Compare planos de internet

Saiba tudo sobre modem e roteador de internet

Você sabe a diferença entre modem e roteador? Sabe qual dos dois é o melhor para você? Ou será que é necessário adquirir os dois?

Confira no texto abaixo tudo o que você precisa saber sobre modem e roteador. Veja as diferenças entre eles e para o que servem.

Aproveite e já escolha um plano de banda larga com modem incluso para economizar!

O que é modem?

A palavra modem é derivada de modulador com demodulador. Mas o que isso significa?

A função do modem é modular o sinal digital transmitido por uma onda analógica de linha telefônica, ao passo que deve demodular o sinal analógico, convertendo-o para o formato digital original.

Ou seja, o modem é uma espécie de conversor de sinais, que transforma os dados que navegam pelos fios ou pelo ar até a sua casa em vídeos, textos e imagens.

Confira planos de internet com modem já incluso e escolha a melhor opção para você!

Modem e roteador: quais as outras conexões?

Os modems recebem o sinal via cabo coaxial, fibra óptica ou GSM, dependendo do plano de internet das operadoras.

No entanto, é preciso que o técnico disponibilize o acesso adequado quando for habilitar o acesso a internet na sua casa.

Por isso a internet Wi-Fi tem sido um item quase indispensável. Mas, para ter esse recurso, precisamos ter um modem e roteador!

Leia também:

Modem de internet: saiba como escolher o aparelho para sua casa

O que é roteador?

O roteador é um aparelho bem parecido fisicamente com o modem, mas que é responsável por receber a internet e transmiti-la para que outros dispositivos possam se conectar, seja via cabo ou wireless (sem cabo).

Quando um modem e roteador acessa a internet, o roteador, ligado a ele, o identifica e cede um endereço IP, permitindo que que ele se conecte a redes internas e externas.

A grande vantagem de contar com um roteador em casa, mesmo que você só vá acessar a internet a partir de um computador de mesa, é que ele busca as melhores rotas para enviar e receber os dados, oferecendo um sinal mais rápido.

Compare planos de internet banda larga com roteador gratuito! Escolha o melhor plano para você e economize:

Diferença entre modem e roteador

De forma mais clara: tanto o modem e rotador, convertem o sinal e permitem o acesso à internet, a diferença é que o modem só transmite conexão para o aparelho em que estiver conectado fisicamente.

Enquanto o roteador também oferece sinal pelo ar, sem precisar estar plugado diretamente no computador ou celular. Além disso, é possível utilizar a conexão do roteador em mais de um aparelho.

Portanto, entre o modem e roteador, o segundo é mais completo e serve para qualquer tipo de necessidade. Já o modem é mais limitado, mas ainda assim é útil para quem utiliza pouco a internet e em um aparelho só.

É preciso ter um computador para ter Wi-Fi?

Atualmente, existem diversos modelos de roteadores que possuem antenas bastante potentes para enviar e receber dados, podendo ser conectados diretamente no modem, ou até aparelhos que são uma junção de modem e roteador, eliminando a necessidade de se ter um computador para ter Wi-Fi.

Modem e roteador: dois em um

Como a demanda por ter Wi-Fi em casa cresce cada vez mais, é possível encontrar operadoras de internet banda larga que fornecem modem e roteador em um aparelho só. São os chamados modem wi-fi.

Geralmente, você pode contar com esse tipo de equipamento quando opta por planos com velocidades mais elevadas ou então por combos, que incluem pacote de canais para TV por assinatura ou linha para telefone fixo.

Confira os planos disponíveis da NET, Oi e Vivo para contratar ou alterar o serviço de internet banda larga e garantir um modem com roteador!

Antes de adquirir qualquer plano, é importante verificar se ele já oferece Wi-Fi, ou seja, esse aparelho dois em um.

Modem sem Wi-Fi

Caso a operadora ou plano escolhidos não forneçam o modelo com Wi-Fi, disponibilizando apenas o modem, você pode adquirir um roteador para poder acessar a internet pelo celular, tablet ou notebook.

O roteador é um aparelho geralmente bem fácil de encontrar, com valores na média de R$ 50. Então, basta seguir as instruções para ligá-lo ao modem e configurar a sua rede Wi-Fi. Esse procedimento é bem fácil de ser realizado também!

Há também outro dispositivo chamado de “repetidor de sinal”, mas ele serve apenas para aumentar a área de alcance do sinal. Nesse caso é necessário ter um aparelho que emita wi-fi.

Confira também:

Velocidade da internet com modem e roteador

Agora que você já sabe tudo sobre modem e roteador, é só escolher o melhor plano de internet para a sua casa ou trabalho e poder navegar tranquilamente não só de um computador , mas também por meio de notebooks, tablets e celulares – ou até todos ao mesmo tempo.

No entanto, se você tem muitas pessoas ou dispositivos que irão utilizar a internet ao mesmo tempo, o ideal é que você opte por um plano que forneça uma velocidade considerável, para que não fique travando, além de garantir um roteador potente, que seja capaz de transmitir esse sinal com qualidade.

É importante lembrar que os planos de banda larga à cabo, satélite e fibra óptica não possuem franquia, porém são contratados por velocidade. Se você tem um plano de 10 Mega, por exemplo, deve pensar que essa velocidade será dividida entre você e as outras pessoas que estão usando.

Outro ponto importante que você deve ficar de olho é sobre a qualidade da internet. Confira qual é a melhor internet banda larga da sua região e economize!

Esse texto foi útil? Conseguiu tirar suas dúvidas sobre modem e roteador? Deixe seu comentário!

Veja também:

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…