Portabilidade? Sim, Claro!

Luciana Pimenta
  • 0 comentários

Trocar de operadora sem precisar mudar o número de celular é, talvez, uma das melhores conquistas do consumidor.  Apesar de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter estipulado o direito à portabilidade telefônica há quase 10 anos, ela ainda gera muitas dúvidas ao consumidor.

A Claro, sendo uma das grandes empresas de telefonia, no Brasil e no mundo, esteve presente nesse momento de transição e foi uma das que se saiu melhor em proporcionar a mudança ao cliente. Pela experiência, é uma válida opção a ser considerada na hora de transferir seu número.

O Melhor Plano,que já fez um post com tudo o que você precisa saber sobre a portabilidade numérica, agora também vai te ajudar a entender a portabilidade na Claro!

Melhor Plano

O que o cliente Claro ganha com a portabilidade?

As companhias telefônicas sempre vão querer mais clientes usufruindo seus serviços e oferecem vantagens especiais para quem optar pela portabilidade. Isso resulta em inúmeras promoções, descontos e negociações que favorecem o consumidor.

Atualmente, por exemplo, a Claro está com a promoção Claro 800. Nela, o cliente que migrar dos concorrentes para o plano pré-pago tem benefícios por uma semana. Serão 800 MB para navegar 4G Max, com WhatsApp  liberado, SMS ilimitado para outras operadoras e chamadas também ilimitadas para NET Fone, Claro Fone e Claro de todo o país.

Uma boa negociação também pode acontecer entre o cliente e o vendedor, fazendo com que cheguem a um plano com um valor mensal que seja ideal para as necessidades do usuário sem ferir o orçamento, ou talvez até fazer uma economia.

O público tem considerado a portabilidade em suas barganhas para novos planos. Para se ter uma ideia sobre a adesão do serviço, no último ano, os brasileiros fizeram 3,3 milhões de mudanças. Desde que foi criado, em 2008, o aumento de números portados foi de 4.228%.

Mas, e a burocracia?

Sempre que há a ideia de mudar de fornecedor, contrato ou serviço, o primeiro pensamento costuma ser: “nossa, mas isso vai dar tanto trabalho”. Isso porque em várias situações do dia-a-dia os trâmites são cansativos e demorados, devido a vários processos internos.

Melhor Plano

No entanto, diferentemente do que a maioria pensa, a portabilidade pode ser simples e sem a burocracia esperada. A solicitação pode ser feita em qualquer lugar, uma vez que o serviço não é exclusivo para lojas físicas e enquanto a transferência não é concluída, o número continua sendo utilizado normalmente, sem causar danos ao consumidor.

Por isso, a gente explica como funciona para manter o seu número e trocar de companhia telefônica, da melhor forma possível.

E na prática, como se faz a portabilidade Claro?

  1. Defina para qual operadora você quer migrar

O primeiro passo é definir qual a melhor operadora para você e o plano ideal – veja aqui quais os planos que a Claro oferece.

  1. Confira o seu contrato atual

Depois disso, é importante que você veja em seu contrato atual se há alguma cláusula que impede a rescisão do contrato, ou se haverá multa. Isso é comum em planos de fidelização ou que ganhou algum bônus na negociação.

  1. Deixe tudo preparado

Ao tomar a decisão, é o momento de separar todos os documentos necessários: comprovante de residência, identidade (RG, Carteira de Motorista ou Passaporte) e CPF. Os dados devem ser correspondentes ao titular da linha, se não for o caso, deve-se solicitar a mudança de titularidade antes da portabilidade.

O cliente que tiver o interesse em fazer a transferência de empresa, mas mantendo o número atual, seja de linha fixa ou móvel, deve fazer a mudança entrando em contato com a nova operadora, seja por telefone, pelo site ou em uma loja fixa. Caso seja um plano pré-pago, basta pegar o chip com o número.

  1. Anote os protocolos

É importante que você anote todos os protocolos, para que seja possível acompanhar o andamento da mudança. Até ser concluída a portabilidade, o celular funcionará normalmente com a companhia telefônica antiga. A Claro recomenda que o aparelho seja compatível com a tecnologia e frequência utilizada por eles (3G ou 4G), para que o usuário aproveite tudo o que o novo plano tem a oferecer.

Outros pontos importantes

Vale ressaltar que a operadora atual não precisa ficar sabendo previamente sobre a decisão do consumidor de trocar de empresa. Ao iniciar o processo de portabilidade, a empresa a ser contratada comunica àquela que cederá o número. Quando a mudança for concluída, a antiga linha será, automaticamente, cancelada, não gerando mais cobranças para o cliente.

No entanto, existe uma regra da qual não há como fugir: o número deverá continuar com o mesmo DDD. Por exemplo, se o DDD é 31 não é possível permanecer o mesmo número com o DDD 41.

A Anatel permite que seja cobrado até R$4 por transferência, mas a maioria das operadoras faz de forma gratuita. Caso desista de fazer a portabilidade, o prazo para voltar atrás é de dois dias e não há cobrança alguma.

Em até três dias o consumidor está com seu número já utilizável na nova operadora. Em vários casos, o número será atualizado em menos de 24 horas.

Com a Claro, a portabilidade pode ser feita via SMS

portabilidade-claro

Quanto mais comodidade para o consumidor, melhor. Na Claro, o cliente tem a opção de requerer a mudança de operadora por meio de SMS, o que já facilita, uma vez que recebe o passo a passo do processo na tela do celular.

Para isso, é necessário adquirir um novo chip da Claro, colocá-lo no aparelho e enviar uma mensagem para 1970 com o DDD e o número que deseja fazer a portabilidade.  Será recebido um SMS solicitando o CPF do titular da linha, que após respondido é seguido da solicitação do código de segurança do chip da outra operadora.

Para descobrir o código, o celular deve ser desligado e o chip retirado, sendo substituído pelo da antiga empresa contratada. Com a troca, o usuário receberá um código de segurança que deve ser anotado, é ele que deve ser respondido ao recolocar o chip da Claro. Em instantes, é recebido outro SMS, solicitando uma autorização para o uso de seus dados cadastrais, que deve ser contestado com a palavra “SIM”.

Após esse processo, o cliente recebe o número do protocolo e informações sobre data e hora da portabilidade. Até o momento da troca, deve-se manter o chip da antiga empresa de telefonia para continuar recebendo chamadas.

Todo o passo a passo pode ser acompanhado no site da Claro.

Atendimento Claro

numeros da claro

Se ainda restar alguma dúvida, os canais de relacionamento e atendimento da empresa são múltiplos. Por telefone, as opções são ligar para 1052, 3004-3304 ou 0800 970 2150, contato disponibilizado para deficientes auditivos.

No site da operadora também é possível acessar um chat com um vendedor online, que tira todas as dúvidas instantaneamente.

Você também pode conferir informações completas sobre a Central de Atendimento da Claro que fizemos para facilitar o seu contato com a operadora.

Se o cliente está decidido em realizar a portabilidade Claro e já tirou todas as dúvidas, o meio mais fácil de obter o chip e realizar a troca é se dirigir a uma das lojas espalhadas por todo o Brasil. Para descobrir o endereço mais próximo, basta acessar o site, o aplicativo ou entrar em contato com os atendentes da operadora.

Casos em que a troca de operadora pode ser recusada

Dificilmente a portabilidade será negada pela operadora escolhida, apenas em alguns casos específicos podem influenciar no processo. Entre eles, se o cliente solicitou a mudança de empresa com um número de celular que não exista, ou os dados enviados estiverem faltando ou errados.

A Claro também pode recusar a portabilidade se o consumidor estiver com faturas pendentes na antiga operadora ou se estiver com pendências do nome titular da linha no Sistema de Proteção de Crédito (SPC) ou SERASA.

Fora isso, é só encontrar o plano ideal, aquele que mais se adequa ao seu perfil como usuário e ao seu bolso, realizar a troca e o melhor: continuar com o mesmo número. Para isso, confira o nosso comparador e veja quais são as melhores ofertas na sua região!

E você, já migrou de operadora?  Conte-nos como foi a sua experiência ou se ainda tem alguma dúvida!

Portabilidade? Sim, Claro!
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

4 comentários

Dicas

Portabilidade Vivo, Tim, Claro ou Oi admmelhorplano 14:15

Como trocar de operadora e manter seu número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone mais barato…