Compare planos de celular

O que é MVNO? Saiba como funciona a operadora virtual de telefonia

Apesar de não ser novo e usado em muitos países da Europa, o MVNO, sigla em inglês para Operadora Móvel com Rede Virtual, ainda é pouco conhecido no Brasil.

No final do ano, algumas empresas lançaram chips que aproveitam essa rede e podem oferecer alguns atrativos para os usuários.

Ficou curioso? Saiba como a rede virtual funciona, quais operadoras usam esse tipo de rede e quais as vantagens para os clientes nos próximos tópicos.

MVNO: o que é?

Mobile Virtual Network Operator – MVNO é uma operadora móvel virtual que tem funcionamento idêntico ao das operadoras tradicionais, porém ela não possui uma rede ou frequência própria.

Para entregar os serviços aos clientes, a operadora virtual precisa fechar parceria com outra operadora e utilizar sua infraestrutura para disponibilizar serviços específicos.

Como funciona o MVNO?

As operadoras de MVNO começaram a chegar ao Brasil em 2011. Apesar do tempo, demoraram para se consolidar e ainda há quem desconheça ou desconfie desse modelo de negócios.

As operadoras virtuais usam as redes tradicionais para oferecer serviços com algum diferencial e atrair um público específico, com comunicação diferenciada. Assim, conseguem revender os serviços que as grandes empresas não querem ou não conseguem oferecer aos clientes.

As MVNOs podem operar das seguintes formas:

  • Com a revenda dos produtos: usam marca própria, mas a infraestrutura e operação é da operadora detentora da rede.
  • Com a oferta de serviços próprios, como aplicativos, que utilizam tanto da estrutura quanto da tarifação da operadora parceira;
  • Com o uso da rede terceira, mas responsável por todas as etapas do negócio, incluindo precificação e cobrança.

É importante ressaltar quem um bom MVNO:

  • Tem foco em um nicho que ainda não é atingida satisfatoriamente pelas grandes marcas;
  • Oferece valor único para um segmento específico;
  • Garante menor custo de aquisição do produto;
  • Amplia o acesso aos serviços.

Como o consumidor é beneficiado?

O consumidor tem muito a ganhar com os serviços prestados por um MVNO. Por ser focado em nichos segmentados, esse tipo de rede oferece serviços especiais para os clientes.

Dessa forma, o público ganha mais qualidade nos planos e mais opções para escolher e um serviço personalizado. O mercado fica mais competitivo e as operadoras buscam aprimoramento constante para reter o consumidor em sua marca.

Prefere uma operadora convencional? Compare as ofertas de planos de celular disponíveis na sua região e escolha o que melhor te atende!

MVNO no Brasil

Segundo dados da Teleco, em outubro de 2019 o Brasil contava com 876 mil celulares funcionando por meio de redes MVNO.

Algumas empresas que funcionam ou já tem autorização para operar por meio de redes virtuais no país são:

  • Datora;
  • Safra;
  • Surf Telecom;
  • America Net;
  • Ligue Telecom;
  • Porto Seguro;
  • Next Level;
  • Digaa;
  • Telecall.

Oportunidades de negócio

Por ser um serviço relativamente novo no Brasil, o MVNO pode representar uma oportunidade de negócio significativa para quem deseja empreender. Uma empresa pode atuar como operadora móvel de duas formas.

  1. Autorizada da Rede Virtual: Pessoa Jurídica autorizada pela Anatel a prestar Serviço Móvel Pessoal a partir do compartilhamento de rede de uma Prestadora de Origem.
  2. Credenciado: Pessoa Jurídica que se credencia com a Prestadora de Origem para representá-la na venda de serviços.

A exploração desses serviços é regulamentada pela Resolução nº 550, de novembro de 2010.

MVNO no mundo

Ainda de acordo com informações da Teleco, 80 países ao redor do mundo já contam com operadoras virtuais móveis.

A Alemanha é o país que mais utiliza as redes MVNO e há serviços que foram lançados há mais de 20 anos, como os celulares para jovens, ofertados em 1999 pela Virgin Mobile, em países como Austrália e Canadá.

Na América Latina o MVNO ainda está começando, mas já é bastante forte na Colômbia, no México e no Chile.

Exemplos de serviços MVNO

Se você ainda não entendeu muito bem como os serviços MVNO são entregues, reunimos alguns exemplos que explicam bem como as operadoras virtuais funcionam na prática.

Chip Mais AD

Em 2015, a Igreja Assembleia de Deus lançou o chip Mais AD. O serviço utilizava a rede da Vivo e era focado exclusivamente no público cristão, com aplicativos personalizados para esses clientes.

Além disso, um dos diferenciais é que parte do valor arrecadados com a venda de chips e utilização dos serviços era revertida para projetos sociais alinhados às políticas da Igreja.

Serviços M2M

Sabe quando você pede comida em casa e o entregador leva a maquininha de cartão até você? O dispositivo funciona a partir de uma rede MVNO.

Chamado de Machine To Machine – ou M2M – esse serviço usa a rede tradicional de telefonia, mas os planos e ativação de chips são feitos com operadoras virtuais.

Rastreamento de frotas

Outro campo com forte atuação MVNO é o rastreamento de veículos. Como as grandes operadoras estão mais interessadas em clientes diretos de telefonia, outras empresas precisam cobrir esse mercado.

Veículos de frotas recebem chips que ajudam a localizá-los geograficamente e contribuem para melhorar a gestão do tempo, aprimorando toda a logística do negócio.

Chips de times de futebol

Em 2019, alguns times de futebol decidiram entrar no mercado MVNO e lançaram chips de telefonia móvel para seus torcedores, alguns deles são:

  • Bahia;
  • Ceará;
  • Fortaleza;
  • Internacional;
  • Goiás;
  • Cruzeiro;
  • Vasco;
  • São Paulo;
  • Sport;
  • Corinthians.

A iniciativa é da empresa Dry, que faz parte da Surf Telecom – MVNO que utiliza a rede da TIM para prestar serviços de telecomunicação. A expectativa é que um total de 19 times consiga oferecer o serviço.

Os chips são pré-pagos, comercializados em sites específicos para cada time / MVNO, market places e lojas especializadas.

O diferencial aqui, é que o cliente consegue descontos ou prêmios especiais, como pacotes de dados ou experiências com o time.

O time também é beneficiado, já que parte dos lucros é revertido para ações voltadas para o melhor desempenho do clube, como compra de camisetas e aluguel de ônibus. Cada time possui um gerente da operadora Dry, que pensa nas melhores promoções para cada caso.

MVNO funciona no Brasil?

Apesar de ter chegado ao Brasil há quase 10 anos, as redes MVNO ainda são pouco utilizadas para oferecer serviços ao consumidor final. De maneira geral, as operadoras virtuais ainda estão muito focadas em serviços M2M.

Mas, aos poucos, essa realidade está sendo transformada e as operadoras estão buscando novos nichos de mercado para a oferta de serviços exclusivos.

Para o consumidor, o que muda é o fato de poder contar com mais opções de serviços para contratar e com soluções especiais, pensadas exclusivamente para seu perfil.

Por utilizar a infraestrutura de grandes operadoras, a qualidade é boa. Porém, vale a mesma regra para quem contrata serviços tradicionais de telefonia celular: pesquisar, comparar os planos e entender quais redes funcionam melhor na sua região.

Gostaria de conhecer quais operadoras estão disponíveis na sua região? Acesse o comparador do Melhor Plano e veja as ofertas!

Entendeu como funcionam os MVNO’s? Já usou o serviço? Conte para a gente nos comentários!