Compare planos de celular

Como navegar pelas redes sociais e economizar seu pacote de dados

O uso do pacote de dados e redes sociais têm total relação. Cada vez que você faz uso dessas plataformas no celular, parte da sua internet disponível é utilizada. Por isso, é preciso saber administrar o uso para que a sua franquia dure até ao próximo mês.

Neste artigo, vamos abordar melhor esse assunto e mostrar algumas dicas que vão ajudar você a economizar o seu pacote de dados e evitar o risco de ficar sem internet no fim do mês. Vamos lá?

As iniciativas para otimizar o uso de dados

Algumas plataformas oferecem recursos que ajudam a otimizar o uso de dados de internet no seu celular. Uma delas é a versão “lite” dos aplicativos, como o Facebook, Messenger, Spotify e Tinder. Os serviços da Google também disponibilizam opções mais econômicas, como o YouTube Go, o Google Maps Go e o Gmail Go.

Além de otimizar o uso do pacote de dados com as redes sociais, eles também oferecem outra vantagem: são versões mais compactas e, por isso, ocupam um espaço menor na memória do seu telefone.

Desativar o download automático

Desativar a opção de download automático das mídias já ajuda a economizar o seu pacote de dados. No WhatsApp, isso pode ser feito nas configurações, em dados e armazenamento. Lá, você pode marcar para baixar foto e vídeos apenas quando estiver usando uma rede wi-fi.

Controlar de perto o consumo de dados móveis

Outra boa medida para otimizar o gasto de internet é acompanhar de perto quanto já foi gasto e o que ainda resta até o fim do ciclo do seu pacote de dados. Para isso, vale a pena contar com aplicativos que permitem fazer esse controle. Um deles é o My Data Manager (disponível para Andoid e iOS).

Usar aplicativos no modo offline

Se você gosta de usar apps como Spotify, Deezer e Netflix, considere fazer o download dos conteúdos em seu celular quando estiver no wi-fi e usar os aplicativos em modo offline quando estiver no 4G.

Dessa forma, você evita que essas plataformas continuem consumindo uma fatia muito grande de dados mesmo quando estiverem em segundo plano. Bons exemplos são o Facebook e outros apps que permitem jogar online.

Por isso, vá até as configurações do seu aparelho e desmarque algumas opções que podem continuar “rodando” mesmo quando não estão sendo utilizadas. Uma que pode continuar ativa é a do e-mail, por exemplo. Assim, você continua recebendo suas mensagens normalmente, sem ter que acessar o aplicativo para que ele seja sincronizado.

5 dicas para que seu pacote de dados não acabe só com as redes sociais

Além das iniciativas que citamos, que já ajudam a otimizar o uso de dados no seu celular, vamos listar alguma dicas práticas para preservar o seu pacote de internet. Veja a seguir.

1. Evite carregar vídeos automaticamente

Quando os vídeos carregam automaticamente, eles gastam parte da sua internet sem que você tenha, ao menos, o controle de quais conteúdos pretende baixar (ou não). A solução para isso é desativar a opção de download automático nas configurações.

2. Não fique o tempo todo nos stories

Os stories são uma excelente fonte de entretenimento e oferecem conteúdos variados. É muito fácil perder vários minutos acompanhando os vídeos e fotos dos perfis que seguimos. Porém, não se esqueça que eles também fazem o seu gasto de internet ir lá em cima.

3. Só faça downloads pelo Wi-Fi

Independentemente de ser download de mídias no WhatsApp ou de conteúdos de aplicativos de streaming, o ideal é que você só baixe esses arquivos quando estiver no wi-fi. Ah! Isso vale também para novos aplicativos que deseja instalar no celular.

Deixe que esses downloads só sejam feitos no 4G quando não houver alternativa. Caso queira ter uma segurança ainda maior de que isso será feito, vá até as configurações do app e marque a opção de baixar apenas no wi-fi.

4. Evite carregar imagens e vídeos pesados fora do wi-fi

Se você precisa encaminhar ou publicar vídeos e imagens mais pesadas nas redes sociais, tente fazer isso apenas quando estiver com o aparelho conectado no wi-fi. Assim como nos downloads, o upload também aumenta o gasto do pacote de dados e, se isso for feito com frequência, faz com que sua internet acabe antes da hora.

5. Aposte na função “economia de dados”

Sempre opte pela função de economia de dados, seja diretamente no aplicativo, seja nas configurações do celular. Nesse caso, os apps ficam com o carregamento um pouco mais lento que o normal, mas você tem a garantia de que não ficará sem internet antes do fim do pacote. Além disso, basta acessar o wi-fi para que as funções voltem ao normal.

Como as principais empresas disponibilizam as redes sociais sem descontar do pacote de dados

Você já considerou contratar um plano controle? Além de pagar uma vez por mês, você sabe exatamente quanto terá de dados até o fim do ciclo, o que facilita ainda mais na hora de controlar o gasto de internet.

Existem operadoras que oferecem esses planos e com uma grande vantagem: sem descontar o uso nas redes sociais (como Facebook e WhatsApp) da franquia. Por isso, considere essa possibilidade na hora de escolher uma boa opção.

Conciliar o uso do pacote de dados e redes sociais é perfeitamente possível. Com algumas das dicas listadas aqui, fica mais fácil conseguir se organizar e fazer a sua internet durar mais tempo e poder fazer todas as suas atividades em correr o risco de ficar na mão.