Compare cartões de crédito

5 motivos para usar o mobile banking

Em 2015, o Google passou incentivar o conceito de Mobile First, que tem como prioridade o desenvolvimento de tecnologias para dispositivos móveis.

Esse conceito é muito importante, porque nos últimos anos vimos um aumento exponencial no uso dos smartphones no país. Segundo a Mobile Time, hoje 71 milhões de brasileiros  acessam a internet somente pelo celular. 

Com isso, as empresas também passaram a enxergar o futuro da economia no mobile e negócios focados em Mobile Banking, como os bancos digitais, vem ganhando cada vez mais força.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Confira a seguir o que torna o Mobile Banking tão importante e cinco razões para você começar a usar esse recurso!

Desenvolvimento do Mobile Banking

A criação de um sistema de pagamentos online não é algo tão atual como nós pensamos. Na verdade, o primeiro sistema de banco online surgiu em 1980, embora ele estivesse muito longe de ser aquilo que nós conhecemos hoje.

Mas essa inovação cresceu mais nos últimos anos. Segundo uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, entre 2009 e 2013, o número de contas correntes ativas para uso do Mobile Banking passou de 400 mil para 11,7 milhões,  aumento que pode ser justificado pelo crescimento de usuários de smartphones no mesmo período. 

Somente em 2019, o setor cresceu 19% em relação ao ano anterior. Além disso, as transações com movimentação financeira tiveram um aumento de 41%, em relação ao mesmo período de 2018.

Confira a seguir mais alguns dados que mostram a importância do Mobile Banking hoje no Brasil:

  • O Brasil está na terceira posição global em uso de celulares, – segundo relatório 2020 da App Annie;
  • 40% das transações bancárias são feitas pelo mobile, de acordo com o Report Bancos nas Mídias Sociais da Fisher;
  • Em 2015, o Mobile Banking assumiu a segunda posição entre os canais preferidos pelos brasileiros para realização de transações bancárias, com 33 milhões de contas ativas, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

          Portanto, hoje essa tecnologia é fundamental para muitas pessoas, pela sua praticidade e a experiência proporcionada aos usuários.

          Além disso, as empresas que aproveitarem essa oportunidade e utilizarem o mobile como o principal alvo da transformação digital certamente irão sair na frente de suas concorrentes.

          Por que usar o Mobile Banking? Veja cinco motivos!

           

          Agora que já conseguimos compreender a evolução e importância do Mobile Banking, confira mais cinco motivos para você usar esse tipo de recurso.

          1 – Praticidade

          Basta baixar um aplicativo na sua loja de apps e começar a usar. Com poucos cliques no seu smartphone, você pode criar a sua conta, realizar pagamentos, transferências, investimentos dentre outras operações.

          2 – Segurança

          Os bancos investem cada vez mais em tecnologia para garantir a segurança dos dados durante o uso desse tipo de canal, aumentando assim a confiança do consumidor.

          3 – Acessibilidade

          Os aplicativos são gratuitos e pensados para que você navegue de forma simples, podendo encontrar tudo o que precisa rapidamente.

          4 – Qualidade da  experiência do usuário 

          A maioria dos usuários avalia a experiência com os aplicativos de Mobile Banking de forma positiva. Isso porque o foco dos bancos é garantir que o cliente possa resolver seus problemas, realizar suas transações e tirar suas dúvidas de forma rápida e prática.

          5 – Conforto 

          Você tem acesso ao seu banco na palma da sua mão, de qualquer lugar e a qualquer momento. Você só precisa ter o acesso à internet para fazer suas transações, sem filas e sem burocracia.

          Por esses motivos o mobile banking acabou se tornando essencial, tanto para as empresas, que investem cada vez mais nesse canal, quanto para os usuários, que encontram a comodidade que nem sempre as agências oferecem. 

          Com isso, o mobile pode crescer ainda mais nos próximos anos, graças à evolução de tecnologias voltadas a essa área, como o 5G, dispositivos móveis cada vez mais potentes e inteligência artificial.

          Agora que você já sabe as vantagens do mobile banking, verifique se seu banco disponibiliza tal funcionalidade e aproveite os benefícios!