Compare planos de internet para sua casa

5 plataformas para estudar online

O acesso ao ensino à distância é facilitado principalmente pela evolução da tecnologia, que permite aos usuários ter em casa conexões de internet de alta velocidade, e pela criação de ferramentas online cada vez mais avançadas. 

Os cursos online também costumam ser mais baratos, rápidos e flexíveis para se adaptarem à rotina de cada um.

Além disso, com a recomendação de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, estudar remotamente deixou de ser uma opção para ser a única possibilidade para muitas pessoas. 

Por isso, preparamos uma lista com cinco plataformas que disponibilizam cursos e materiais grátis tanto para quem quer avançar na carreira, quanto para quem deseja se aperfeiçoar ou estudar para o vestibular. Confira!

Plataformas online para especialização ou cursos gerais

 

1 – FGV Online

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma universidade de renome na área de educação executiva. Atualmente, ela oferece mais de 80 cursos online e gratuitos com direito à certificado

Entre as áreas de estudo disponíveis estão: administração pública, direito, economia e finanças, humanidades, negócios, marketing, tecnologia e ciência de dados. 

Para participar, é só criar uma conta gratuita no site.

2 – Udemy

A Udemy oferece cursos online de variadas durações e em diversas áreas do conhecimento. A plataforma disponibiliza algumas formações gratuitas e devido ao isolamento social a oferta aumentou.

É possível encontrar centenas de cursos sobre marketing, métodos ágeis, liderança, linguagens e frameworks de programação (como o Ruby on Rails), entre outros.

3 – Coursera

No Coursera, a partir de um cadastro gratuito é possível fazer cursos ministrados por instrutores de universidade como USP, Princeton, Universidade de Michigan, London University e várias outras instituições internacionais. 

São centenas de opções nas áreas de escrita, psicologia, tecnologia, bem-estar e idiomas. Porém, os cursos gratuitos não contam com certificado. Para obter o seu ao concluir a capacitação, é necessário pagar uma taxa em dólar. 

Vale destacar que a Coursera agora está oferecendo também um curso para rastreamento de contatos da COVID-19 com seis horas de duração e aulas em inglês. Ao contrário das demais, essa formação gratuita possui certificado incluído

Plataformas de estudo para o vestibular

Para quem está na fase de pré-vestibular, separamos algumas plataformas que podem ajudar a manter os estudos em dia e até mais divertidos!

4 – Geekie Games

Nessa plataforma, o estudante pode informar o curso e a instituição que pretende ingressar e seguir um plano de estudo que contém aulas e testes com perguntas de vestibular

Só é possível avançar para o módulo seguinte após completar aulas e exercícios do anterior.

O Geekie Games segue o modelo freemium: uma parte dos conteúdos e atividades são gratuitas e outra exige assinatura, mas mesmo a versão pro possui uma semana grátis para testes.

5 – Aula Livre 

Sem cobrar nada, essa plataforma permite ao usuário assistir aulas de todas as disciplinas e acessar uma apostila inicial. 

A versão paga, que começa com R$ 12,90 mensais, podendo chegar até R$ 38,90/mês, de acordo com o plano e forma de pagamento escolhidos, inclui também a correção de redações e envio de perguntas aos professores. 

A disciplina de Atualidades, que é super importante nos vestibulares e ENEM, tem muitos vídeos gratuitos que valem à pena assistir. 

Essas são só algumas das opções de plataformas com os mais variados cursos. Certamente, você poderá encontrar aquela que melhor atende às suas necessidades. 

E então, gostou das dicas para estudar online? Deixe seu comentário abaixo!

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Caiena.