Compare planos de celular

Pagamento por aproximação: saiba como usar e se é seguro

O pagamento por aproximação já é realidade em muitas instituições financeiras. Esse novo meio de pagamento faz parte dos novos hábitos de consumo e são resultado da evolução tecnológica que os empreendimentos financeiros entregam ao consumidor.

Neste post, explicamos como funciona o pagamento por aproximação, para quais consumidores está disponível, como usar o serviço e se esse é um meio realmente seguro de pagar suas contas.

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação acontece por meio de uma Near Fiel Communication (NFC), que significa “comunicação por campo de proximidade”. Ou seja, para que a transação aconteça, o dispositivo que vai realizar o pagamento e aquele que vai receber precisam estar próximos.

Nesse sistema, não é necessário digitar senha e o pagamento pode acontecer com um cartão, um celular, ou uma pulseira feita especialmente para isso. O cliente passa a ter uma carteira digital, em que cadastra seus dados de cartões de crédito e débito e usa o suporte tecnológico para fazer pagamentos.

Embora não tenham sido os primeiros dispositivos a aderirem à tecnologia NFC, alguns cartões já possuem essa função. É só aproximá-lo de uma maquininha compatível e pronto.

Pagamento por aproximação celular

Além de concentrar uma série de informações – inclusive bancárias, agora os celulares também podem ser utilizados como meio de pagamento. Os modelos mais modernos de celulares, em sua maioria, são produzidos com a tecnologia NFC (você pode conferir isso diretamente no manual do aparelho).

Se o aparelho tiver o NFC, basta cadastrar seu cartão de crédito ou de débito na respectiva plataforma de pagamento – Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay. Na hora de pagar as contas, é só aproximar o celular da máquina de cartão e o pagamento será feito normalmente.

O pagamento por aproximação celular é simples e é possível fazê-lo em qualquer maquinha com essa tecnologia.

Pagamento por aproximação Nubank

O pagamento por aproximação Nubank é uma das facilidades de quem adere ao “cartão roxinho”. Os cartões emitidos a partir de novembro de 2018 contam com a tecnologia NFC, oferecendo uma forma simples e rápida de pagar as compras.

Para usar o contactless, é preciso usar o cartão do jeito comum (inserção na maquinha) ao fazer a primeira compra e, então, autorizar o pagamento por aproximação. Se quiser, o cliente consegue desabilitar esse tipo de pagamento, ajustando as configurações no aplicativo.

Pagamento por aproximação Itaú

No Itaú, o cliente pode registrar uma carteira digital para fazer pagamentos virtuais usando diferentes aplicativos: Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay e PayPal. O pagamento por aproximação Itaú é feito com o celular e é necessário ter o aplicativo do banco instalado no aparelho para conseguir autorizar esse tipo de operação.

Pagamento por aproximação Santander

O pagamento por aproximação Santander oferece diversas possibilidades para o cliente do banco, que pode escolher usar uma pulseira, um adesivo ou tag de relógio para usar os dados da carteira digital.

O cliente escolher se quer apenas função crédito ou débito, as duas funções ou múltiplo. Para usar, é só identificar a maquinha que aceira o Santander Pass e fazer a aproximação.

Pagamento por aproximação Banco do Brasil

O Bando do Brasil também disponibiliza essa novidade para seus clientes. Você pode utilizar pulseiras, Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay e cartão. Basta entrar em contato com o banco para descobrir quais opções estão disponíveis para você.

Pagamento por aproximação é seguro?

Apesar da simplicidade e da popularização, ainda há quem tenha dúvidas se o pagamento por aproximação é seguro de verdade. Vale a pena pontuar alguns itens de segurança da tecnologia.

  • Compras criptografadas: cada compra usa uma criptografia diferente, tornando cada pagamento único.
  • Compras maiores demandam uso de senha: para compras acima de R$ 50 é necessário digitar sua senha, garantindo uma etapa a mais de segurança.
  • Bloqueio pelo aplicativo: alguns aplicativos permitem bloquear o uso do pagamento por aproximação sempre que o usuário determinar. Assim, em caso de perda ou roubo, não será possível utilizar esse método.

Para usar aplicativos de banco e configurar sua carteira virtual é preciso ter acesso à internet. Compare as ofertas de planos de celular disponíveis em sua região e escolha um com bom pacote de dados!

Como fazer pagamento com pulseira?

Certamente você já ouviu falar sobre a pulseira de pagamento por aproximação. Ela funciona de forma bastante parecida: basta aproximá-la da maquinha para que a transação aconteça. A pulseira tem um chip de NFC e usa os dados da sua carteira digital para realizar os pagamentos.

Como funciona pagamento por aproximação com smartwatch?

Nos smartwatches estão cada vez mais populares e os modelos mais tecnológicos basta configurar o app no celular e aproximar o relógio da maquininha de cartões para fazer o pagamento.

Como cadastrar o cartão por aproximação?

Para te ajudar a formar sua carteira digital e dar os primeiros passo no universo de pagamento virtual, trouxemos o passo a passo de como cadastrar o cartão por aproximação nas principais ferramentas. Confira.

Configurar Apple Pay

O Apple Pay funciona nas versões mais recentes de iPhones e outros dispositivos da Apple, como relógios inteligentes e tablets. Lembrando que é precisa fazer essa configuração em todos os dispositivos que deseja instalar o Apple Play.

É possível acionar até 12 cartões na sua conta, em aparelhos iPhone 8 ou superior. Nos modelos mais antigos, são suportados até oito cartões. Veja como configurar:

  1. Abra o aplicativo Wallet;
  2. Clique no ícone de +;
  3. Faça o scan do cartão (use a câmera para isso). É preciso posicionar o cartão dentro das margens que serão exibidas na tela;
  4. Siga as orientações do seu banco;
  5. Pronto! Você já pode usar seu iPhone para fazer pagamento por aproximação.

Obs.: alguns bancos pedem para instalar aplicativos complementares. Além disso, é a instituição que libera ou não o uso dessa tecnologia para o cliente.

Configurar Samsung Pay

Com o Samsung Pay, o consumidor também faz suas compras sem precisar carregar cartões. O aplicativo funciona nos aparelhos Galaxy S6 edge+, S7, S7 edge, Note5, A5 e A7 ou superiores. Veja como cadastrar cartão:

  1. Abra seu aplicativo Samsung Pay;
  2. Clique no ícone de +;
  3. Faça scan do cartão com sua câmera;
  4. Digite seu código PIN ou insira a digital para proteger o cartão;
  5. Também será necessário validar o cartão junto ao banco.

      Você acha que o pagamento por aproximação é seguro? Conte pra gente se já teve alguma experiência com essa tecnologia!