Chip não registrado na rede: confira passo a passo como resolver o problema!
Está recebendo a mensagem “chip não registrado na rede”? Saiba como resolver em menos de 5 minutos!
Continue a leitura e aprenda agora um passo a passo de cada forma possível de resolver o celular não registrado na rede e porque isso acontece. Vamos lá?
O que significa não registrado na rede?
Para funcionar perfeitamente, um celular precisa captar o sinal de uma torre ou antena localizadas nas proximidades de onde ele se encontra.
Por isso, o aparelho fica o tempo todo analisando os sinais ao seu redor e tentando sempre se registrar na rede que apresenta o sinal mais forte.
Mas em determinados locais ele pode não conseguir se conectar a uma rede ou pode ser até que não haja nenhuma disponível.
Isso acontece, por exemplo, quando o telefone tenta estabelecer uma conexão 4G onde só há redes 3G. É nesse momento que você recebe a mensagem de chip não registrado na rede.
Outra causa menos comum ocorre quando a sua operadora não consegue identificar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho, uma sequência de números que cada equipamento possui para identificação.
Esse problema pode estar relacionado a vários fatores:
- utilização de um firmware (instruções operacionais programadas no equipamento) ou sistema operacional desatualizados;
- questões técnicas envolvendo a prestadora do serviço de telefonia móvel;
- manutenção na rede ou simplesmente se o usuário estiver fora da rede de cobertura da operadora.
A causa também pode estar no próprio chip, caso ele tenha sofrido um processo de oxidação, esteja mal cortado ou mal encaixado no destinado a ele no celular.
Como consultar IMEI Anatel: passo a passo para verificar a situação do seu aparelho
Celular não registrado na rede: como resolver?
Existem várias formas de resolver o problema, desde as mais simples até outras um pouco mais complexas, e que podem ser testadas pelo próprio usuário.
A primeira tentativa é desligar e ligar o celular após alguns segundos, pois dependendo da situação isso pode ser suficiente para resolver a questão.
Se mesmo assim a falha na conexão a uma rede persistir, vale testar outras possibilidades. Para ajudar você a corrigir esse erro no seu celular, vamos mostrar um passo a passo de cada caminho possível.
1 – Número não registrado na rede
Uma das soluções para o número não registrado na rede é ativar o modo avião.
Para acionar o modo avião ou modo offline existem dois caminhos:
- Pressione o botão de “liga” e “desliga” do seu aparelho e toque no ícone do avião;
- Acesse no menu “Configurações” ou “Aplicações” e depois “Configurar”. Deixe o celular dessa forma por alguns segundos e depois tente fazer uma ligação.
Você será informado que está no modo avião e poderá voltar para o online tocando em “OK”. Se depois disso a chamada for realizada significa que o problema foi resolvido.
Seu celular está sempre mostrando a mensagem de não registrado na rede? Talvez seja problemas em sua operadora! Compare planos de outras operadoras e resolva seu problema:
2 – Retirar o chip do aparelho
Depois que o seu aparelho estiver completamente desligado, remova o chip e veja se ele está em perfeitas condições ou se há alguma sujeira no espaço onde ele é encaixado.
- Se necessário, limpe com cuidado a parte dourada e insira o chip novamente.
- Ligue o telefone e tente fazer uma chamada. Se conseguir é porque o seu celular já está registrado em uma rede.
Caso o chip esteja danificado, o melhor é adquirir logo um novo e tentar transferir seus dados para ele.
Se seu chip for novo e você não tenha utilizado ele ainda pode ser que ele ainda não tenha sido cadastrado na operadora. Saiba como cadastrar seu chip em qualquer operadora.
3- Ativar o serviço de roaming
Esse também é um caminho simples e que pode dar certo. Isso porque quando você ativa os dados roaming o seu celular passa a poder se conectar com algumas redes de outras operadoras.
Porém, é muito importante se informar antes se essa ação pode gerar algum tipo de custo adicional no seu plano. Veja o passo a passo para acionar o serviço de roaming:
- Vá até o menu “Aplicações” e “Configurar” ou toque direto em “Configurações”;
- Em seguida selecione a opção “Mais”;
- Depois vá em “Redes Móveis ou Redes celulares”;
- E por fim ative a opção “Dados roaming” ou “Roaming de dados”.
4 – Atualizar o sistema operacional do aparelho
Aqui tudo o que você precisa fazer é instalar todas as atualizações necessárias no aparelho para que sejam feitas as devidas correções no sistema.
Antes de atualizar o software, certifique-se de que o seu celular está totalmente carregado, já que o processo pode ser bem demorado e se o telefone descarregar no meio ele não será concluído.
Feito isso, é só seguir este caminho:
- “Aplicações”
- “Configurar” ou “Configurações”
- “Sobre o dispositivo”
- “Atualização de Software”
- “Atualizar”.
Aguarde a conclusão da atualização e depois que o smartphone for reiniciado automaticamente, verifique se o problema está resolvido.
Leia também: Planos de celular para economizar mais em 2018
5 – Escolher uma rede manualmente
Pode ser que o seu celular não esteja se conectando à rede correta e, por isso, ocorre o erro de registro. Você pode verificar se é isso que está acontecendo e selecionar a rede certa de forma manual.
Basta seguir este passo a passo:
- Abra o menu “Configurações” ou acesse por meio de “Aplicações” e “Configurar”;
- Toque em “Mais configurações”, depois selecione “Configurações sem fio e redes” e “Redes móveis” ou “Redes celulares”;
- Depois vá até “Operadoras de rede”.
A partir daí, o telefone faz o trabalho sozinho. Ele vai pesquisar brevemente as redes disponíveis nas suas proximidades e ao finalizar vai apresentar as opções para você escolher a rede da sua operadora.
Nesse mesmo caminho também há a opção da seleção automática de rede, que é o procedimento mais adequado, pois é assim que o dispositivo tenta encontrar a conexão com o melhor sinal ao seu redor.
Por isso, só recorra à seleção manual se as outras tentativas de registrar o aparelho na rede não forem bem sucedidas.
6 – Restaurar configurações de fábrica
Um último recurso, um pouco mais radical, é resetar o telefone, restaurando os padrões de fabricação. Radical porque qualquer mudança ou arquivos instalados serão deletados do aparelho.
Por isso, é imprescindível fazer uma cópia de segurança (ou backup) de todos os arquivos (contatos, músicas, fotos, vídeos, entre outros) armazenados no aparelho, pois uma vez feita a restauração eles serão perdidos.
Para fazer um backup no celular:
- Acesse o menu “Configurações”;
- Toque em “Fazer backup e redefinir”;
- Comece a resetar o dispositivo.
É importante lembrar que esse processo pode variar de acordo com o modelo do smartphone; vale pesquisar antes como fazer isso no seu aparelho.
No geral, depois de acessar “Fazer backup e redefinir” é só tocar em “Restaurar dados de fábrica” e em seguida em “Restaurar telefone”. Aí é só aguardar até que a ação seja concluída.
Após ser restaurado o padrão de fábrica, você salvar novamente seus arquivos na memória do aparelho.
Chip não registrado na rede ou o problema é sua operadora?
Como já dissemos, a mensagem de celular não registrado na rede pode estar relacionada também a problemas de cobertura da sua operadora
Portanto, se isso passar a ocorrer com certa frequência e todos os passo a passo que apresentamos aqui não resolverem a questão, talvez a única solução seja trocar a sua prestadora de serviço de telefonia móvel.
Procure a empresa que oferece a melhor cobertura na sua região. Hoje é muito fácil solicitar a portabilidade para outra operadora e continuar a utilizar o mesmo número.
Se o problema persistir e a falha for no sinal da sua operadora e você precisar mudar, compare os preços e condições dos planos ofertados e escolha o melhor para você.
O que fazer para evitar?
Vale a pena fazer uma busca sobre a qualidade do sinal das operadoras antes de contratar. A Anatel, por exemplo, realiza anualmente pesquisa sobre a satisfação dos clientes brasileiros.
No nosso site você também encontra uma pesquisa sobre a qualidade das operadoras no seu estado.
Outra dica é conferir no site da OpenSignal a cobertura da operadora. Apesar de ser todo em inglês, o site é bem fácil de usar e você pode conferir o sinal das principais operadoras em qualquer região.
Não está satisfeito com a qualidade da sua operadora? Aproveite e compare agora as ofertas disponíveis na sua região.
Conseguiu resolver seu problema com o chip não registrado na rede? Deixe um comentário nos contando!
Leia também: