• Oi

  • 19/05/2017
  • 12:00

Oi conta: tudo o que você precisa saber ao virar um cliente OI

Bianca Leonel
  • 0 comentários

Se você é cliente da operadora e está precisando de uma ajudinha para entender a sua Oi conta, então está no lugar certo!

Neste post, vamos lhe ajudar a entender todas as informações da sua fatura Oi, página por página.

Mas se o seu objetivo é saber como consultar as informações de forma online ou descobrir como solicitar a segunda via do documento, é só clicar aqui!

Melhor Plano

Entenda tudo sobre a sua Oi Conta

Por lei, as operadoras são obrigadas a informar claramente ao cliente sobre os detalhes da sua conta e os serviços consumidos. Por  isso,  na sua conta devem constar os juros cobrados, impostos, informações de contato e tudo o que você precisa saber sobre o que está pagando no mês.

Sendo assim, quando tiver alguma dúvida sobre o valor da sua conta, sobre os serviços contratados ou qualquer coisa que pareça estar errada, é sempre bom conferir a sua fatura antes.

Afinal, podem ocorrer erros no sistema da operadora, assim como às vezes esquecemos que contratamos algum serviço extra em um determinado mês. Isso em falar que o seu atendimento em caso de alguma reclamação vai ficar bem mais rápido e fácil se você souber exatamente o que deve ser questionado.

Apesar das diferenças entre os serviços contratados e dos valores pagos, as faturas dos clientes dos planos Oi conta, Oi total, Oi internet móvel ou Oi TV sempre chegam para você com as informações organizadas da mesma forma. Sendo assim, a sua fatura detalhada oi fixo é bem semelhante da sua fatura Oi Velox.

Confira, página por página, passo a passo, todos os dados da sua fatura Oi e entenda de uma vez por todas!

Primeira página da fatura Oi

A página 1 contém um resumo de tudo: valor da conta, data de vencimento, número do cliente e da conta Oi, além de boleto para pagamento.

Melhor Plano

  1. No cabeçalho estão as principais informações: mês de referência da cobrança, dia do vencimento e valor total da fatura.
    É bom lembrar: caso seja a sua primeira fatura, ou a última, a cobrança será proporcional ao tempo de serviço utilizado.
  2. Logo abaixo aparecem o nome completo do titular da conta, bem como o endereço no qual os serviços são usufruídos.
    Obs: o código de barras que aparece nessa parte da fatura é para uso dos Correios e não para o pagamento da conta.
  3. Ao lado do nome e endereço do cliente, no canto direito, você encontra o quadro Comunicação Oi, onde são colocados anúncios e promoções, além de avisos sobre alterações no plano e pagamentos em aberto. Vale dar uma olhada para ver se há alguma oferta que possa ser do seu interesse.
  4. Abaixo da caixa de promoções, estão mais informações pessoais suas: nome, CPF, número do cliente e da fatura (o único que irá mudar de mês em mês) e uma numeração,  o código de débito automático Oi (mais a frente vamos explicar como realizar esse procedimento).
    IMPORTANTE: se você precisar entrar em contato com a Oi para resolver algum problema sobre sua fatura, tenha em mãos seu CPF e o número do cliente que consta na sua conta para agilizar o atendimento. Abaixo dos dados da sua conta você encontra o site para falar com operadora. Caso prefira ser atendido por telefone, confira os números de telefone para contato da Oi.
  5. No final desta coluna você encontra um gráfico com um comparativo do seu consumo nos últimos meses. Ele pode ser muito útil ao avaliar os seus gastos para saber se você anda consumindo mais ou economizando na sua conta Oi.
  6. Ao lado dessa coluna, você poderá ver a descrição dos Serviços utilizados. Trata-se de um breve resumo com os produtos do plano que você adquiriu, incluindo: o valor mensal do pacote e dos serviços adicionais contratados, além do subtotal da sua Oi fatura. Nesta primeira página, tais informações estão resumidas, mas você pode conferir o detalhamento nas folhas seguintes. Se você tem mais de um serviço da Oi, eles serão discriminados separadamente. Dessa forma, você consegue facilmente visualizar onde gastou mais no mês e quais são os valores de cada serviço.
  7. Finalmente, no rodapé da primeira página da sua fatura Oi, está o código de barras. Com ele, você pode pagar sua conta em qualquer banco, casa lotérica ou pelo seu Internet Banking até a data do vencimento.

Quando abrimos uma conta geralmente verificamos primeiro o valor a ser pago. Em alguns meses, porém, podemos ser surpreendidos com um total mais alto que o usual. Para entender os valores da sua fatura Oi e porque eles podem variar, assista aos vídeos de cobrança proporcional.

Uma saída para não ser pego de surpresa ao receber um boleto é contratar um plano controle. Com ele, você consegue manter sua conta com um valor máximo e pagar tarifas de plano pós pago. Confira informações e valores dos planos Oi Controle aqui.

Segunda página da fatura Oi

Na página 2, as informações começam a ser detalhadas, o que pode gerar um pouco mais de confusão. Mas não se preocupe! Vamos explicar tudo aqui.

  1. No topo da segunda página, do lado esquerdo, você encontra dados das contribuições sobre o valor dos serviços e os códigos das operadoras para utilizar nas ligações de longa distância. Ainda tem o telefone da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), caso você tenha que realizar alguma reclamação não atendida pela Ouvidoria da Oi.
  2. Ao lado dessas informações estão os números de telefone para todos os serviços prestados pela Oi, seja fixo, Velox, TV, móvel ou combo.
  3. No lado direito do topo da página aparecem ainda o número da sua fatura e o resumo dos impostos que estão inseridos no valor da conta, como o ISS e o ICMS. Nesse campo, você pode conferir a base de cálculo, a alíquota e o valor que você está pagando de impostos na fatura.
  4. Nas duas caixas centralizadas na segunda página é fornecida a sua nota fiscal de serviços, com os dados da Oi, da sua conta e dos impostos. Dependendo dos serviços que você contrata, você terá uma ou mais caixas com informações, no centro da folha ou ao final dela. Nessas caixas você vê os valores de franquia, assinatura, serviços adicionais e descontos que são discriminados para o fisco em todas as contas produzidas.

Terceira página da fatura Oi

Na terceira página da sua conta (ou no topo da segunda página se você contratou somente o serviço Oi TV) você encontra informações mais detalhadas dos valores da sua conta e do seu consumo mensal.

  1. Nesta parte sua conta é dividida pelos serviços prestados, como telefone móvel, telefone fixo, internet banda larga ou TV por assinatura, e os valores de cada um. Pode-se ver os preços das assinaturas, os descontos promocionais e os excessos cometidos neste mês, que podem ser minutos a mais, ligações interurbanas, filmes comprados pela TV, pacote extra de internet, entre outros.
  2. Logo após você pode ver o detalhamento específico de cada serviço utilizado, principalmente os de telefone. Dessa página em diante, aparecem todas as ligações feitas, para quais números, a sua duração e valor. Essas informações podem parecer confusas, mas serão muito importantes quando você quiser saber onde está gastando mais para conseguir economizar nas suas próximas contas Oi. A nossa dica é grifar com um marcador de texto os maiores custos e ficar de olho para não repetir no próximo mês!

Se a sua conta for referente a muitos serviços Oi ou mais cara, você poderá ter uma fatura com mais de três páginas. Mas a partir daí, elas apresentarão sempre o detalhamento do seu consumo naquele mês, assim como no final da terceira página.

Código de Débito automático Oi

O débito automático é uma funcionalidade que o seu banco oferece para pagamento de cobranças mensais fixas, como conta de luz, de água, aluguel, internet, TV por assinatura, etc. É um serviço gratuito que, ao ser ativado, paga as suas despesas automaticamente, todos os meses, na data de vencimento escolhida.

A oi também oferece vantagens para quem cadastra a fatura no débito automático: clientes com Fixo ou Banda Larga da Oi ganham desconto de R$ 10 nos primeiros três meses ao colocar sua conta em Débito Automático via Minha Oi, atendimento ou pontos de vendas (válido apenas para primeira adesão ao serviço); clientes Pós, Oi Total Solução Completa ou Oi Total Conectado e Oi Conta Total ganham 400 pontos na adesão e mais 300 por mês ao mudar pra Conta Online e Débito Automático.

Além disso, com o débito automático você: nunca mais vai ter que se preocupar com a data de vencimento da sua conta; não perderá mais tempo em filas de banco e casa lotéricas e nem acessando a internet para fazer o pagamento online; não precisa sair de casa com dinheiro ou sacar no caixa eletrônico para pagar a fatura.

Ativar o débito automático também é muito simples. Basta acessar o Minha Oi com seu login e senha, selecionar o número da linha Oi que deseja cadastrar e confirmar. Depois é só fornecer os dados do seus banco e finalizar.

Oi conta online

Enquanto alguns consumidores preferem receber o boleto físico e ir até um banco ou lotérica fazer o pagamento, há quem deteste acumular papel e ver aquela pilha de conta ocupando um espaço desnecessário.

Isso sem falar do fato de depender do papel para acessar a sua conta. Uma vez perdido ou extraviado é preciso tirar uma segunda via e com isso você pode acabar perdendo o prazo para pagar. 

Se você é uma dessas pessoas, saiba que é possível optar por uma conta digitalPara se cadastrar na conta online, acesse www.oi.com.br/conta-online  ou, dentro da Minha Oi, clique em “Conta Online: Cadastrar”. Depois disso, sua fatura será enviada todo mês por e-mail ou SMS e você não receberá mais o boleto de papel em casa ou no seu endereço comercial. Além disso, a sua conta estará sempre disponível na Minha Oi.

Vantagens da conta online

Com a conta digital, você não tem mais que se preocupar com a 2ª via da sua fatura. Caso necessário, é só abrir o seu e-mail e baixar o arquivo novamente. Essa opção também traz outros benefícios:

  • impressão facultativa: mesmo optando pela conta digital, você pode imprimi-la se quiser;
  • praticidade: você recebe um SMS avisando que a sua conta já está disponível e pode visualizá-la no seu e-mail. Com isso, poder acessar as informações da sua fatura quando quiser;
  • sustentabilidade: com a conta digital você evita o uso de papel para uma impressão desnecessária, que provavelmente vai ser jogada no lixo em alguns dias;
  • segurança: sua fatura só pode ser acessada por você com um login e senha. Dessa forma, suas informações ficam mais seguras e é mais fácil recuperá-las, caso necessário;
  • mobilidade: precisou viajar? Com a conta online, é possível acessar a sua fatura onde estiver com o código de barras no seu celular ou computador;
  • Oi pontos: clientes da operadora que aderirem à conta digital ganham 200 pontos pela adesão e 150 pontos todo mês no programa de pontos da Oi.

A conta online está disponível para os clientes Oi TV HD, Fixo, Banda Larga, Pós-pago e Combo.

Saiba mais

Ultimamente você está tendo surpresas no valor da sua conta? Talvez isso quer dizer que é preciso avaliar se um plano Oi Controle é suficiente para o seu consumo. Ou se o seu plano pós pago já tiver mais de 12 meses de contrato, compare os novos planos Oi pós-pago. Pode ser que você encontre uma opção com melhor preço e mais vantagens.

 E se depois de analisar bem sua conta Oi você acabar concluindo que está precisando mudar seu plano, confira todos os planos Oi, valores e características aqui.

E então? Tiramos as suas dúvidas? Caso tenha ficado alguma informação de fora, comenta aqui embaixo que a gente responde!

Oi conta: tudo o que você precisa saber ao virar um cliente OI
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

9 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

12 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…