Compare e Economize

Qual o melhor tipo de plano de celular? Tudo sobre controle, pré-pago e pós-pago

Você está pensando em trocar de plano de celular? O seu pacote atual não está sendo suficiente?

Ou esse é seu primeiro plano e você não sabe como escolher?

Como existem diversas ofertas e opções diferentes de planos, muitos consumidores ficam perdidos e acabam escolhendo uma opção que não combina com seu perfil.

Pensando nisso, montamos esse guia completo, explicando tudo sobre as opções de planos de celular e respondendo algumas dúvidas, como:

  • Qual a difereça entre pré-pago e pós-pago?
  • Como funciona o plano controle?
  • Como saber o melhor pacote para as minhas necessidades?

Além disso, vamos mostrar as vantagens e desvantagens do pré, pós-pago e controle. Assim, você consegue saber qual opção te atende melhor, sem enganação!

Qual a diferença entre controle, pré-pago e pós-pago?

Antes de escolher um pacote para contratar, é preciso entender o que cada modalidade de plano significa.

De forma bem resumida:

  • O pré-pago é um plano em que você paga antes de usar, comprando créditos.
  • O pós-pago é o contrário do pré: você paga ao final de todo mês. Ou seja, usa antes e paga depois;
  • O controle é uma espécie de meio termo entre pré e pós-pago. Ele, geralmente é pago no final do mês, como o pós, porém possui um gasto pré-limitado, como ocorre com os créditos.

Para entender mais a fundo, confira os detalhes de cada um abaixo:

Plano pré-pago

Um plano pré-pago é aquele no qual você precisa comprar créditos para usar o celular.  Cada ligação feita, SMS enviado ou acesso a internet vão descontando esses créditos de acordo com uma tarifa proposta pela operadora.

Para ter um pré-pago basta comprar um chip e fazer o cadastro dele.

Depois, você deve escolher algum pacote pré-pago da operadora. Por exemplo, existem planos que dão descontos nas tarifas de ligações, outros que cobram o uso da internet por dia ao invés de tempo de uso, entre outros…

Para colocar créditos no seu aparelho, você pode comprar em estabelecimentos, como bancas de jornal, lotéricas e supermercados, ou pela internet através da recarga online.

É válido consultar a sua operadora para saber onde você pode efetuar as recargas!

Vantagens do pré-pago

  • Indicado para quem prefere não ser surpreendido com os gastos em telefonia móvel. Pagando antes de usar, você consegue controlar as despesas mais facilmente;
  • Não há taxa de assinatura, nem contrato de adesão ou período de fidelidade. Você paga apenas para utilizar os serviços da operadora de acordo com as suas necessidades e pode trocar de plano ou de operadora quando quiser;
  • Você possui mais flexibilidade. É ideal para quem tem consumo irregular, ou seja, gasta mais em um mês e menos no outro.

Desvantagens do pré-pago

  • Os pacotes de internet costumam ser menores em comparação aos outros tipos de plano;
  • O valor por minuto das ligações, geralmente, é maior em relação às outras modalidades;
  • Se você precisa colocar crédito toda semana, talvez seja melhor migrar para um plano com mais benefícios, pois os gastos podem estar sendo maiores. O controle dos gastos, que antes era uma vantagem, pode acabar se perdendo com tantas recargas.

Os planos pré-pagos valem mais a pena para usuários que não usam muito o aparelho, seja para fazer ligações, mandar SMS ou navegar na internet. Também são ideais para quem precisa de um limite quando se trata de gastos com celular, como adolescentes.

Ficou interessado (a)? Confira a lista dos melhores planos pré-pago desse ano!

Plano controle

O plano controle é como se fosse um intermediário entre pré-pago e pós-pago, no qual você escolhe um valor e os benefícios que deseja, de acordo com cada operadora, e paga um valor fixo por mês.

É comum que as pessoas acabem pensando que os planos controle são iguais aos pós-pago, já que é pago em uma fatura no final do mês.

Apesar de não precisar ficar recarregando o seu celular, caso o pacote contratado acabe, é preciso adquirir um adicional para continuar fazendo ligações, enviando mensagens de texto e acessando a internet.

Por isso, é importante que você escolha bem o plano controle que mais combina com as suas características de uso, para não acabar gastando muito acima do valor contratado se você precisar comprar pacotes adicionais toda hora.

Vantagens do controle

  • Oferece comodidade, pois não precisa ficar colocando créditos no celular;
  • Auxilia no controle de gastos, já que o valor pago mensalmente é sempre o mesmo. Ainda que a sua franquia acabe, você deve decidir se quer ou não contratar um pacote adicional antes do final do mês;
  • É ideal para pais que querem dar um celular para os filhos, pois você sabe exatamente quanto vai gastar com isso, podendo impor limites;
  • Os pacotes são mais baratos em comparação aos pós-pago, ideal para quem não quer gastar muito com isso.

Desvantagens do controle

  • Os pacotes de serviços são menores do que os do pós-pago, não sendo uma boa opção para quem já sabe que vai extravasar o limite e precisar adquirir pacotes adicionais;
  • Pode ser necessário acompanhar os gastos diariamente para garantir que os créditos não irão acabar antes do início do próximo ciclo.

Os planos controle são mais indicados para usuários que possuem um maior conhecimento sobre a quantidade de minutos e de SMS que utilizam, sem fugir do padrão mês a mês.

Confira alguns planos controle disponíveis na sua região:

Plano pós-pago

O plano pós-pago é aquele que funciona examente de maneira oposta ao pré-pago. Ou seja, ao invés de você colocar créditos no seu celular e usar pelo resto do mês, primeiro você usa (faz ligações, manda SMS, acessa a internet) e depois recebe uma fatura na sua casa com os serviços utilizados e os respectivos valores a serem pagos.

No entanto, ao contrário dos planos controle, os quais você pode decidir se deseja contratar um pacote adicional ou não, as despesas apenas vão se acumulando até o fechamento da sua fatura.

Apesar de na hora em que você for adquirir um plano pós-pago ser necessário optar por um pacote em especial, quando a quantidade de minutos, SMS ou dados acaba, você nem sempre é notificado ou tem controle sobre o uso excedente.

Vantagens do pós-pago

  • Os pacotes oferecem maior quantidade de benefícios , como mais minutos, maior número de SMS ou dados inclusos;
  • Permite que você inclua dependentes, como filhos ou parentes, ou amigos, para que a conta no final do mês possa ser dividida por todos. O valor acaba sendo inferior do que contratar um plano para cada indivíduo separadamente;
  • Não é necessário recarregar o seu celular, você sempre terá créditos para fazer ligações, enviar mensagens de texto e navegar pela internet.

Saiba mais sobre os melhores planos família de celular!

Desvantagens do pós-pago

  • Não há limite para usar os serviços, o que poderia estar listado como vantagem, porém, pode acabar se tornando uma bola de neve e você receber uma surpresa nada agradável na sua fatura;
  • Em alguns casos, é cobrada uma taxa de habilitação pela operadora.
  • Na maioria das vezes, possui prazo de fidelidade.

Quem se adapta melhor aos planos pós-pagos são, geralmente, pessoas que usam muito o celular, seja por questões pessoais ou profissionais, além de indivíduos que não podem ou não querem de forma alguma ficar desconectado.

Além disso, o pós é um tipo de plano indicado para quem usa todos os serviços que um pacote pode oferecer e é capaz de controlar ou pagar pelos gastos com isso sem preocupações.

Confira alguns planos pós-pagos disponíveis na sua cidade:

Como saber qual tipo de plano de celular é o melhor para você?

Depois de aprender tudo sobre cada tipo de plano para celular, você ainda pode estar em dúvida sobre qual a melhor opção para você. Por isso, vamos te ajudar com 3 dicas para descobrir qual pacote  oferece mais vantagens de acordo com o seu perfil:

1. Saiba quais são os serviços que você mais utiliza

Analise como você usa os serviços no seu celular.

Você faz mais ligações? Manda mais mensagens de texto? Acessa muito a internet?

Se você faz muitas ligações, talvez o ideal sejam planos pós-pagos, já que a maioria possui minutos ilimitados para qualquer operadora.

Se você mais recebe ligações do que faz e não acessa muito a internet no celular, um pré-pago é o suficiente. Mas, se você quer um pacote maior e consegue manter um padrão de uso para não extrapolar, vá de controle.

Uma boa forma de fazer essa análise é separando suas últimas 3 contas e verificando o que foi consumido. Então, compare o consumo com as ofertas de planos disponíveis na sua cidade.

2. Anote as suas despesas com recargas

Se você tem um plano pré-pago, mas está sempre sem créditos, é importante parar para analisar se isso está sendo vantajoso para você.

Afinal, muitas pessoas acabam escolhendo um pré-pago por achar que os valores são mais baixos. No entanto, se você recarrega o seu celular toda semana com 30 reais, por exemplo, no final do mês vai ter gasto mais de 100 reais, sendo possível encontrar um pacote controle com custo-benefício melhor.

3. Conheça a qualidade do sinal das operadoras

Antes de pensar em contratar ou trocar de operadora, é fundamental saber se o sinal da prestadora que você deseja possui uma boa qualidade na sua região.

Não adianta encontrar um pacote com todos os serviços que você deseja por um preço barato, se o seu aparelho não funcionar nem dentro da sua própria casa.

Uma ideia é perguntar para os seus vizinhos e conhecidos dos arredores qual operadora eles têm e se a qualidade do sinal tanto para ligações quanto para internet é boa.

Você também pode conferir a opinião de milhares de pessoas através da pesquisa sobre a satisfação dos usuários feita pela Anatel. No mapa que montamos com o resultado, você pode conferir as melhores operadoras de celular em cada estado e em diversos critérios!

E então, qual plano você acha melhor: controle, pré-pago ou pós-pago? Deixe seu comentário para a gente!

Veja Também: