Querendo mudar de operadora? Saiba tudo sobre a portabilidade Tim

Bianca Leonel
  • 0 comentários

Nos últimos anos, a Tim lançou diversas vantagens no mercado. Ligações ilimitadas com o Tim Black, bônus ao utilizar a internet no Tim Beta e alguns benefícios em aplicativos.

Com planos bem em conta, e que oferecem um bom pacote de dados, não é segredo que muitos clientes estão migrando para a operadora. Se você é um deles, esse post é para você. Hoje vamos explicar direitinho como funciona a tal da Portabilidade Tim.

Melhor Plano

Por que ser Cliente Tim?

A Tim, de fato, foi uma operadora que decepcionou bastante entre 2008 e 2010. Porém, é claro o esforço que ela vem fazendo para recuperar a confiança do consumidor. Se você está pensando em dar uma chance para a operadora, saiba que existem algumas vantagens interessantes em ser cliente Tim.

A primeira delas é a economia financeira. A Tim realmente possui planos bem econômicos para os seus clientes, e as suas ofertas são realmente vantajosas. O que nos leva a segunda vantagem, que é o bom pacote de dados.

A Tim resolveu que, uma forma de conquistar os seus clientes era através de uma boa internet. Por isso, nos últimos anos, ela vem se dedicando e investindo bastante na sua infraestrutura, se tornando a maior cobertura 4G do país.

Porém, nem tudo são flores. Embora a empresa vem demonstrando uma grande melhora, o seu atendimento ainda não tem boas notas nas pesquisas da Anatel. Mesmo tendo a nota que mais cresce a cada pesquisa, o atendimento da Tim ainda fica para trás em relação às outras operadoras e precisa melhorar.

portabilidade tim

Portabilidade Tim

Nas propagandas de televisão, parece muito fácil trocar a sua oferta telefônica, ou ir para uma operadora diferente. Porém, Mudar de operadora não é uma decisão fácil. Afinal, existem diversas coisas que precisamos pesar na balança antes de sequer pensar em mudar de plano, imagina de empresa de telefonia móvel?

O principal deles, de fato, é a economia financeira e as vantagens que aquele plano oferece. É preciso avaliar se a oferta realmente irá atender às nossas demandas, e se plano de fato cabe no seu bolso. Além disso, é preciso pensar em outras pessoas, também. Afinal, se a sua mãe é cliente Tim, e é para ela que você faz a maior parte das suas ligações, não vale a pena ser cliente Vivo, não é mesmo? Afinal, grande parte das ofertas Tim oferece ligações gratuitas para outro número Tim.

Melhor Plano

Porém, você pensou bem, avaliou todas as possibilidades e resolveu que, virar um cliente Tim vai ser muito mais vantajoso para você. Se apaixonou por um bom plano, como o Tim Beta, ou até mesmo está interessado em experimentar o Tim Black, a mais nova novidade da Tim. Mas não sabe como migrar para a operadora.

Bom, é aí que a Melhor Plano entra. Aqui no blog, fizemos um post especial para você entender como a portabilidade funciona e explicamos em detalhes como é que esse sistema funciona. Agora, a gente te conta tudo que você precisa saber sobre a Portabilidade Tim.

Mitos da portabilidade

  1. Trocar de operadora é sinônimo de trocar de número

Uma das coisas mais importantes é esclarecer de vez os mitos e dúvidas que surgem quando o assunto é mudar de operadora. Uma das dúvidas mais frequentes, e que inclusive impede muitas pessoas de mudar de operadora é: “Eu preciso mudar de número quando mudo de operadora?”. A resposta é simples: não, você pode manter o seu número antigo sem nenhum problema.

Imagina só a dor de cabeça que seria mudar de número de telefone para trocar de plano de celular? Ainda mais no mundo em que vivemos, onde a maioria das nossas redes sociais, perguntas de segurança do nosso email, contatos com pessoas, estão todas atreladas a esses pequenos 11 dígitos?

O termo portabilidade vai além do seu significado de “chegar a algum lugar”. Inclusive ele é bem específico. Trata-se da  Resolução nº 460/2007 da Anatel, que diz que: “O consumidor tem direito à portabilidade de seu número para outro plano de serviço ou outra prestadora”. Ou seja, é direito seu, protegido por lei, manter o seu número antigo.

Inclusive, uma coisa que é importante pontuar aqui: Se você é cliente Tim e vai mudar de estado, seja para estudar, ou até mesmo porque mudou de emprego, saiba que não é preciso mudar de número. A portabilidade também se encaixa na hora de manter o número antigo e trocar apenas o DDD.

Uma outra coisa que é preciso ficar clara: não é só numero móvel que entra na portabilidade. Os números fixos também. Então, se você se interessou por algum plano do Tim Fixo, saiba que a portabilidade é uma opção viável para a troca.

portabilidade tim

2. É preciso pagar uma taxa para realizar a portabilidade

De fato, segundo a resolução da Anatel, a operadora que está recebendo o cliente tem todo o direito de cobrar uma taxa extra pela portabilidade.

Porém, já que estamos falando especificamente da Portabilidade Tim, é importante ressaltar que a operadora não cobra nenhuma taxa para os clientes novos e faz a portabilidade gratuitamente.

3. É possível fazer a portabilidade apenas 1 vez

Aviso os amantes de promoções, que adoram economizar e não pensam duas vezes antes de trocar de operadora: você pode realizar a portabilidade quantas vezes você quiser.

Você inclusive pode até desistir da portabilidade. O cliente tem, por lei, 2 dias úteis para desistir de mudar de operadora. Porém, se você tem algum plano que exige fidelidade, saiba que pode ocorrer a cobrança de alguma multa por parte da sua operadora antiga.

Como mudar para a Tim

Mas afinal: Como que eu faço a portabilidade Tim e viro cliente da operadora?

O procedimento é simples, e você tem 3 opções para escolher qual a melhor forma e a mais prática para você. Seja qual forma você escolher, a troca é feita em até 3 dias úteis e você pode acompanhar todo o processo acessando o site da Tim.

portabilidade tim

Portabilidade Tim Online

Para quem gosta de resolver todos os problemas sem sair de casa, saiba que é possível sim fazer a portabilidade de forma online. É só entrar no site da Tim e acessar o Chat, solicitando a sua portabilidade. A atendente irá te explicar todos os procedimentos necessários facilitando ainda mais a sua vida.

Vá até uma loja Tim

Qualquer problema que você queira resolver, e que envolvam a operadora, é possível resolver diretamente na loja. Para realizar a portabilidade Tim, é preciso comparecer a uma loja física da operadora, levando um comprovante de endereço, documento de identificação com foto, CPF e, claro, o número da antiga operadora.

Se você é uma pessoa jurídica e quer fazer a troca para a sua empresa, não é preciso ir até a loja. Você pode entrar em contato ou com algum representante Tim, ou ligar para a central de relacionamento (0800 741 4141) e solicitar uma visita.

Portabilidade Via SMS

Você quis se tornar um cliente Tim, foi até a loja, comprou o chip, e descobriu só agora sobre a portabilidade. Para os apressadinhos de plantão, fica a dica: portabilidade Tim via SMS.

  • Coloque o seu novo ChipTim no aparelho e mande um SMS para o número 4441 com a palavra manter.
  • Responda a mensagem com o número da operadora antiga. Na hora de digitar o DDD, não precisa digitar o 0 (zero).
  • Um código de confirmação será enviado para o seu número antigo. Se você tiver dois celulares ou um celular dual chip, fica mais fácil fazer a troca. Se não, é só trocar os chips, anotar o código, e trocar os chips novamente.
  • Envie o código de confirmação e pronto! Agora é só aguardar. Dentro de alguns dias o número antigo vai ser cancelado e o novo plano vai se tornar vigente.

E então, gostou deste post? Conseguimos te explicar direito? Continue nos acompanhando que tem várias novidades vindo por aí! Se ficou com alguma dúvida, já sabe, é só comentar aqui embaixo que a Melhor Plano explica pra você.

Fica aqui uma dica de leitura: Tim Empresas: Entenda Como Funcionam Os Pacotes Empresariais

Querendo mudar de operadora? Saiba tudo sobre a portabilidade Tim
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…