Compare planos de celular

Top 10: saiba quais aplicativos consomem mais internet no celular

Quer economizar no seu pacote de dados? Então, descubra quais aplicativos consomem mais internet no celular!

Você sabia que depois de instalados no seu smartphone, alguns aplicativos ainda consomem seus dados, mesmo não estando em uso? Eles continuam funcionando em segundo plano e são grandes vilões no consumo de dados móveis. Além disso, também podem drenar a sua bateria.

Por isso, fizemos uma pesquisa e verificamos o quanto cada app consome de internet. Verifique o ranking abaixo e saiba quais deles estão gastando mais da sua conexão!

Confira também algumas dicas para economizar a internet do celular!

Quais aplicativos consomem mais internet no celular?

Para responder essa pergunta, fizemos uma pesquisa utilizando o aplicativo My Data Manager, que monitora o consumo de dados. Verificamos os consumo dos principais aplicativos utilizados no Brasil. É preciso ressaltar que o consumo pode variar de acordo com seu aparelho e com a operadora de internet.

Confira abaixo o ranking dos aplicativos que mais consomem internet no celular:

10. Bancos

Testamos dois aplicativos diferentes: Banco do Brasil e Banco Inter. O consumo em ambos foi muito parecido.

De todos os aplicativos testados eles foram os que menos consumiram dados.  Consultar extrato, saldo, efetuar dois pagamentos e uma recarga resultou em um consumo de 0,9MB.

9. Google Chrome

Utilizar o aplicativo para navegar em sites e blogs resulta em um consumo de 7MB para carregar 10 páginas. Por isso, o app está na 9ªposição. 

Vale lembrar que em nenhuma das páginas visitadas continha vídeo ou áudio. Esse tipo de conteúdo pode gerar um consumo maior.

8. Twitter

Na plataforma é possível postar textos de até 140 caracteres e discutir sobre os mais variados assuntos. Atualmente a rede social também permite a visualização de vídeos.

Em nossa pesquisa, o uso da ferramenta durante 10 minutos apresentou um gasto de 8,5MB. Valor menor que de outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

Conteúdo Relacionado:  Tim Banca Virtual, uma banca de revistas virtuais 24 horas!

7. Spotify

Gosta de ouvir música no trajeto do trajeto do trabalho? A boa notícia é que o consumo do app não é dos mais absurdos.

Utilizar o serviço de streaming de músicas durante 10 minutos consumiu 9,3MB. Mas vale lembrar que, dependendo do tempo que você passa usando o Spotify, esse valor acumulado pode acabar gerando um gasto grande da sua franquia.

Uma opção para poupar dados é baixar as músicas enquanto estiver conectado em uma rede Wi-Fi. Dessa maneira você poderá ouvir suas músicas enquanto estiver offline. No entanto, essa opção só é válida na versão paga do aplicativo.

6. Waze

Muitas pessoas utilizam o aplicativo de mapas para encontrar trajetos alternativos e economizar tempo e combustível.

Porém, o seu pacote de dados será bastante afetado se o uso for contínuo. Em um percurso de 10 minutos foram gastos 11,5MB.

5. Instagram

A rede social que tem como foco principal a fotografia, mas que também permite o compartilhamento de vídeos e stories, também pode acabar com seu pacote de internet. Passar 10 minutos visualizando as postagens de seus seguidores consome 11,8MB.

Leia também: Conheça o plano da Tim que oferece Instagram ilimitado, sem descontar na franquia de dados.

4. Facebook

A rede social mais usada do mundo também pode esgotar com sua internet em pouco tempo de uso.

Navegar pelo feed durante 10 minutos resultou em um consumo de 20MB. Durante esse tempo não abrimos nenhum link e também não reproduzimos vídeos. Nesse caso, a rede provavelmente gera um gasto ainda maior se forem utilizadas todas as funcionalidades da plataforma.

3. WhatsApp

Quando utilizado apenas para a troca de mensagens de texto, o aplicativo usa 0,01 MB a cada 20 mensagens enviadas ou recebidas.

Porém, com a troca de mensagens que contenham gifs, vídeos e links, o consumo sobe para 21MB. Além disso, realizar uma chamada de 5 minutos gasta 20,7MB de sua franquia de dados.

Ou seja, se você só troca mensagens pelo wpp, o consumo é menor que os demais aplicativos. Porém, se você utiliza todas as funcionalidades, o gasto com a internet vai às alturas.

Conteúdo Relacionado:  6 aplicativos para ouvir e baixar música grátis

2. Netflix

Assistir conteúdos em boa qualidade implica em um consumo aproximado de 5MB por minuto.

Navegar por 10 minutos na plataforma resulta em um gasto de 50MB. A dica para economizar é baixar o conteúdo que quiser assistir enquanto estiver usando o Wi-Fi e acessá-lo offline.

1. YouTube

A plataforma de vídeos ocupa o primeiro lugar da lista quanto o assunto é consumo de dados móveis. Se você tem o hábito de utilizar canal de vídeos a todo momento, fique atento quando estiver sem Wi-Fi.

Um vídeo com duração de 9’30’’ minutos, com resolução de 360 pixels, consome 56MB de dados.

Dicas para evitar o consumo de dados

Agora que você já sabe quais aplicativos consomem mais internet, é hora de mudar essa situação para economizar nos dados móveis.

Algumas dicas importantes podem te ajudar com isso:

1. Pesquise planos que oferecem aplicativos grátis

Recentemente, muitas operadoras passaram a oferecer internet ilimitada para acessar aplicativos como: WhatsApp, Instagram, Messenger, Waze, Easy Táxi e até YouTube e Netflix.

Por isso, vale a pena pesquisar e comparar os planos de celular para saber quais possuem esses benefícios e se vale a pena para o seu tipo de consumo.

Na hora da pesquisa, fique atendo se o benefício cobre todas as funcionalidades do app. Alguns planos oferecem whatsapp ilimitado, por exemplo, mas só é válido para envio e recebimento de mensagens, o que não é tão vantajoso.

2. Restrinja o uso de dados em segundo plano

Mesmo que você não esteja usando um aplicativo, ele continua consumindo sua internet e a bateria do seu aparelho. Para resolver isso, você deve desativar o uso dos dados em segundo plano:

  1. Vá em Configurações
  2. Depois em Uso de dados>Economia de dados;
  3. Vá em Acesso Irrestrito de dados
  4.  Desmarque os aplicativos quer desativar em segundo plano.

Ao desativar esses aplicativos você economiza tanto a bateria como o consumo de dados móveis.

Conteúdo Relacionado:  Saiba tudo sobre a programação Fox na TV e no Fox Play

3. Retire os aplicativos da atualização automática

A atualização dos aplicativos também pode consumir sua internet. Retirá-los do modo de atualização automática te ajuda a economizar dados móveis porque você pode permitir as atualizações apenas quando o aparelho estiver conectado em redes Wi-Fi.

4. Defina um limite de uso de dados diários.

Alguns aparelhos permitem que você defina um limite de uso dos dados móveis por dia:

  1. Vá em Configurações;
  2. Depois em Conexões sem fio > Uso de dados 
  3. M arque a opção Definir o limite de dados móveis.

Pronto, agora você terá o controle do consumo de dados.

Baixe aplicativos que verificam e controlam o consumo de dados móveis como o My Data Manager, Monitor de Uso de Dados e o Opera Max, por exemplo.

Leia também:

Como atualizar todos os aplicativos? Passo a passo para manter seu smartphone sempre funcionando!

E você, utiliza esses aplicativos no seu dia a dia? Conta para gente nos comentários. Aproveita e compartilha esse post com seus amigos e os ajude a economizar também!