Saiba tudo sobre on demand: o que é, quais serviços funcionam assim e como contratar!

Marcela Karitas
  • 0 comentários

Quando o assunto é entretenimento, não faltam opções disponíveis na televisão. Mas, se o que você mais curte é assistir a filmes e documentários ou acompanhar séries e reality shows, as opções da TV aberta diminuem. Por isso, uma boa alternativa é contratar algum serviço pago.

Porém, na hora de escolher entre um plano de TV por assinatura ou outro serviço de vídeo, algumas dúvidas podem surgir. Por exemplo:

  • O que é on demand?
  • Qual a diferença desse serviço para um plano comum de TV a cabo?
  • Será que é vantajoso para mim?

Neste texto você vai tirar essas e outras dúvidas relacionadas. Você vai ver também quais outros tipos de serviço oferecem conteúdo on demand, como música e transporte.

o-que-e-on-demand

Melhor Plano

O que é on demand?

Como o próprio nome sugere, significa algo feito sob demanda, para atender o usuário na hora e com o conteúdo que ele escolher. 

A ideia desse tipo de serviço é funcionar como uma locadora dentro de casa. Assim, o cliente passa a ter várias opções de conteúdos para assistir quando quiser.

Na prática, quem possui essa opção não precisa ficar preso à programação de um canal, esperando pelo conteúdo que quer assistir. Basta selecionar a opção no catálogo da operadora e dar play.

A maioria das operadoras disponibiliza o serviço on demand a partir do formato streaming. Ou seja, o conteúdo é baixado ao mesmo tempo em que o usuário o assiste.

Essa é a mesma lógica de outras “locadoras virtuais”, como o Netflix, Amazon Video ou Hulu. A diferença é que várias empresas vendem esse serviço apenas como streaming, enquanto as operadoras de TV por assinatura nomeiam essa função como on demand.

Melhor Plano

Leia também: Tudo sobre os planos da Netflix!

Mas, então, quais são as vantagens de contar com essa opção no seu plano de TV?

A resposta está no catálogo que a operadora oferece. Cada empresa possui alguma vantagem que vale a pena considerar e pesquisar antes de optar por um ou outro.

Algumas operadoras disponibilizam conteúdos com exclusividade antes da estreia programada para os clientes do serviço sob demanda. Outras, antecipam nessa plataforma a exibição de filmes que acabaram de sair do cinema.

Há, ainda, aquelas que permitem que você baixe o conteúdo em outras plataformas e o assista offline.

Ficou interessado? Veja, abaixo, algumas informações sobre o on demand das principais operadoras de tv por assinatura.

o-que-e-on-demand

 Net Now

Se você já tem ou está considerando contratar algum plano de TV da Net, uma das vantagens é ter disponível o Net Now em sua televisão, smartphone, computador ou tablet. Essa plataforma de streaming reúne vários títulos exibidos na televisão a cabo.

A partir dela, o usuário pode assistir gratuitamente, e quando quiser, ao seu programa ou filme preferido.

O serviço on demand da Net na televisão é exclusivo para os clientes Net HD e Net HD Max. Como ele está sendo implantado gradativamente nos bairros das cidades onde a empresa atua, também é necessário checar a disponibilidade na sua região.

Para entrar na plataforma, basta acessar o Canal 1  da TV paga. Já o aplicativo e o site do Now estão disponíveis para todos os assinantes Net, inclusive aqueles que contrataram o serviço de banda larga e telefone.

Para conferir os conteúdos gratuitos, basta baixar o app na loja virtual do seu smartphone ou tablet. Outra opção é acessar o site net.com.br/now. O usuário deve utilizar o mesmo login e senha do cadastro feito com a empresa.

Além dos conteúdos da TV, também é possível alugar filmes que acabaram de sair do cinema por 24 ou 48 horas. A compra é feita diretamente da televisão, app ou site, sendo necessário usar a senha padrão de compra.

Oi Play

Esse serviço de streaming de conteúdo é disponível de forma gratuita aos clientes da Oi TV,exceto usuários do Oi TV Livre HD e Oi TV Ligado e clientes do plano Oi Total com tv no combo cadastrados no portal Minha Oi.

A partir de junho de 2018, a plataforma também será aberta aos clientes que possuírem combos com banda larga. No entanto, apenas são elegíveis os clientes que tenham contratado pacotes com velocidades a partir de 5 mega.

O Oi Play também possui um app disponível para download e um site, em que o usuário pode acessar a partir do smartphone, computador ou tablet. Estão disponíveis mais de 30 mil títulos de filmes, séries, esportes, shows, desenhos e outros conteúdos.

A plataforma disponibiliza, ainda, conteúdos para alugar. Eles ficam disponíveis por 24 ou 48 horas, contadas a partir do momento em que o usuário der o play para iniciar a transmissão do conteúdo.

Para saber mais, confira nosso conteúdo completo:

Oi Play: você sabe como funciona o serviço de TV remota da Oi?

Vivo Play

Clientes do serviço de tv por assinatura da Vivo também tem acesso gratuito a conteúdos on demand através do Vivo Play. 

Com ele, você pode assistir, quando quiser, a filmes, séries, desenhos e outros conteúdos transmitidos nos canais contratados no plano de TV por assinatura.

O acesso varia de acordo com o tipo da sua tv a cabo. Quem possui instalação com antena mini parabólica (DTH) deve se cadastrar no site e seguir as instruções de ativação. Já os clientes que possuem o serviço através de fibra ótica (IPTV) precisam apenas acessar o canal 534 e seguir o passo a passo.

Para acessar o Vivo Play em outras plataformas o usuário precisa entrar no canal on demand na tv, selecionar a opção “Ver fora de casa” e depois ativar. Será necessário inserir e-mail válido e senha. Após esse cadastro, basta acessar o site do Vivo Play ou baixar o app no tablet ou smartphone.

Para alugar conteúdos exclusivos, basta selecionar a opção e informar o Código de Locação cadastrado. Fique atento: essa senha pode variar conforme o dispositivo utilizado – seja televisão, computador, tablet ou smartphone.

O tempo de disponibilidade dos conteúdos passa a contar a partir da primeira visualização do conteúdo. O prazo para assistir varia de acordo com o título alugado.

Não é só na TV: serviços sob demanda estão em todo lugar

Se pararmos para pensar que on demand significa encontrar algo feito sob encomenda para você, dá para notar que essa opção já está presente em nossas vidas em vários outros universos.

Ao ouvir música, por exemplo, muita gente prefere baixar um app como Spotify ou Deezer. Eles disponibilizam um catálogo variado, permitindo que o usuário ouça quando quiser.

Quando a fome bate, outra solução sob demanda também pode ajudar: os aplicativos como iFood ou PedidosJá, que listam os restaurantes que atendem na sua região e facilitam o processo da compra e entrega da refeição.

E na hora de viajar? Já pensou como o Booking ou o Airbnb nos ajudam no planejamento das férias perfeitas? Em plataformas como essa, você pode escolher qual a melhor opção de hospedagem no período que quer. Lá você consegue fazer sua reserva online, a partir das características listadas e das opiniões de outros hóspedes.

Tudo isso é on demand, ou streaming, como quiser chamar (;

E aí, entendeu o que é on demand ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário para a gente!

 

Saiba tudo sobre on demand: o que é, quais serviços funcionam assim e como contratar!
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

8 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…