplas funções, como os modems que também são roteadores, permitindo que os provedores de internet enviem para seus clientes um único aparelho, em vez de dois.

Porém, é preciso ficar atento: nem todos os modens oferecem internet ilimitada. Alguns deles servem apenas para emitir sinais 4G, que possui limitação da velocidade da banda larga.

modem de internet

Qual modem devo utilizar?

São vários os modelos de modem de internet que podem ser utilizados para ter acesso à web, cada um com suas características específicas. Conheça agora quais são os principais tipos de dispositivos, como eles funcionam e veja qual pode ser a melhor opção para você fazer a sua conexão.

1 – Modem ADSL

Um dos modelos mais comuns, esse modem possui a tecnologia ADSL (do inglês Assymetric Digital Subscriber Line). Para garantir o acesso à internet, é utilizada a mesma estrutura da conexão por meio de linha telefônica, como acontecia com os modens de internet discada.

A diferença é que com o aparelho ADSL o telefone não fica ocupado durante a navegação e as velocidades de transmissão de dados são muito maiores. Dessa forma, apesar de depender de uma linha telefônica para funcionar, o modem ADSL permite que a internet e o telefone sejam usados ao mesmo tempo, sem interrupções.

A Oi Velox, por exemplo, usa esse tipo de modem e se sua conexão for via cabo ADSL provavelmente esse é o equipamento que você deve utilizar.

2 – Cable modem

Outro modelo também muito comum. Nesse aparelho a conexão à internet é feita por meio de uma extensão do mesmo cabo que leva o sinal dos canais de televisão fechados para dentro da sua casa. Com tal tecnologia, é possível alcançar altíssimas velocidades para navegar na web.

Ao contrário do modem ADSL, o modem a cabo não precisa de uma linha telefônica para funcionar e, assim, o telefone também fica livre para receber e fazer chamadas. Ele é mais indicado para usuários que possuem banda larga via cabo coaxial.

Não entende de tecnologia ADSL ou coaxial? Sem problemas! Temos um conteúdo que explica isso.

3 – Modem com wifi

É um dos tipos de modem que está se tornando mais popular entre os usuários porque conecta vários dispositivos à rede de forma simultânea. Com ele, você e outras pessoas podem ter acesso a uma internet rápida em notebooks, desktops, smartphones, tablets, videogames e smart TVs, tudo ao mesmo tempo.

Outra vantagem desse aparelho é que ele funciona também como roteador (ou modem router), criando uma rede sem fio com a sua conexão. Tanto os modens ADSL quanto os de cabo podem ter a tecnologia wireless.

4 – Modens 3G e 4G: acessando a internet de qualquer lugar

modem de internet

Esses são os modens portáteis (também chamados de mini-modens) que possuem o formato de um pen drive e são conectados ao computador ou notebook por meio de uma porta USB.

Dentro deles deve ser inserido um chip (os mesmo utilizados nos aparelhos celulares), que permite a conexão em qualquer lugar com um sinal de banda larga móvel, através de redes 3G e 4G. Esses modelos de modem podem ser adquiridos nas lojas da operadoras de telefonia móvel, como a Vivo, a Claro, a Oi e a Tim.

Além dos dispositivos externos, existem ainda os modens internos, integrados aos smartphones, que são capazes de captar o sinal das antenas das operadoras. Por meio da tecnologia wifi (sem fios), o sinal de internet pode ser distribuído de um celular para outro, bem como também para tablets, PCs e notebooks.

Rede 3G x Rede 4G

A principal vantagem do 4G, tecnologia que vem se expandindo cada vez mais no país, está na velocidade de internet móvel maior que ela oferece aos usuários, em comparação com o 3G. Essa rapidez é ideal para quem sempre baixa muitas fotos, assiste a vários vídeos, utiliza serviços de streaming, realiza videoconferências, entre outros.

Ambas as redes são distribuídas por meio dos chips das operadoras de telefonia móvel. O que é preciso observar é se o o seu cartão SIM 3G oferece a conexão mais rápida do 4G e se o seu aparelho de celular tem suporte para esse tipo de conectividade.

Confira aqui quais as melhores operadoras de 4G do país.

Planos de banda larga com modem incluído

Para atrair e agradar mais os usuários, os provedores de internet oferecem planos de banda larga que já incluem um modem, trazido e instalado pelos técnicos da operadora na casa do cliente após a contratação do serviço. Dessa forma, o usuário não tem o trabalho de comprar um aparelho para poder começar a acessar sua rede.

Conheça algumas dessas opções ofertadas pelas principais empresas do país.

Vivo Fibra

A operadora faz a transmissão dos dados por fibra ótica, tecnologia que garante mais velocidade e estabilidade para a navegação na web. Os pacotes Vivo Fibra oferecidos com modem wifi gratuito são de 15 mega, 25 mega, 50 mega, 100 mega, 200 mega e 300 mega.

A Vivo também possui os modens 4G, mas os planos possuem franquias e velocidades menores.

Net Vírtua

Assim como a Vivo, a internet banda larga da Net também é fibra ótica. Os planos de 2 mega, 5 mega, 15 mega, 60 mega e 120 mega incluem um modem grátis, além de outros benefícios como suporte técnico 24 horas por dia e sete dias por semana e conexão wifi fora de casa com o serviço Claro-NET wifi (pontos de acesso espalhados pelo Brasil).

Oi Velox

A banda larga da Oi possui velocidades de conexão de 15 mega, 25 mega e 35 mega, mas ao contrário da Net e da Vivo sua transmissão de dados é realizada por meio de cabos de televisão. Esse tipo de conexão também consegue oferecer ao usuário altas velocidades, mas ainda fica atrás da fibra ótica.

Todos os três planos da operadora incluem modem wifi grátis, além de acesso a serviços como o Oi Play, streaming para assistir séries e filmes no tablet, computador, televisão ou smartphone, Oi Cloud com 50 giga na nuvem para backup de arquivos importantes, e pontos de wifi Oi em locais como aeroportos e restaurantes e antivírus.

Gostou de conhecer mais as funções do modem de internet e os modelos que você pode ter em casa, além das opções de banda larga que já oferecem o dispositivo no pacote? Agora você comparar os planos para saber qual tem o melhor serviço de internet banda larga e fazer a escolher certa para você!

Modem de internet: saiba como escolher o aparelho para sua casa
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…