Compare planos de celular

Nextel é a melhor operadora de celular na pesquisa nacional da Anatel em 2019

A Nextel se destacou nas principais categorias da pesquisa de satisfação e qualidade realizada anualmente pela Anatel. A operadora, conquistou as melhores médias entre os usuários do pré e pós-pago a nível nacional

Em março de 2019, a Anatel divulgou mais uma edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018, que coleta opiniões de usuários sobre a banda larga, TV por assinatura e telefonia móvel e fixa.

O levantamento avalia as operadoras em diversos critérios como satisfação, funcionamento, atendimento, cobrança, entre outros. Ao final, os resultados mostram um ranking nacional e outro estadual.

Na pesquisa divulgada este ano, a Nextel foi a melhor operadora de celular em nível nacional nas modalidades pré e pós-pago*. 

Melhor operadora de planos pós-pago

No  pós-pago, a Nextel teve a segunda melhor média em satisfação, com 7,71 pontos, ficando atrás apenas da Porto Seguro Conecta, que anunciou o fim das suas atividades em telefonia no início de outubro de 2018. Como a pesquisa coleta os dados ao longo de 2018, a Porto Conecta ainda foi considerada. Mas é possível afirmar que, tecnicamente, a Nextel é a melhor operadora ainda atuante no mercado em pós-pago.

Além da satisfação geral, ela obteve as melhores notas nos principais quesitos avaliados pela Anatel a nível nacional, como:

  •  Melhor Funcionamento;
  • Disponibilidade de Internet 3G/ 4G;
  •  Capacidade de Manter a Conexão de Internet 3G/ 4G Sem Queda;
  •  Velocidade de Navegação;
  •  Cobrança dos Valores na Conta de Acordo com o Contratado;
  • Clareza das Informações na Conta.

A Nextel só foi pesquisada em dois estados: Rio de Janeiro e São Paulo, que são as regiões onde ela possui maior cobertura. Porém, na modalidade do pós-pago ela não foi a melhor em nenhum estado. Em ambos os estados, ela ficou em 3º lugar no ranking de satisfação.

Conteúdo Relacionado:  Fusão entre Nextel e Claro: Como a compra da Nextel pela Claro impacta consumidores brasileiros

Se você ficou interessado, pode conferir os planos controle e pós-pago da Nextel aqui.

Vale destacar que, por ter sido pesquisada em poucos estados, a tendência da Nextel de obter uma boa média, é maior do que das concorrentes que possuem maior cobertura. Por isso, vale dar destaque à Claro e a Vivo, que foram as melhores operadoras do pós-pago em 17 e 16 estados, respectivamente.

Melhor operadora de planos pré-pago

No pré-pago, modalidade na qual a operadora foi avaliada pela primeira vez, o Nextel Happy obteve a melhor pontuação no ranking geral (8,01). Ele também foi o melhor nos dois estados em que foi pesquisado: Rio de Janeiro e São Paulo.

A Nextel também se destacou em outros critérios, como:

  • Facilidade de Entendimento dos Planos e Serviços Contratados;
  • Operadora que Cumpre o que Promete e Divulga em sua Publicidade;
  • Conseguir Fazer e Receber Ligações,
  • Disponibilidade da Internet 3G/4G;
  • Velocidade de Navegação;
  • Cobrança dos Valores na Recarga de Acordo com o Utilizado;
  • Atendimento via Internet, entre outros.

Porém, também vale destacar o desempenho da Claro, que foi a melhor em 16 dos 27 estados em que foi avaliada.

A Nextel melhorou sua qualidade?

No ano anterior, a Nextel ficou em 5º lugar do pós-pago entre 7 operadoras pesquisadas pela Anatel. A operadora havia apresentado média de 7.0 pontos e ficou empatada com Claro e Algar. De lá para cá, a operadora cresceu quase 1 ponto na avaliação e ultrapassou as concorrentes no ranking.

Para Roberto Rittes, CEO da Nextel, os resultados obtidos na pesquisa da Anatel refletem os esforços de melhoria implementados pela operadora. “Especialmente de dois anos para cá, a Nextel tem investido substancialmente na qualidade do serviço e na satisfação dos clientes, o que tem resultado na melhoria expressiva dos nossos indicadores”, destaca Rittes. 

Além de conseguir a maior redução do setor no número de reclamações registradas na Anatel e nos Proconsa Nextel possui a melhor avaliação no portal Reclame Aqui e foi eleita pelo 4º ano consecutivo a “Melhor Operadora de Telefonia Móvel do País” na pesquisa Estadão Melhores Serviços.

Porém, a desvantagem da operadora continua sendo a cobertura. A Nextel ainda atua em poucas regiões, com maior atendimento nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Conteúdo Relacionado:  Os 10 melhores planos pré-pago de 2018

E aí, você concorda com o resultado da pesquisa? Se está em dúvida, vale a pena comparar os planos da Nextel com outras operadoras na sua região!