Net fatura: entenda de uma vez por todas sua conta

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

Com tantas contas para pagar, muitas vezes não temos tempo ou nem mesmo paciência para ler e compreender as faturas referentes aos produtos que compramos e aos serviços que contratamos. Porém, adotar esse hábito é muito importante para saber exatamente o que está sendo cobrado de você e, assim, conseguir economizar mais.

Pensando nessa dificuldade, montamos esse post com tudo o que você precisa saber sobre sua Net fatura. Aqui você vai encontrar:

  • Quais as informações e detalhes da sua fatura
  • Como acessar a segunda via de conta
  • Como funciona a fatura online da Net
  • Minha Net

net fatura

Melhor Plano

Como emitir a segunda via da Net conta

Apesar de estarmos vivendo em uma era digital, a maioria das contas ainda chegam por correio em forma de boleto.

Porém, se a sua conta da Net não chegar a tempo, se você perder a fatura ou tiver qualquer outro problema, é possível ter acesso à chamada fatura simplificada, que permite gerar uma 2ª via no site da operadora. Para isso, você precisará apenas do CPF, ou CNPJ no caso de pacotes empresariais, do titular do plano.

Além disso, é possível adquirir a sua conta por outros dois serviços: por e-mail, com a fatura digital, ou acessando a plataforma do cliente, Minha NET.

Fatura digital

Se você já está cansado de ficar acumulando em casa aquele tanto de papel de contas a pagar, a solução é autorizar o recebimento da sua Net conta por e-mail. Dessa forma, é possível acessar a fatura quando e onde quiser.

Conheça as principais vantagens de optar pela fatura digital, que poderá facilitar o seu dia a dia.

  • Agilidade: o envio da conta por e-mail é muito mais rápido;
  • Praticidade: você pode visualizar o documento no computador, tablet ou smartphone a qualquer momento;
  • Segurança: a sua fatura fica protegida com a senha do seu e-mail;
  • Comodidade: você não precisa mais se preocupar com eventuais atrasos na entrega da fatura no seu endereço;
  • Responsabilidade ambiental: com a redução do consumo de papel você ainda contribui para a preservação do meio ambiente;
  • Gratuidade: o usuário não paga nada a mais para receber sua conta da Net por e-mail.

O cliente do combo (TV por assinatura + Net Fone + Net Virtua) que além de solicitar o recebimento da fatura digital ainda optar pela forma de pagamento automático, via débito em conta corrente, terá um desconto de R$ 10,00 na sua mensalidade.

Melhor Plano

Os usuários de serviços individuais ou de outros pacotes devem consultar o desconto mensal válido no portal da Net ou pela Central de Relacionamento da operadora no número 10621 (ligação gratuita).

Para solicitar a fatura digital e o pagamento em débito automática, faça login com seus dados de cadastro no site da Net e siga o passo a passo.

Fatura na Minha Net

Net fatura

Outra forma de ter acesso à sua fatura online é por meio da Minha Net, uma área do site exclusiva para o cliente Net. Nessa plataforma você consegue:

  • visualizar sua conta digital;
  • solicitar emissão de segunda via;
  • fazer o pagamento mensal;
  • outros serviços que envolvam o plano contratado.

O cliente pode acessar a Minha Net no computador dentro do portal da operadora ou baixando o aplicativo em um dispositivo móvel.

O acesso é feito através de um login e uma senha que o usuário recebe ao se cadastrar na Net. Se você ainda não tiver esse cadastro, basta criar a sua conta com seu CPF ou CNPJ.

Se você possuir serviços em seu combo que sejam da Claro, também é possível ter acesso à sua fatura pelo Minha Claro.

Entenda sua Net fatura

A Net oferece planos de telefonia fixa, TV por assinatura e internet banda larga separadamente ou em formato de combos, que reúnem os três serviços em um único pacote. Por isso, dependendo do que você contratou, as faturas podem ter algumas diferenças, mas no geral elas seguem um mesmo padrão.

Veja um modelo de conta de combo abaixo em que cada um dos itens mais relevantes do documento está numerado de 1 a 11 e compare com a Net fatura que você tem em casa. Vamos explicar, passo a passo, o que significa cada parte.

Net fatura1. Código Net

É uma espécie de número de identificação que deve ser informado sempre que o for atendido pela operadora, seja para resolver um problema técnico, tirar uma dúvida, cancelar um pacote, entre outros serviços.

O código Net serve para que o atendente localize mais rapidamente seu contrato ou acesse um cadastro, por exemplo.

2. Vencimento da conta

Data limite para pagamento da fatura. Caso o valor seja pago após o dia de vencimento serão cobrados também encargos contratuais e o atraso pode levar até à suspensão do sinal.

3. Total a pagar

Valor final a ser pago por mês, que é referente aos serviços oferecidos pela Net no último período apurado.

4. Forma de pagamento

Aqui aparece a opção que o usuário escolheu para fazer o pagamento da fatura.

5. Importante

Este campo traz informações importantes sobre o seu contrato com a operadora.

6. Minha Net

Relação dos serviços Net contratados. 

7. Resumo da fatura

Quando a conta é referente à contratação de mais de um serviço, neste campo você pode ver o valor total de cada um dos itens.

8. Demonstrativo financeiro

Neste espaço você pode ver com mais detalhes a discriminação dos produtos e serviços e o mês de referência da sua conta.

9. Código para débito automático

Aqui a Net fornece um código para que o cliente possa se cadastrar e escolher a opção de pagamento da sua fatura no débito automático.

10. Mês de referência

Corresponde ao período de cobrança dos serviços prestados.

11. Código de barras

É o código para pagamento tanto nos caixas eletrônicos das agências bancárias ou pelo internet banking do seu banco.

E fique atento: quando as informações da sua fatura ultrapassarem o limite de espaço dessa página apresentada acima, elas serão encaminhadas em folhas avulsas no mesmo envelope.

Primeira fatura

Quando você contrata os serviços Net, a cobrança da primeira mensalidade é feita de forma proporcional aos dias que você utilizou o serviço,o que é chamado pela operadora de pro-rata. Isso significa que o valor cobrado nessa conta pode ser menor ou maior do que a mensalidade do pacote que você adquiriu.

Veja os fatores que determinam o valor dessa primeira fatura:

  • data de vencimento da conta que você escolheu no momento da contratação do plano;
  • data de instalação do serviço;
  • data de fechamento da fatura na NET.

A cobrança de um valor diferente do valor do pacote mensal que contratado pelo usuário também ocorre cada vez que você solicitar uma alteração no seu serviço ou combo.

A partir daí, a conta será sempre referente aos meses inteiros com total a pagar de acordo com preço estabelecido na hora que você contratou um ou mais serviços Net.

Agora, se a sua conta possui valores muito diferentes todo mês, vale à pena fazer uma reclamação na Anatel ou até trocar de plano. Na nossa plataforma você consegue comparar pacotes de banda larga, tv por assinatura, telefone fixo, combos e celular. Todas as ofertas são atualizadas e disponíveis para a sua cidade.

net fatura

Cobrança do telefone fixo

Quando você contrata o serviço de telefonia fixa (separadamente ou em um combo), o valor mensal divulgado pela Net é referente a uma franquia de minutos. Caso as suas ligações  excedam o valor dessa franquia, serão cobrados os valores extras.

Portanto, dependendo de quanto você utilizar seu telefone fixo, sua Net fatura também chegará com um preço final diferente daquele  firmado em contrato. A dica então é acessar o site da Net antes de fechar um plano com a operadora para consultar as tabelas de tarifas de cada plano e não ser surpreendido na hora de pagar sua conta.

Uma dica é pesquisar os planos de telefone fixo de outras operadoras. Algumas oferecem ligações ilimitadas para qualquer operadora do país, o que ajuda a evitar cobranças excessivas na conta.

 

Ficou mais fácil entender a Net fatura do seu combo ou plano de TV por assinatura, banda larga ou telefone fixo? Aproveite e assine nossa newsletter abaixo e fique sabendo de ofertas mais econômicas e outras novidades das operadoras!

Net fatura: entenda de uma vez por todas sua conta
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

9 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…