Chega de rede móvel indisponível! Evite esse problema!

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

A mensagem de rede móvel indisponível está aparecendo no seu celular?

Quando isso acontece, não é possível fazer ligações e nem navegar na internet ou utilizar aplicativos que dependem da rede de dados móveis 3G e 4G.

Portanto, esse pode ser um grande incômodo, principalmente se você estiver precisando se comunicar com alguém com mais urgência. Mas não se preocupe! Para te ajudar, o Melhor Plano preparou este post com um passo a passo sobre como resolver esse problema nas operadoras Tim, Vivo, Oi e Claro, as principais do país. Confira!

Melhor Plano

O que é rede móvel indisponível?

Rede móvel indisponível

Antes de falarmos sobre o passo a passo para solucionar esse problema, vale entender um pouco por que isso acontece na maioria dos aparelhos de celular. Podem ser várias as causas, mas vamos listar aqui as principais:

Localização do telefone

À medida que você vai se deslocando pela cidade, o seu aparelho fica procurando os melhores pontos ao redor para se conectar. Dependendo de onde você estiver, pode ser que a rede tenha um sinal mais fraco ou que seu celular fique fora da área de cobertura. É aí que aparece a mensagem de erro na sua tela.

Por isso, se o erro acontecer frequentemente pode ser que a cobertura da sua operadora não te atende bem. Então, a melhor opção é pesquisar outras ofertas e trocar de plano.

IMEI não encontrado

A rede indisponível também pode acontecer quando a sua operadora não consegue encontrar o IMEI (sigla que significa International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) do seu aparelho.

Isso pode estar relacionado à utilização de um firmware (instruções programadas no hardware de um equipamento) ou versão do sistema operacional desatualizadas.

Problemas na rede da Operadora

Melhor Plano

A rede móvel indisponível também pode estar relacionada à sua operadora, como:

  • problemas temporários ou manutenção na região em que você se encontra
  • sinal fraco na área;
  • falta de cobertura no local.

Outros dois fatores que podem provocar a indisponibilidade de rede são problemas no próprio aparelho ou no seu chip.

Como resolver o problema de rede móvel indisponível?

Agora vamos ao que interessa: a solução! Vamos mostrar um passo a passo de cada uma das ações que você pode tentar para resolver o problema. Vamos lá?

Se o problema não for um software desatualizado, algumas medidas simples podem ser a solução.

1. Utilizando o modo avião

Experimente deixar o celular no modo avião ou modo offline por alguns segundos. Para acionar essa função pressione o botão de ligar e desligar do seu smartphone e toque no ícone do avião ou vá até as opções de configuração e selecione o “Modo avião”.

Em seguida, tente fazer uma chamada. Vai aparecer na tela uma mensagem de que você se encontra no “Modo offline” e se quer voltar para o online. Toque no botão “Ok” e se conseguir completar a ligação, o problema estará resolvido.

Outra tentativa válida é desligar o aparelho por alguns segundos e ligá-lo novamente para checar se a rede está disponível novamente.

2. Selecionando uma rede manualmente

Essa função permite que o próprio usuário escolha manualmente com qual rede seu smarphone deve se conectar. Siga o passo a passo abaixo para fazer a seleção:

  1. acesse o menu de Aplicações ou Configurar;
  2. toque na opção Mais;
  3. depois selecione Redes Móveis ou Redes celulares;
  4. e vá em Operadoras de Rede para que o aparelho faça uma pesquisa das redes que estão disponíveis na área onde você se encontra e escolha a rede de sua operadora.

3. Acionando os dados roaming

É outra solução simples possível. Os dados roaming permitem que seu aparelho receba os dados de uma rede que não pertence a sua operadora, o que pode gerar custos adicionais ao seu plano de telefonia móvel se ele não oferecer esse serviço.

Para acionar essa função, faça o seguinte caminho: “Aplicações” ou “Configurar” > “Mais” > “Redes Móveis ou Redes celulares” > “Dados roaming” ou “Roaming de dados”. 

Leia também: Tudo sobre roaming internacional

4. Corrigindo erro de firmware

Esse erro acontece em aparelhos Android quando o sistema operacional não é o original de fábrica, o que gera bugs que levam à indisponibilidade da rede móvel.

Nesse caso, é preciso reinstalar a versão original do Android do celular. O melhor é procurar um técnico especialista para fazer o procedimento de forma correta e com toda a segurança para garantir que o seu aparelho não seja danificado.

5. Restaurando as configurações de fábrica

Restaurar as configurações de fábrica elimina todos os aplicativos, contatos e dados salvos no seu smartphone, mas também pode ser uma saída para resolver o problema da rede móvel indisponível. Antes de começar o procedimento, faça um backup dos seus arquivos para depois poder salvá-los no aparelho novamente.

Veja em cinco passos como fazer a restauração de padrão de fábrica no seu celular:

  1. acesse o menu de Aplicações do seu Android;
  2. entre em Configurar (em alguns aparelho pode ser que você tenha essa opção direto);
  3. toque em Fazer backup e redefinir;
  4. selecione a opção Restaurar dados de fábrica;
  5. clique em Restaurar Telefone.

6. Verificando o seu chip

Chips mau posicionados, oxidados ou com algum tipo de sujeira ou arranhões também podem provocar a indisponibilidade da rede. Primeiro, desligue completamente o aparelho e só depois verifique como está o chip. Se necessário, remova a bateria.

Retire e reposicione o chip no slot (a parte do aparelho onde ele fica). Se ele estiver oxidado ou sujo, limpe cuidadosamente a parte metálica com uma borracha de apagar lápis comum, ligue o aparelho e veja se a rede está disponível.

7. Atualizando seu sistema operacional

Como já mencionamos, a rede móvel indisponível pode estar relacionada a um sistema operacional desatualizado. Nesse caso, a recomendação é atualizar o software do aparelho para a versão mais recente.

Você mesmo pode fazer isso. Veja como é fácil:

  1. vá até o menu de Aplicações;
  2. entre em Configurar (ou vá direto nessa opção);
  3. toque em Sobre o Telefone;
  4. selecione a opção Atualizações do Sistema e aguarde a verificação para saber se existem atualizações disponíveis.
  5. se for esse o caso, baixe e instale as atualizações

OBS.: para fazer esse procedimento, a bateria do seu celular deve estar totalmente carregada).

 

E aí, conseguiu arrumar sua rede móvel? Conte pra gente qual o seu problema e se alguma operadora te deixa com a rede indisponível frequentemente.

Leia também:

Chega de rede móvel indisponível! Evite esse problema!
1 (20%) 1 vote

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

6 comentários

Dicas

Os melhores planos família para celular de 2018 admmelhorplano 15:40

Se você é casado, tem filhos ou mora com seus pais e está querendo economizar nas contas da casa já deve ter se deparado com…

9 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

12 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…