Ver Planos

Mudar o Plano Vivo: veja como alterar o seu pacote de celular da operadora

Você pode pensar em mudar plano Vivo, o seu pacote de telefonia móvel da operadora, por muitos motivos. Às vezes, você tem um plano Pré-Pago e percebeu que um Controle atende melhor às suas necessidades. Ou você aumentou a família e quer colocar mais uma pessoa como dependente do seu plano já contratado. 

Qualquer que seja o motivo, é importante você saber que é possível alterar os seus Planos Vivo facilmente, e que existem quatro vias principais para isso: pelos telefones da Central de Atendimento da empresa, pela internet, pelo aplicativo de celular ou pelas lojas físicas da própria operadora. 

Vamos olhar mais de perto para cada uma dessas opções no texto abaixo: 

Foto: rawpixel.com / Pexels

Como mudar plano Vivo Celular

Muito bem, vamos começar pelo básico: se você busca atualizar ou alterar o seu pacote de celular atual, existem muitas maneiras, como foi citado anteriormente. Mas todas elas, claro, significam que você vai precisar entrar em contato com a operadora, de alguma maneira. 

Antes de fazer esse contato, porém, você precisa pesquisar os novos planos que a operadora oferece para saber qual melhor se encaixa ao seu momento atual. Você pode, inclusive, usar o nosso comparador de planos para ajudar nessa escolha. 

1. Pelo Aplicativo Meu Vivo

Se você é do tipo que gosta de rapidez e praticidade, pode usar o aplicativo de celular Meu Vivo para alterar o seu pacote de dados. Para acessar essa área específica no app, tanto para Android, quanto iOS, basta seguir os passos abaixo: 

  • Acesse o app Meu Vivo usando o número do titular da conta
  • Clique na aba “Serviços”, no canto superior direito;
  • Clique em “Troca de Planos”; 
  • Caso você ainda não tenha, faça um cadastro na Loja Vivo direto pelo aplicativo;
  • Escolha o plano;
  • Finalize a compra. 

2. Pelo site da Vivo

Mais ou menos como pelo aplicativo, o site da Vivo oferece todas as opções de planos que a operadora oferece. É como se você fizesse a contratação de um plano pela primeira vez: 

  • Acesse a página oficial da operadora;
  • Acesse a área “Móvel”;
  • Escolha o plano;
  • Clique em “Assine Já”; 
  • Insira os seus dados corretamente;
  • Pronto!

Durante essa transação, fique com o seu celular por perto, já que a operadora provavelmente vai mandar mensagens com números de segurança e de protocolos da compra. 

Ah, uma dica: analise com cuidado cada um dos pacotes oferecidos no site. Muitas vezes, planos Vivo Controle são mais acessíveis e oferecem, sob medida, o que você precisa para um mês de uso, saindo mais em conta do que um Pré-Pago. 

É possível mudar o plano Vivo Controle para Pré-Pago e vice versa, mas tudo depende do que você precisa e dos seus hábitos de consumo mensais, tanto de gigas de internet quanto de minutos em ligações ou envios de SMS.

Como mudar o plano Vivo por telefone? 

A boa notícia é que se você prefere fazer essa mudança de plano direto pelo telefone, também é possível: basta ligar para um dos números da Vivo. São eles: 

  • Disque direto de um telefone Vivo: *8486
  • Disque de qualquer telefone: 1058

A partir daí, basta seguir o menu eletrônico e escolher a opção equivalente. No caso de dúvidas, você pode pedir para falar com um atendente e solucionar as suas questões na hora, ainda mais se estiver em dúvida sobre as formas de pagamento e fidelização do plano. 

Mudar plano vivo em lojas físicas

Caso você prefira, ainda, falar diretamente com um atendente da operadora, pode ir até a loja Vivo mais próxima de você e fazer, pessoalmente, essa mudança. 

Quero mudar meu plano, pago multa de fidelidade? 

É comum os planos de celular serem atrelados a um período de fidelidade – normalmente, você precisa ficar 12 meses com a operada, no plano escolhido, antes de mudar. 

Aqui, vale a pena checar com a operadora, primeiro, se o seu plano atual conta com esse período de fidelização. Os pacotes Controle da Vivo não costumam ter fidelização, assim como os planos Vivo Pós-Pago, mas isso é apenas para os planos atuais que ela oferece.

Pode acontecer de você ainda utilizar um plano antigo que tenha essa fidelidade de 12 meses. As chances disso acontecer aumentam se você tiver comprado um aparelho pela operadora e dividido as parcelas na sua conta de telefone.  

A fidelização de um plano de telefonia celular acontece no momento da contratação e o cancelamento antes do período de vigência resulta em uma multa proporcional ao tempo restante. 

Por exemplo, se você contratou um plano com 12 meses de fidelização e cancelou aos 6 meses de uso, pagará uma multa referente aos outros 6 meses não utilizados. 

Isso significa que cancelar qualquer serviço, incluindo mudança de planos dentro da própria Vivo, pode acarretar no pagamento de uma multa proporcional. 

Informe-se primeiro nos canais de atendimento se o seu plano atual é fidelizado e se vale mesmo a pena mudar de plano e pagar a multa ou se é melhor esperar até o fim desse período. 

O que é Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quando você ouve alguém dizer “Contratei 15 mega de internet para minha casa” ou “Meu plano de celular oferece 5 giga”, por exemplo, sabe realmente…