Ver Planos

O que é ping? Descubra para que serve e como saber o seu.

Você já ouviu falar em ping ou em latência? Se você é um heavy user de internet, daqueles que não vivem sem um computador, tablet ou smartphone, provavelmente precisa dele. Para os jogadores de plantão, por exemplo, ter o ping baixo faz toda diferença no andamento e sucesso do jogo.

Então, o que será que o ping faz? Neste texto, você vai tirar essas e outras dúvidas como:

  • O que é ping?
  • Para que serve o ping?
  • Como o ping funciona?
  • O que interfere no valor do ping?
  • Como descobrir o ping da minha internet?

Continue a leitura! (:

O que é ping?

O ping, ou latência, é um comando utilizado para avaliar não só a qualidade, mas também a velocidade, medida em milissegundos (ms), da conexão da internet.

A palavra ping é uma abreviação do inglês “Packet Internet Network Grouper” e quer dizer “Agrupador de Pacotes da Internet”. A ferramenta foi criada por Mike Muuss e faz analogia ao som de um sonar. Não apenas no barulho, mas na maneira como ele age no mundo virtual (bate e volta ou ping-pong).

O ping indica qual o tempo entre você dar um comando no seu computador, celular ou tablet e a internet responder a esse comando. Portanto, quanto menor o ping, mais rápido a conexão está te respondendo.

Para que serve o ping?

Por meio do ping é possível saber como está a qualidade da transmissão de dados da sua internet e a velocidade da sua conexão.

Utilizando a latência, conseguimos medir quanto tempo demora para as informações enviadas chegarem ao seu destino e voltarem ao computador de origem.

No caso de games online, por exemplo, o ping é o tempo gasto para que um comando chegue até o servidor do game e volte para o PC do jogador. Assim, se você aperta uma tecla indicando para o seu personagem atirar ou chutar uma bola, demora um tempo para a conexão responder ao seu chamado.

Por isso, quanto maior for o ping, mais lenta será essa resposta, gerando um delay nas ações do jogo e podendo te atrapalhar na partida.

Para que o usuário consiga ter uma boa experiência ao jogar online, o recomendado é que o valor do ping esteja abaixo de 100 ms.

Caso você tenha problemas frequentes com o tempo de resposta da sua internet, uma alternativa é aumentar a velocidade de conexão da sua internet e garantir a estabilidade da latência (ping). Para não errar na escolha, o ideal é avaliar todas as opções de internet banda larga disponíveis para sua cidade, mas sem pesar no seu bolso.

Mas como o PING funciona?

Apesar de a latência ter começado a perder sua utilidade a partir de 2003, quando provedores passaram a ativar filtros para bloquear a medição do comando ping, a ferramenta ainda é utilizada com frequência em redes residenciais.

Utilizando o protocolo ICMP – Protocolo de Mensagens de Controle de Internet -, a latência envia uma série de dados para os equipamentos conectados e espera respostas. (O ICMP permite gerenciar as informações relativas aos erros nas máquinas conectadas).

A velocidade em que essas respostas retornam ao equipamento que enviou as informações é avaliada e medida, sempre em milissegundos (ms).

Quanto menor for o seu valor registrado no ping, mais rápida é a velocidade da internet.

Porém, o ping nem sempre é constante. Ele pode variar  por causa de diversos fatores. Assim, em um dia o ping da sua conexão pode estar bem mais baixo que em outros dias.

Além disso, a latência varia de aparelho para aparelho, não sendo possível dizer qual operadora possui o melhor ping. O que se pode fazer é evitar as interferências que aumentam o ping.

O que interfere no valor do ping?

Infelizmente, alguns fatores podem prejudicar a qualidade da sua internet e a velocidade da conexão, consequentemente aumentando o seu ping. A seguir listamos alguns deles:

  • Número de aparelhos conectados na mesma rede: se há várias pessoas usando a mesma conexão ao mesmo tempo, é bem provável que o ping fique alto e a velocidade diminua. Principalmente se os usuários fizerem,atividades que consomem alta taxa de dados, como baixar filmes, jogar online ou assistir a tutoriais no YouTube. 
  • Localização: Outra coisa que influencia o valor do ping é a distância do seu computador para os armários da operadora, que distribuem a internet. Quanto mais próximo do local de transmissão da conexão, menos sujeitas a interferências ela estará. Além disso, uma região com muitos obstáculos físicos sofre mais impactos na rede.
  • Tipo de tecnologia usada também faz diferença: Conexões via rádio, tecnologias 3G e 4G (sem fio) e conexão via satélite (conexão via antena) sofrem interferências constantes de outras redes e isso aumenta o valor do ping. Sempre que possível, dê preferência para a internet fibra óptica, que é a tecnologia menos sujeita a ruídos externos.
  • Velocidade de internet: A quantia de internet contratada no pacote também pode influenciar o ping. Uma conexão de 100 mega tem mais chances de ter uma latência menor do que uma internet de 5 mega. Porém, ter uma banda larga com muitos megas não te garante um bom ping, pois ela também está sujeita a outros fatores de interferência.

Além disso, a qualidade de transmissão da operadora também interfere na latência. Se o sinal da provedora de internet é ruim, o ping também será alto.

Para saber qual a melhor conexão da opinião dos usuários confira a pesquisa de melhor internet banda larga do Brasil.

Como descobrir o ping da sua internet?

Você não sabe qual a latência da sua conexão? Descobrir pode ser bem simples.

Qualquer pessoa pode medir a velocidade da sua conexão, em qualquer sistema operacional. Você pode fazer isso de duas formas: procurando no seu próprio computador ou usando um teste de velocidade online.

Como encontrar o ping no seu sistema operacional:

  1. Se você utiliza o Windows: abra o menu iniciar e digite “cmd” ou “prompt de comando” no campo de busca.
  2.  Se você utiliza OSX: acesse a pasta aplicativos, depois utilitários e abra o terminal.
  3.  Se você utiliza o Linux: acesse o terminal pelo atalho Ctrl + Alt + T.

Em seguida, digite ping e insira a URL de um site ou o IP de uma máquina que esteja conectada à sua rede e na qual a conexão será testada.

Pronto! Aparecerão diferentes dados, como o tempo de resposta e o número de pacotes.

Se houver problemas com a sua conexão, o número de dados perdidos indicado não será igual a zero. Isso quer dizer que seu PC não receberá de volta todas as informações que enviou. Fique atento!

Depois disso, você verá as velocidades mínima, máxima e média, em milissegundos, exibidas nas últimas linhas de dados do prompt.

Como descobrir ping online

Pareceu complicado? Calma que existe outra maneira mais fácil e rápida. Alguns sites que medem a velocidade, também indicam qual o ping atual da sua internet.

É simples:

1. Acesse o site minha conexão
2. Espere que o site carregue os dados de velocidade da sua internet
3. Ao final do teste, confira o número em milissegundos que aparece na barra de ping. Essa é a latência da sua internet nesse momento.

Agora que você já sabe o que é o ping (ou latência), para que ele serve e como utilizá-lo, fique de olho se a sua conexão entrega o que promete. Caso o contrário, pode valer mais a pena trocar de plano e investir em uma internet de qualidade.

Leia também:

Internet lenta? Descubra como aumentar a velocidade de internet

Então, descobriu o que é ping? Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente se você está satisfeito com sua conexão!