Compare planos de celular

Portabilidade Vivo, Tim, Claro, Oi e Nextel: saiba como trocar de operadora

Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone mais barato, mas está com receio que mudar de operadora seja muito difícil e toma muito tempo, continue lendo esse texto.

A portabilidade numérica é o processo que possibilita usuários de telefonia móvel ou fixa trocar de operadora e manter o número de telefone.

Ou seja, a boa notícia para nós consumidores é que é MUITO FÁCIL trocar de operadora no Brasil. E existem leis para proteger seu direito de manter seu número e garantir que  o processo seja rápido.

Existem alguns passos rápidos e práticos para mudar de operadora. Nesse artigo, vamos ensinar como realizar esse processo e esclarecer as maiores dúvidas sobre a portabilidade no Brasil.

Como fazer portabilidade Vivo, Tim, Oi, Claro ou Nextel?

Para mudar de operadora e continuar com seu número antigo, basta seguir 6 passos bem simples:

  1. Encontre um novo plano que você deseja fazer a portabilidade.
  2. Verifique se você não possui nenhuma pendência com sua operadora atual (multa por rescisão de contrato, contas em atraso ou qualquer outra dívida). Caso tenha, quite-as.
  3. Entre em contato com a operadora do NOVO plano escolhido e diga que deseja fazer a portabilidade – isso mesmo, não é a operadora do seu plano atual!
  4. Forneça seus dados pessoais, o número do telefone fixo ou celular e o nome da sua operadora atual e siga as instruções.
  5. Anote o protocolo de solicitação e agende com sua nova operadora a habilitação do serviço. Normalmente não passa de 3 dias. Sua linha antiga continuará funcionando normalmente até o processo de portabilidade começar.
  6. Aguarde 2 horas para utilizar seu celular na nova operadora. Em menos de 1% dos casos a portabilidade Vivo, Tim, Oi ou Claro, pode demorar até 24 horas.

Esse processo é válido para clientes de todas as operadoras: Claro, Tim, Vivo, Oi e Nextel. Você não precisa passar pelo processo de cancelar sua linha com a sua operadora antiga.

Na verdade você não deve cancelar seu plano atual, porque só é possível fazer a portabilidade com uma linha ativa. A sua nova operadora é responsável por mantê-lo informado sobre o seu processo de portabilidade.

É importante lembrar que algumas operadoras fazem a portabilidade numérica via SMS. Então, você poderá comprar um chip novo, realizar a portabilidade e solicitar a adesão ao plano desejado por telefone.

Você também pode ir até uma loja autorizada e realizar a contratação do plano junto com a compra do chip. É importante lembrar que é preciso levar um documento de identificação e comprovante de residência junto com você para realizar a portabilidade.

Para você que ainda tem alguma dúvida sobre o processo de portabilidade, respondemos as principais perguntas sobre o tema. Confira:

  • como funciona a portabilidade;
  • se ela pode ser negada;
  • quanto tempo demora a mudança;
  • valores que podem ser cobrados;
  • entre outras informações importantes.

Pensando também em trocar de plano? Compare os pacotes disponíveis na sua região:

O que é portabilidade?

Em 2007, uma resolução da Anatel definiu que o consumidor não precisa passar por todo aquele processo de avisar os amigos, mudar a agenda e se sentir prejudicado na hora de mudar de prestadora de serviço.

Sendo assim, foi criada a portabilidade, um serviço que permite o consumidor a trocar a operadora de telefonia, sem precisar trocar de número de telefone.

A portabilidade é gratuita?

De acordo com a lei, o valor máximo que pode ser cobrado por cada solicitação de portabilidade é R$4,00. A maioria das operadoras hoje isentam seus clientes dessa taxa. Não faz muito sentido cobrar para ter um cliente, não é mesmo? Inclusive, algumas até dão descontos nos planos para você fazer a portabilidade!

Quanto tempo demora a portabilidade?

A operadora deve concluir a portabilidade em até três dias úteis após o pedido do usuário. Por isso, é importante ter em mão o número do seu protocolo, e acompanhar o seu processo de portabilidade com a operadora.

Se você tiver algum problema com sua portabilidade pode fazer uma reclamação na Anatel também.

Como consultar meu processo de portabilidade?

Para acompanhar seu processo de mudança de operadora pela portabilidade, é só entrar no site da sua operadora de destino e conferir o status do processo. Segue abaixo o link de cada operadora:

Quais são os tipos de portabilidade existentes?

A portabilidade pode ser feita tanto para números de celular, quanto para telefone fixo. Existem 3 tipos de portabilidade:

  1. Portabilidade de operadora: o cliente muda de operadora e mantém o número de telefone
  2. Portabilidade de endereço: o consumidor pode manter o número ao mudar para um novo endereço, trocando ou não de operadora desde que esteja no mesmo DDD.
  3. Portabilidade de plano: onde o usuário mantém o número ao mudar de serviço, por exemplo, pode mudar de um pré-pago para um pós-pago e vice-versa.

Saiba tudo sobre a portabilidade Tim

Como descobrir qual a operadora do número?

A ABR Telecom, entidade responsável pela portabilidade no Brasil, disponibiliza essa informação no link consulta qual operadora.

Ficarei sem sinal durante a portabilidade?

Você ficará sem sinal somente durante o período de transição, que normalmente dura 2 horas.

A portabilidade pode ser negada?

Sim. O pedido de portabilidade pode ser negado nas seguintes situações:

  • Se o número não existir, não pertencer a nenhum cliente, for temporário ou pertencer a um orelhão;
  • Quando os dados enviados pelo usuário estiverem incorretos ou incompletos;
  • Se houver em andamento outra solicitação de portabilidade para o mesmo número;
  • se o número for de serviço fixo e a portabilidade for para o serviço móvel ou vice-versa.

O usuário pode desistir do pedido de portabilidade?

Sim. O usuário poderá desistir da portabilidade em até dois dias úteis, sem nenhuma cobrança.

Devo cancelar minha linha antes para fazer a portabilidade?

Não, você não deve ligar para sua operadora e pedir para cancelar o serviço. Caso você cancele a linha, será impossível migrar o número para uma nova operadora. A linha tem de estar ativa para que o processo de portabilidade seja feito.

A sua nova operadora irá confirmar a portabilidade com sua operadora antiga e automaticamente o serviço antigo é cancelado, sem a necessidade de você entrar em contato com a empresa.

Ou seja, é só contratar o plano e pedir a portabilidade para a nova operadora!

Saiba como fazer a portabilidade para a Claro

Posso transferir meu pré-pago para um pós-pago de outra operadora ou vice-versa?

Sim. A portabilidade é possível mesmo em modalidades de serviços distintas. O que importa é o seu número de telefone, e não o serviço contratado.

Terei que pagar duas contas de telefone no mês em que fizer a portabilidade?

Sim, mas a cobrança será feita de forma proporcional. Serão pagos apenas os dias utilizados, tanto da sua operadora nova, como da sua operadora antiga.

Posso fazer a portabilidade mesmo tendo uma dívida na minha operadora antiga?

Sim. Mas a sua operadora de destino pode consultar sistemas de proteção ao crédito (SPC) e não aceitar a sua portabilidade.

Gostaria de fazer a portabilidade mas tenho um contrato de fidelização, como faço?

A Anatel permite que as operadoras de telefonia celular faça um contrato de fidelização com os clientes por um período máximo de 12 meses, desde que seja dada alguma vantagem para o consumidor.

Se você deseja fazer a portabilidade e ainda está no prazo de fidelização, você poderá fazer sem problemas, desde que arque com a multa pelo cancelamento antecipado do contrato.

Quantas vezes é possível pedir a portabilidade numérica?

Você pode mudar de operadora quantas vezes quiser, desde que respeite as regras.

Portabilidade Nextel: Tudo que você precisa saber!

Vou perder os meus contatos quando fizer a portabilidade?

Os seus contatos podem estar no seu telefone, na sua conta do Google (aparelhos Android) ou na sua conta Apple (iPhones), no chip, ou em todos eles. Os que estão salvos no chip se perderão, já que você terá que trocar o chip.

Aconselhamos antes de fazer a portabilidade, salvar todos os seus contatos no seu telefone ou na sua conta do Google ou Apple, para que não tenha esse problema.

Descubra como fazer a portabilidade Oi e mudar de operadora

Quem devo procurar se tiver dúvidas sobre o processo de portabilidade já solicitado?

Caso precise de mais informações sobre o seu processo de portabilidade, você deve entrar em contato com sua operadora de destino, que é a responsável por ele.

A sua operadora antiga poderá também prestar esclarecimentos necessários sobre serviços ou outros requisitos de sua relação comercial com ela. Porém, como operadoras possuem processos de portabilidade diferentes, é melhor procurar a operadora nova.

Qual a melhor operadora para fazer a portabilidade?

Não existe exatamente uma operadora que faz a portabilidade melhor do que a outra. É um direito do consumidor, que pode apresentar algumas vantagens dependendo da operadora de destino.

O mais importante antes de fazer a portabilidade é avaliar os preços dos planos e as vantagens que aquela operadora te oferece e que a sua operadora atual não.

Além disso, é importante verificar a qualidade do serviço que será contratado. Você pode verificar a avaliação da sua operadora na maior pesquisa da Anatel sobre as melhores operadoras em cada estado.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre portabilidade que não foi respondida nesse post, você pode comentar aqui embaixo que a gente te responde.

E se você, além de trocar de operadora, também estiver pensando em mudar de plano de celular, compare as ofertas disponíveis na sua região e comece a economizar!

Leia também: