Chip não registrado na rede: confira passo a passo para resolver o problema!

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

Alguns usuários de celular costumam se deparar frequentemente com a seguinte mensagem na tela do aparelho: chip não registrado na rede.

Aí, não é possível fazer chamadas, enviar mensagens nem acessar a internet, mesmo estando com as contas em dia.

Se esse for o seu caso, saiba que é possível corrigir esse problema você mesmo! Continue a leitura e aprenda agora um passo a passo de cada forma possível de resolver o chip não registrado na rede e porque isso acontece. Vamos lá?

Mas se o seu problema for só a internet do celular, confere antes esse conteúdo sobre rede móvel indisponível.

Melhor Plano

Como corrigir o chip não registrado na rede?

Existem várias formas de resolver o problema, desde as mais simples até outras um pouco mais complexas, e que podem ser testadas pelo próprio usuário. A primeira tentativa é desligar e ligar o celular após alguns segundos, pois dependendo da situação isso pode ser suficiente para resolver a questão.

não registrado na rede

Se mesmo assim a falha na conexão a uma rede persistir, vale testar outras possibilidades. Para ajudar você a corrigir esse erro no seu celular, vamos mostrar um passo a passo de cada caminho possível.

1 – Selecionando o movo avião

Para acionar o modo avião ou modo offline, como também é chamado, pressione o botão de “liga” e “desliga” do seu aparelho e toque no ícone do avião. Também é possível encontrar essa opção no menu “Configurações” ou em “Aplicações” e “Configurar”. Deixe o celular dessa forma por alguns segundos e depois tente fazer uma ligação.

Você será informado que está no modo avião e poderá voltar para o online tocando em “OK”. Se depois disso a chamada for realizada significa que o problema foi resolvido.

2 – Retirando o chip do aparelho

Melhor Plano

Depois que o seu aparelho estiver completamente desligado, remova o chip e veja se ele está em perfeitas condições ou se há alguma sujeira no espaço onde ele é encaixado. Se necessário, limpe com cuidado a parte dourada e insira o chip novamente. Ligue o telefone e tente fazer uma chamada. Se conseguir é porque o seu celular já está registrado em uma rede.

Caso o chip esteja danificado, o melhor é adquirir logo um novo e tentar transferir para ele a linha e os dados.

Se seu chip for novo e não tenha utilizado ele ainda pode ser que você ainda não tenha cadastrado o serviço na operadora.  Saiba como cadastrar seu chip em qualquer operadora.

3- Ativando o serviço de roaming

Esse também é um caminho simples e que pode dar certo. Isso porque quando você ativa os dados roaming o seu celular passa a poder se conectar com algumas redes de outras operadoras.

Porém, é muito importante se informar antes se essa ação pode gerar algum tipo de custo adicional no seu plano. Veja o passo a passo para acionar o serviço de roaming:

  1. vá até o menu “Aplicações” e “Configurar” ou toque direto em “Configurações”;
  2. em seguida selecione a opção “Mais”;
  3. depois vá em”Redes Móveis ou Redes celulares”;
  4. e por fim ative a opção “Dados roaming” ou “Roaming de dados”.

4 – Atualizando o sistema operacional do aparelho

Aqui tudo o que você precisa fazer é instalar todas as atualizações necessárias no aparelho para que sejam feitas as devidas correções no sistema. Antes de atualizar o software, certifique-se de que o seu celular está totalmente carregado, já que o processo pode ser bem demorado e se o telefone descarregar no meio ele não será concluído.

Feito isso, é só seguir este caminho: “Aplicações” e “Configurar” ou “Configurações” > “Sobre o dispositivo” > “Atualização de Software” > “Atualizar”. Aguarde a conclusão da atualização e depois que o smartphone for reiniciado automaticamente, verifique se o problema está resolvido.

Leia também: Planos de celular para economizar mais em 2018

5 – Escolhendo uma rede manualmente

não registrado na rede

Pode ser que o seu celular não esteja se conetando à rede correta e, por isso, ocorre o erro de registro. Você pode verificar se é isso que está acontecendo e selecionar a rede certa de forma manual. Basta seguir este passo a passo:

  1. abra o menu “Configurações” ou acesse por meio de “Aplicações” e “Configurar”;
  2. toque em “Mais configurações”, depois selecione “Configurações sem fio e redes” e “Redes móveis” ou “Redes celulares”;
  3. depois vá até “Operadoras de rede”.

A partir daí, o telefone faz o trabalho sozinho. Ele vai pesquisar brevemente as redes disponíveis nas suas proximidades e ao finalizar vai apresentar as opções para você escolher a rede da sua operadora.

Nesse mesmo caminho também há a opção da seleção automática de rede, que é o procedimento mais adequado, pois é assim que o dispositivo tenta encontrar a conexão com o melhor sinal ao seu redor. Por isso, só recorra à seleção manual se as outras tentativas de registrar o aparelho na rede não forem bem sucedidas.

6 – Restaurando configurações de fábrica

Um último recurso,um pouco mais radical, é resetar o telefone, restaurando os padrões de fabricação. Radical porque qualquer mudança ou arquivos instalados serão deletados do aparelho.

Por isso, é imprescindível fazer uma cópia de segurança (ou backup) de todos os arquivos (contatos, músicas, fotos, vídeos, entre outros) armazenados no aparelho, pois uma vez feita a restauração eles serão perdidos.

Para fazer um backup no celular acesse o menu “Configurações” e depois toque em “Fazer backup e redefinir”. Em seguida, comece a resetar o dispositivo. É importante lembrar que esse processo pode variar de acordo com o modelo do smartphone; vale pesquisar antes como fazer isso no seu aparelho.

No geral, depois de acessar “Fazer backup e redefinir” é só tocar em “Restaurar dados de fábrica” e em seguida em “Restaurar telefone”. Aí é só aguardar até que a ação seja concluída. Após ser restaurado o padrão de fábrica, você salvar novamente seus arquivos na memória do aparelho.

O que significa um chip não registrado na rede?

Para funcionar perfeitamente, um celular precisa captar o sinal de uma torre ou antena localizadas nas proximidades de onde ele se encontra. Por isso, sempre que você se desloca dentro da cidade ou para outros municípios, o aparelho fica o tempo todo analisando os sinais ao seu redor e tentando sempre se registrar na rede que apresenta o sinal mais forte.

Mas em determinados locais ele pode não conseguir se conectar a uma rede ou pode ser até que não haja nenhuma disponível. Isso acontece, por exemplo, quando o telefone tenta estabelecer uma conexão 4G onde só há redes 3G. É nesse momento que você recebe a mensagem de chip não registrado na rede.

não registrado na rede

Outra causa menos comum ocorre quando a sua operadora não consegue identificar o IMEI (International Mobile Equipment Identity) do aparelho, uma sequência de números que cada equipamento possui para identificação.

Esse problema pode estar relacionado a vários fatores:

  • utilização de um firmware (instruções operacionais programadas no equipamento) ou sistema operacional desatualizados;
  • questões técnicas envolvendo a prestadora do serviço de telefonia móvel;
  • manutenção na rede ou simplesmente se o usuário estiver fora da rede de cobertura da operadora.

A causa também pode estar no próprio chip, caso ele tenha sofrido um processo de oxidação, esteja mal cortado ou mal encaixado no destinado a ele no celular.

O que fazer para evitar?

Vale a pena fazer uma busca sobre a qualidade do sinal das operadoras antes de contratar. Uma das melhores fontes de informação é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão que realiza anualmente pesquisa sobre a satisfação dos clientes brasileiros.

No nosso site você também pode encontrar uma pesquisa completa sobre a qualidade das operadoras no seu estado. Dá para saber a qualidade de sinal, velocidade de internet e até a satisfação dos usuários.

Outra dica é  conferir no site da OpenSignal a cobertura da operadora. Apesar de ser todo em inglês, o site é bem fácil de usar e você pode conferir o sinal das principais operadoras em qualquer região.

Será que o problema é a sua operadora?

Como já dissemos, a mensagem não registrado na rede pode estar relacionada também a problemas de cobertura da sua operadora. Portanto, se isso passar a ocorrer com certa frequência e todos os passo a passo que apresentamos aqui não resolverem a questão, talvez a única solução seja trocar a sua prestadora de serviço de telefonia móvel.

Procure a empresa que oferece a melhor cobertura na sua região e lembre-se sempre de comparar os preços e condições dos planos ofertados antes de contratar. Hoje, é muito fácil solicitar a portabilidade para outra operadora e continuar a utilizar o mesmo número.

Conseguiu resolver seu problema com o chip não registrado na rede? Acompanhe nosso blog e confira nosso site para encontrar ofertas melhores com operadoras que tenham um sinal melhor na sua região.

Chip não registrado na rede: confira passo a passo para resolver o problema!
5 (100%) 1 vote

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

2 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…