Compare planos de celular

Hotspot: saiba como se conectar à internet sem fio de graça em locais públicos!

Os planos de internet banda larga revolucionaram o mundo, conectando pessoas e trazendo entretenimento e informação. Junto com eles, surgiram uma série de outras ferramentas que facilitam ainda mais a vida de quem quer navegar na internet de qualquer lugar e uma delas é o Hotspot.

Quer conhecer mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura!

Afinal, o que é Hotspot?

Numa tradução literal, o termo em inglês significa “lugar quente”, mas um Hotspot quer dizer que um local tem acesso à internet. A conexão é sempre feita por meio de uma rede sem fio (WiFi). Em outras palavras, é um local em que é possível acessar internet sem a necessidade de fios.

Muitas empresas oferecem o Hotspot para controlar melhor o acesso em sua rede WiFi. Esse acesso gera um registro do usuário, portanto, caso exista algum tipo de problema durante a estadia dessa pessoa em um estabelecimento — e se ele estiver conectado à rede — será possível identificar o momento exato que ela esteve no local.

Onde estão os Hotspots?

Os Hotspots são utilizados em lugares públicos, tais como bares, hotéis, shoppings, restaurantes etc. Assim, os clientes dos estabelecimentos podem navegar na internet enquanto esperam por algum serviço.

O acesso à rede não é pago, mas alguns estabelecimentos exigem que você consuma algum produto ou utilize determinado serviço para usufruir do benefício.

Você usa muita a internet fora de casa e não quer depender de encontrar um hotspot? Compare planos de celular com bons pacotes de dados e veja qual o melhor para você!

Como funciona a rede WiFi Hotspot?

O WiFi Hotspot funciona de forma muito simples. Basta que o usuário tenha um dispositivo portátil, seja ele um celular, tablet ou smartphone que possibilite o acesso à internet.

Geralmente, um login ou um usuário ficam disponíveis para que você possa entrar na rede acessando suas redes sociais e fazendo um “check in” no local. Ou seja, informando aos seus contatos qual a sua localização no momento.

Como encontrar um WiFi Hotspot

Mas, como encontrar o WiFi Hotspot? Isso é muito simples, basta verificar as redes disponíveis no ambiente e solicitar o acesso naquela que foi disponibilizada. Depois disso, basta entrar com seus dados e começar a navegar.

Hotspot no celular

Algumas operadoras de planos de celular disponibilizam pontos de acesso gratuito para os seus clientes em locais públicos. Veja os benefícios de cada empresa:

  • Claro NET Wifi: serviço disponível para clientes Banda Larga acima de 2GB e todos os clientes com pacotes de dados acima de 500MB;
  • Oi Wifi: disponibiliza acesso para clientes Oi internet e Oi celular;
  • TIM Wifi: pontos de WiFi Hotspot a todos os clientes controle ou pós pago em diversos planos de dados e voz;
  • Vivo Wifi: disponível para quem é cliente de algum dos planos Vivo Fibra.

Esses serviços são muito interessantes para quem precisa trabalhar remotamente utilizando apenas o seu smartphone.

Hotspot pagos

Também existem alguns serviços de hotspots pago, que podem ser contratados a parte, além dos que são disponibilizados pelas operadoras. Confira:

  • Boingo: Plano com pacote inicial de a partir de US$ 14,00 utilizado especialmente para quem vai viajar. Nesse caso, não existem taxa de roaming e o acesso é bem simples. Você ainda pode conectar 4 dispositivos;
  • Skype: Boa alternativa para quem tem dispositivos de diversos sistemas operacionais. Pode ser utilizado tanto para quem tem Windows, Mac ou Linox.

Esse tipo de serviço é bem interessante para quem vai viajar e não quer ficar dependendo de internet do local de hospedagem ou, ainda, quer economizar o seu pacote de dados. Assim, é possível contratar um plano por um tempo e utilizar a internet como desejar sem se preocupar se vai acabar o pacote antes do tempo desejado.

E você, já conhecia os hotspots? Costuma usar essas redes para se conectar fora de casa? Conta pra gente nos comentários!