Ver Planos

Nextel sem sinal? Veja o que fazer para voltar a funcionar

Problema com a Nextel sem sinal? Se você tem um plano da Nextel e não consegue usar o celular, seja porque o aparelho não reconhece o chip, há falhas constantes ou a rede cai toda hora, veja aqui como descobrir o problema e resolvê-lo!

É normal o celular ficar sem sinal em alguns pontos geográficos, especialmente quando estamos viajando para outra cidade e ficamos um longo tempo na estrada. Mas se esse não é o seu caso ou o problema tem acontecido mais vezes, pode ser uma falha da própria operadora ou até mesmo do seu celular!

Abaixo você vai aprender como identificar se a operadora realmente está sem sinal, se o problema está no seu aparelho ou no chip e como fazer seu celular Nextel voltar a funcionar.

Como saber se a Nextel está fora do ar?

 

Nem sempre Nextel sem sinal significa que a operadora está entregando um serviço de baixa qualidade. Quando há falhas técnicas, a empresa pode precisar de suspender a rede para fazer ajustes e melhorar a qualidade do sinal.

Quando a operadora suspende essa rede, é comum que o cliente seja notificado que ficará sem sinal pelas próximas horas. Se esse não é o caso, você pode verificar se a Nextel está fora do ar de algumas maneiras:

1. Acompanhe as redes sociais da Nextel para verificar o funcionamento da rede

Quando não é a própria operadora que divulga informações, você pode ver se outros usuários estão reclamando sobre o sinal na sua região.

2. Entre em contato pelos canais de atendimento da operadora

Se a Nextel estiver sem sinal por muito tempo ou com problemas frequentes, fale com o atendimento da empresa para identificar os motivos da falha. Atualmente, é possível contatar a operadora das seguintes maneiras:

  • Ligue para 1050, do seu aparelho Nextel, para falar na central de atendimento;
  • Ligue para (11) 4004 6611, se estiver fazendo a chamada a partir de um telefone de outra operadora;
  • Ligue para *611 para tirar dúvidas com um especialista;
  • Mande uma mensagem por WhatsApp no número (11) 94774 1050;
  • Use o atendimento online da plataforma Meu Nextel.
Conteúdo Relacionado:  Saiba tudo sobre o Nextel Modem 3G: como usar, quais os planos de internet e mais!

Não conseguiu falar com a operadora? Confira outros telefones da Nextel.

Está tendo muitos problemas com o sinal da Nextel? Compare planos de celular na sua região e troque de operadora!

3. Verifique se está na área de cobertura da Nextel

A Nextel tem uma rede de cobertura relativamente menor, quando comparada a outras operadoras de telefonia do Brasil. Portanto, antes de investir em uma linha, verifique se a área coberta pela Nextel está alinhada às suas expectativas.

A empresa funciona em algumas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Então é bom conferir como está a rede na sua localidade.

Você pode pesquisar o mapa de cobertura 4G, 3G+, 3G e de roaming nacional.

4. Acesse o Downtector para identificar falhas no sinal

Você também pode acessar o Downdetector. A página usa a sua própria localização para detectar se há ou não falhas no sinal da Nextel (e de qualquer outra operadora). Outro detalhe que pode te ajudar, inclusive no momento da contratação, é o mapa que mostra as principais áreas com problemas de sinal em todo o país.

O site ainda avalia o funcionamento de outros aplicativos, como os de transporte compartilhado e bancos digitais.

5. Verifique se o problema está no chip

Algumas vezes os problemas de sinal de celular podem estar relacionados ao “SIM não aprovisionado”, que é quando o seu aparelho não reconhece o chip.

Nesses casos, o problema pode estar no encaixe do chip no aparelho ou algum dano no SIM.

Por isso:

  1. Desligue o aparelho;
  2. Retire o chip e verifique se não há arranhões;
  3. Tente colocar o chip no aparelho novamente e reiniciar o celular.

Se o sinal não voltar, existe a chance de seu chip estar arranhado ou estragado. Para trocar, vá a uma loja da operadora ou entre em contato por telefone.

Conteúdo Relacionado:  Como descobrir meu número Nextel - Passo a Passo

O que fazer quando a Nextel está fora do ar?

Quando o problema é de instabilidade, infelizmente o usuário precisa aguardar até que a operadora resolva a falha técnica na região. Nesse caso não há o que fazer além de esperar.

Se o problema é frequente, entre em contato com os canais de atendimento da operadora, já informados anteriormente, para formalizar uma reclamação.

Persistindo o problema de Nextel sem sinal, acione a ouvidoria, via WhatsApp, pelo número (11) 94774 1050. É necessário ter em mãos o número de protocolo de contatos anteriores à Central de Atendimento da empresa.

Acione a Anatel

Se a Nextel não resolveu seu problema de sinal, faça uma reclamação formal na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sempre com o número de protocolo em mãos.

Você pode usar o Suporte do Atendimento aos Usuários, que funciona online; pela Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 ou no 1332, para deficientes auditivos; no aplicativo da Anatel; ou em uma das Salas do Cidadão perto do seu endereço.

O retorno é feito em até cinco dias úteis.

Mude de operadora

Por fim, se a Nextel fica sem sinal constantemente, considere trocar de operadora.

Quando o serviço oferecido na sua região não é de qualidade, não adianta insistir. Isso só trará transtornos e recepções.

Vale ressaltar cinco casos em que o consumidor pode solicitar o cancelamento da linha sem precisar pagar multa por quebra de contato e se livrar da dor de cabeça sem burocracia.

  • Ausência de benefícios concedidos: se o seu plano não oferece qualquer benefício extra na contratação do serviço, como descontos e tarifas especiais, não é permitido ter cláusula de fidelidade no contrato.
  • A multa só pode ser cobrada se isso estiver estipulado no contrato. Fique de olho e confira todas as cláusulas antes de fechar negócio – essa dica vale para qualquer serviço que for contratar.
  • Se o consumidor não foi informado anteriormente sobre a existência da multa, ela também não pode ser cobrada. Ao fechar contrato, tire todas as suas dúvidas para evitar transtornos futuros.
  • O prazo de fidelidade tem teto de 12 meses. Se a operadora estipular um prazo maior, acione os órgãos de proteção ao consumidor.
  • Se o serviço não está sendo prestado de forma adequada e fora dos termos estabelecidos via contratual, o consumidor pode solicitar o cancelamento antes do prazo de fidelização, totalmente livre de multa e outras penalidades.
Conteúdo Relacionado:  O Nextel Rádio acabou? Descubra se ainda é possível usar o serviço

Compare os planos de celular para identificar todas as ofertas disponíveis na sua cidade e encontrar o melhor pacote para você! Lembre também de pesquisar como é funcionamento de cada empresa na sua região.

Então, conseguiu resolver o problema da Nextel sem sinal? Conta pra gente se ficou alguma dúvida!