Ver planos da Oi

Descubra como fazer a portabilidade Oi e mudar de operadora

Se você quer saber como mudar para algum plano Oi sem mudar de número, continue lendo esse artigo. Vamos explicar direitinho como funciona a portabilidade Oi e dar dicas sobre o que se deve ficar atento na hora de mudar de operadora.

Como fazer portabilidade para Oi via SMS

Diferente das outras operadoras, o processo de portabilidade Oi não pode ser feito via SMS. Para os planos Pré-pago e controle, a única forma de solicitar a portabilidade Oi é pessoalmente nas lojas físicas. Apenas a portabilidade Oi para os planos pós-pago pode ser feita através da Central de Vendas da Oi.

Para fazer a portabilidade para a Oi, é preciso:

  1. Ir até uma loja Oi;
  2. Levar o seu cpf, RG e comprovante de residência;
  3. Solicitar a portabilidade para um plano da Oi.

Para descobrir qual a loja oi mais próxima é só acessar o site da operadora.

Para fazer a portabilidade oi para planos pós-pagos pela central de vendas, basta ligar para o número 0800 031 0001, das 8h às 22h. Os mesmos dados dos documentos que você deve levar com você até a loja na portabilidade presencial serão solicitados. Então, é bom estar com o RG, CPF e comprovante de residência em mãos antes de ligar.

Se você ainda está um pouco indeciso e não sabe ao certo qual plano contratar, as vezes é interessante comparar todos os Planos Odisponíveis e pesquisar um pouco mais para escolher o melhor plano. Afinal, você pode contratar o plano antes de realizar a portabilidade.

Portabilidade oi Fixo

Caso você deseje realizar a portabilidade para um Oi Fixo, além de poder escolher entre ir a uma loja fixa ou entrar em contato com a operadora pela central de vendas da Oi, você também pode acessar o chat no site e pedir para que eles entrem em contato com você.

Mude de operadora sem mudar de número

A portabilidade é o direito do consumidor de poder optar por trocar de plano ou prestadora de serviço e ainda sim manter o seu número de telefone, sem ter que passar por todos as inconveniências que trocar de número acaba provocando. Ou seja, o número é seu e não da operadora.

A portabilidade pode ser solicitada sempre do mesmo tipo de linha, mas independente do serviço contratado. Ou seja, você pode trocar quantas vezes quiser, seja de pré-pago para pós-pago, ou controle para pré-pago. Porém, no caso do telefone residencial a troca deve ser de fixo para fixo, ou de telefone celular para telefone celular. Não é possível realizar a portabilidade de um telefone fixo para um celular, por exemplo.

O consumidor também tem o direito de se arrepender e cancelar a portabilidade sem pagar nenhuma multa. Porém, ele tem até 48h para solicitar o cancelamento. E para consultar se o seu processo de portabilidade já aconteceu, é só entrar no site da ABR Telecom e digitar  seu número.

Se você não está muito familiarizado com o processo de portabilidade, separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar esse processo de forma mais segura, rápida e sem dores de cabeça.

Não cancele o número na antiga operadora

Uma coisa é muito importante na hora de realizar a portabilidade Oi: não cancele o seu número na operadora antiga. Todo o processo de portabilidade, inclusive o cancelamento do plano antigo, sempre é feito a partir da  solicitação na operadora para qual você quer mudar.

Sendo assim, se você deseja fazer portabilidade da Vivo para a Oi, por exemplo, você deve manter o seu plano antigo, realizar o processo de portabilidade da Oi e aguardar, que o seu plano antigo será automaticamente cancelado.

Fique atento às taxas e tempo de demora

Segundo a Anatel, a operadora pode cobrar uma taxa de até R$4,00 para realizar a portabilidade. Entretanto, é muito raro as operadoras realizarem essa cobrança, e a Oi faz parte do grupo que oferece a portabilidade de graça.

Porém, você deve ficar de olho em uma taxa que pode ser cobrada na operadora antiga. Caso o plano que você deseja cancelar exija um período mínimo de fidelidade que você ainda não cumpriu, uma multa no final do mês pode aparecer de surpresa na sua conta. Por isso, confira o seu contrato antes de mudar de número.

A Oi não informa quanto tempo ela geralmente realiza a portabilidade. Entretanto, por lei, a portabilidade deve ser feita em até 72h úteis. Mas é importante ficar ligado: Se você vai realizar a portabilidade do seu telefone fixo, o tempo de agendamento para a instalação da linha não entra nesse prazo.

Aproveite os combos e promoções

Caso você esteja interessado na portabilidade Oi Fixo, vale a pena ficar de olho  nas promoções do Combo Oi. Afinal, a operadora também oferece internet banda larga e TV por assinatura. E, geralmente, os produtos separados ficam mais baratos se contratados dentro de um combo.

Outra coisa importante é sempre conferir se você não está realmente escolhendo a melhor opção para você e comparar planos de outras operadoras, para se certificar de que está fazendo a escolha certa.

Caso você tenha mais dúvidas sobre como funciona a portabilidade, seja para qualquer operadora, o Melhor Plano tem um artigo completo que explica direitinho todas as suas dúvidas sobre o processo.

Leia também sobre: