Correios Celular: a nova operadora de telefonia do Brasil

Thomaz Maioline
  • 0 comentários

Você sabia que além de oferecer serviços de correspondência e logística em suas agências, os Correios agora são uma operadora de telefonia celular?

Pois é, a empresa estatal lançou esse novo serviço recentemente e, segundo ela, a ideia é oferecer planos com preços baixos, mas suficientes para que as pessoas possam fazer ligações e também utilizar internet móvel com qualidade.

Mas será que o serviço é mesmo eficiente e funciona bem para os clientes? É por isso, que vamos de apresentar nesse conteúdo tudo o que precisa saber sobre a operadora Correios para celular.

Melhor Plano

Uma operadora dos Correios?

Sim, a notícia pode parecer estranha de início, mas na verdade não é tanto. A empresa, que já trabalhava com envio de mensagens através de entregas postais, resolveu atacar um novo ramo da comunicação e se tornar operadora de celular.

Entretanto, a operadora Correios não possui antenas, cabeamento e toda a estrutura física que uma operadora precisa para funcionar.O que ela fez é uma parceria com a EUTV, uma empresa de telecomunicações autorizada pela Anatel. A EUTV que traz o know-how para os Correios e empresta a sua estrutura para que a agência opere a transmissão de sinal.

É algo semelhante com o que a Sky faz para oferecer serviços de internet à população. Mas será que o serviço é realmente interessante?

Operadora Correios Chip

Quais as vantagens dos Correios?

A operadora Correios tem como objetivo atender clientes que buscam por serviços simples e práticos. De acordo com a empresa, os serviços foram elaborados para estar entre os mais baratos do mercado. Além do acesso via rede 3G, a operadora também oferece velocidades 4G onde essa rede estiver disponível.

Por falar em 4G, a EUTV opera na frequência de outra operadora: a TIM. Assim, o site dos Correios consegue exibir todas as antenas disponíveis em uma região com base na estrutura da Tim (uma empresa já estabelecida em todo o território nacional).

Melhor Plano

É importante lembrar que por estar disponível em todo o Brasil, a Correios Celular não cobra nenhum tipo de taxa de deslocamento (roaming). Dessa forma, se o usuário viajar para outros estados e precisar efetuar ou receber ligações, não paga nada por isso.

Entretanto, estar disponível não impede que a operadora não tenha sinal em algumas regiões, por isso é importante verificar a cobertura dos Correios na sua cidade.

 

Quais os planos da operadora Correios?

No seu primeiro ano, a operadora trabalha com um único plano pré-pago.

Para utilizar, o usuário precisa comprar o chip da Correios Celular e colocar créditos, sendo que cada recarga tem o preço a partir de R$30,00 válido por trinta dias. Os seguintes benefícios estão incluídos:

  • 100 minutos de ligações de voz para qualquer celular e fixo de qualquer operadora e DDD (ou 100 SMS);
  • 30 dias de internet móvel em alta velocidade (3G ou 4G, dependendo da disponibilidade da região) com 1 GB de franquia, sem corte no serviço quando o pacote for totalmente utilizado;
  • WhatsApp grátis (sem desconto da franquia de internet) para envio de mensagens (de texto, de voz e fotos) e chamadas de voz, durante a validade do plano;
  • Acúmulo de benefícios quando recarregado dentro da validade do plano;
  • Navegação sem descontar da franquia de dados nos sites Correios Celular, Correios e no site do governo brasileiro.

Você pode conferir se essa é a melhor oferta para você dando uma olhada nos benefícios do pré-pago de outras operadoras:

Segundo a Correios Celular, no ano de 2018 começam estudos para viabilizar a oferta de planos pós-pago – e consequentemente, mais completos.

opradora correios agencia

Como adquirir o chip?

Para comprar um chip basta ir a uma agência dos correios e verificar se a sua cidade possui o serviço. Se sim, é só adquirir seu chip e seguir as instruções da operadora para cadastrar seu número.

A operadora Correios ainda está em expansão, mas a ideia é de que todas as cidades brasileiras tenham cobertura ainda no ano de 2017.

Caso prefira, também é possível adquirir o chip através do site da operadora.

Pontos negativos

Olhando para essa fase inicial da operadora Correios, algumas pessoas podem não se interessar quando colocarem no papel o seu consumo, se ele não for tão baixo. Quando se pensa em 1Gb de internet por mês, essa quantidade não é suficiente para muitas pessoas, principalmente aquelas que não possuem computador ou acesso a uma rede Wi-Fi.

Muitas operadoras oferecem ligações ilimitadas entre números da mesma marca ou até mesmo para outras operadoras, já a Correios Celular não oferece essa opção. Além disso, caso o pacote de dados seja atingido, a internet é reduzida para absurdos 32kb/s, velocidade teoricamente mais lenta do que os antigos modens de linha discada.

Claro, é possível adquirir pacotes extra de minutos dados, porém não é o suficiente para quem precisa baixar arquivos ou navegar muito pelo celular.

Outro problema é que, por estar no começo, a operadora ainda não atende tantas regiões e pode ser uma dificuldade caso a cobertura da Correios não seja boa no seu estado.

Correios Celular VERSUS outras operadoras

Os planos oferecidos pela operadora Correios Celular têm como foco usuários que não fazem uso extensivo da internet no smartphone. A vantagem de utilizar o WhatsApp a vontade é um grande diferencial para quem faz uso do aplicativo, porém outras operadoras oferecem a mesma coisa, como a Tim, por exemplo.

Além disso, ela possui uma gama bem restrita de planos, com uma única opção apenas no modo pré-pago. Por isso, vale a pena conferir os planos de outras operadoras e ver se o custo-benefício compensa para você.

Como o Correios se tornou uma operadora?

A entrada definitiva de uma empresa estatal como os Correios na telefonia não é uma surpresa para quem acompanha as tendências de mercado. Em países como Itália e Portugal isso já existe há muito tempo – começaram no ano de 2011. A grande vantagem aqui é o nível de confiança que a população possui na marca, ao mesmo tempo em que postos de atendimento estão disponíveis em mais de 3.600 municípios do Brasil. Para uma empresa (mesmo de grande porte) é muito difícil chegar perto desses números mantendo um mesmo padrão de qualidade.

Para você ter uma ideia, o nível de confiança do brasileiro na marca dos Correios é tão alto que, em um ranking de instituições organizado pela FecomercioSP, o seu nível de confiança na cidade de São Paulo é de 80%. O segundo lugar em uma lista de 25 instituições públicas. Porém, vale lembrar que essa confiança se refere ao serviço de entregas postais e não da empresa como operadora.

Outra vantagem dos correios é que o governo brasileiro não precisou fazer nenhum investimento para atuar no mercado de telefonia. Toda a estrutura de telecomunicações é de responsabilidade da EUTV.

operadora correios plano

 

Então, o que achou da Operadora Correios? Você já usou? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e veja se alguém já utilizou o serviço!

Correios Celular: a nova operadora de telefonia do Brasil
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

9 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…