Imagens com cores mais vivas e intensas: saiba o que é HDR

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

Imagens em HD, fotos com zoom óptico e vídeos em 4K… Cada vez mais recursos são incorporados aos aparelhos de televisão e celular para melhorar a qualidade da imagem, bem como para tentar aproximá-la o máximo possível da realidade percebida a olho nu.

Uma dessas tecnologias é o HDR, sigla em inglês para High Dynamic Range, que em português pode ser traduzida para Alto Alcance Dinâmico.

Mas você sabe para que serve? Como funciona? Será que é preciso adaptar a televisão para ter acesso a essa tecnologia?

Por isso que neste post iremos falar o que é HDR e como ele pode mesmo mudar a forma como você assiste TV ou usa o celular. Confira!

Leia também: TV a cabo ou via satélite – Qual contratar?

Melhor Plano

O que é HDR?

O HDR, ou alto alcance dinâmico, é o resultado da diferença entre a coloração mais escura e a mais clara que se pode reproduzir em uma imagem, como a opção de contraste.

Dessa forma, o recurso HDR permite ampliar a quantidade de cores que um pixel (a menor parte de uma imagem) pode conter. O resultado disso é que a tela de uma TV, por exemplo, pode emitir muito mais luz e ter uma variação maior de cores.

Sendo assim, os televisores que possuem tal tecnologia conseguem oferecer ao telespectador uma nova experiência: única e diferenciada ao aproximar ainda mais a imagem da realidade. A sensação é como se você estivesse vendo, pessoalmente, a cena que se passa na tela.

Melhor Plano

O recurso compensa, principalmente, em televisões maiores, onde a qualidade da imagem fica ainda mais nítida.

Como essa tecnologia funciona na TV?

Ao ser utilizado em uma televisão, esse recurso impacta diretamente dois aspectos importantes:

  • contraste
  • precisão das cores.

Com isso, o céu fica mais azul, as matas mais verdes e as rosas ainda mais rosas. Mas esse efeito não acontece de uma forma artificial como no caso dos diversos filtros aplicados nas imagens para destacar alguns elementos.

Um objeto em segundo plano, que em uma imagem não-HDR seria mais difícil de ser notado, por exemplo, aqui é realçado sem tirar o foco do que está em primeiro plano.

Preciso ter TV por assinatura para ter a imagem em HDR?

Para ter essa tecnologia em sua casa, o aparelho de televisão deve ser fabricado com capacidade para emitir mais luz do que uma TV convencional.

Essa quantidade é medida em “nits” (que representa a intensidade luminosa) e nos televisores HDR pode chegar 1.000 nits. Além disso, a resolução mínima indicada para ver conteúdos com alto alcance dinâmico em uma televisão é a de 4K, mas algumas telas LCD e LED também podem suportar esse recurso.

Portanto, o HDR não está relacionado a um pacote de TV por assinatura e pode ser obtido em planos de diversas operadoras, como Sky, ClaroOi, Vivo e NET

Conheça os serviços e benefícios de contratar Sky combo

 

E o HDR no celular?

o que é HDR

A maioria dos smartphones mais recentes já possuem a função HDR incorporadas nas suas câmeras, o que permite que diferentes intensidades de luz sejam gravadas pela lente.

Quando ativada, ao acionar o botão de disparo o equipamento faz vários cliques (geralmente de três a cinco) de um mesmo retrato, porém em diferentes exposições, ou seja, diversas aberturas da lente, aumentando ou diminuindo o tempo de exposição dela à luz.

Em seguida, automaticamente, todas as imagens capturadas são processadas pela câmera do celular e transformadas em uma só, destacando cores e detalhes em espaços de pouca e muita iluminação. Com isso, a foto fica mais parecida com o que seus olhos veem, com mais nitidez e equilíbrio entre as partes claras e escuras.

Aproveite para conferir os melhores planos de 2018 e economize na conta de celular!

Quando utilizar o HDR na câmera de um smartphone?

Apesar de o HDR aproximar mais uma fotografia da realidade, nem sempre é recomendado utilizá-lo. Em determinadas situações, algumas imagens ficam melhores sem o recurso. Um dos principais momentos em que ele é bastante necessário é quando você precisa fotografar uma pessoa que está na frente do sol.

Sem acionar a tecnologia, teremos dois tipos de fotos: uma na qual o rosto dela ficará escuro e as cores do fundos captadas com precisão ou outra na qual a face da pessoa estará nítida, mas, ao mesmo tempo, a luz solar ficará “estourada (excessivamente clara).

Veja agora alguns dos casos nos quais o uso do HDR é indicado:

  • fotografias panorâmicas, especialmente de paisagens que costumam conter muitos contrastes entre pontos de luz e de sombra;
  • cenários com forte luz do sol, geralmente em ambientes abertos, nos quais a iluminação natural gera espaços de sombra e de muita claridade;
  • quadros com contraluz ou baixa luminosidade com o HDR ficam mais equilibrados, nem muito escuros e nem muito iluminados.

Já para tirar fotos com movimento, de cenários de cores com alto contraste e de cores muito vivas não é recomendado o uso do HDR.

O resultado da aplicação do recurso pode variar de celular para celular, de acordo com as configurações da câmera e do alcance dinâmico em cada aparelho. Caso você possua um dispositivo de um modelo mais antigo que não venha com o HDR e queira fazer fotografias com maior qualidade, ainda é possível utilizar essa tecnologia por meio de aplicativos e softwares de edição, como o Photoshop.

Leia também: Como assistir TV pela internet 

Agora que você já sabe o que é HDR e como a tecnologia funciona em aparelhos de televisão e celular, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? (;

Imagens com cores mais vivas e intensas: saiba o que é HDR
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

2 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…