Ver Planos da Net

A NET tem fibra ótica? Entenda como funciona a banda larga da operadora!

Recentemente,  a Claro NET recebeu uma notificação judicial  que obriga a operadora a explicar  com clareza como funciona seu serviço de internet banda larga.  

A liminar foi obtida por meio de uma ação civil do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios). Segundo a  investigação, a NET veiculava uma propaganda enganosa, ao omitir informações importantes sobre os planos NET internet.

O juiz Julio Roberto dos Reis entendeu que as publicidades são incompletas, omitindo dados essenciais e que transmitem a ideia de que a conexão é feita inteiramente com cabos de fibra ótica, o que não é verdade.

Caso a operadora não cumpra com o que foi definido uma multa de até R$35 milhões pode ser cobrada.

Mas afinal, existe NET Fibra? Como funciona a internet banda larga da Claro NET? É o que você vai descobrir agora!

Existe internet Claro NET possui fibra ótica?

Sim, a operadora possui um serviço de fibra óptica que chega dentro da residência do cliente. No entanto, ele ainda é recente e possui uma cobertura bem menor do que a conexão através de cabos coaxiais.

Portanto, antes de contratar um serviço de internet fibra ótica da Claro NET, verifique a disponibilidade em sua residência.

No site da operadora, você pode pesquisar a cobertura de seus serviços. Basta acessar e preencher o seu CEP.

Também é possível entrar em contato com a operadora por telefone para se informar sobre a internet banda larga Claro NET. 

Confira os números disponíveis:

  • 0800 725 4114;
  • 3003-3448.

Quer saber qual o melhor plano de internet banda larga para a sua casa? Compare agora os pacotes Claro NET Internet Vírtua com outras operadoras e economize:

Claro NET Fibra: como funciona?

De acordo com algumas propagandas da operadora , a internet instalada na casa dos clientes é feita inteiramente com cabos  de fibra óptica, tecnologia avançada que garante mais velocidade e estabilidade de conexão. 

 Porém, a transmissão do sinal da NET é feita com dois tipos de cabos de estruturas diferentes.

Na maioria das cidades em que a Claro NET oferece os serviços de internet banda larga, a tecnologia usada na conexão que chega até as casas é conhecida como HFC

 Trata-se de uma rede híbrida que leva o cabo de fibra óptica apenas até o poste mais próximo da residência do cliente. Já  do poste até a casa do usuário, é utilizado um cabo coaxial.

A grande diferença entre os dois é que o cabo coaxial utiliza uma tecnologia menos avançada, o que pode trazer menos desempenho na velocidade da  sua conexão ou até acarretar em quedas na internet.

O que é fibra ótica?

A fibra óptica é uma tecnologia utilizada para transmissão de dados de forma mais rápida através da refração da luz.

Os dados transmitidos pela da fibra ótica são transformados em luz, o que consequentemente faz com que a velocidade seja  muito mais rápida.

O cabo de fibra óptica é construído por pequenos espelhos que são colocados em toda sua extensão, fazendo com que a luz viaje refletindo entre eles até chegar ao seu destino. 

Ele também possui  um isolante elétrico (geralmente plástico), que ajuda a evitar interferências e ruídos externos.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a tecnologia utilizada nos planos Claro NET Fibra? Deixe sua opinião nos comentários!

Conteúdo Relacionado:  Oi Internet: Conheça os planos de internet da Oi