Compare planos de celular

Confira as 10 redes sociais mais usadas Brasil e no mundo

Você já deve ter ouvido dizer que os brasileiros amam as redes sociais, certo? Mas você imagina qual a rede mais usada aqui e no mundo? WhatsApp? Facebook? YouTube?

Números do relatório Digital in 2017, do site We Are Social, mostram que o Brasil é terceiro país que mais acessa internet no mundo.

Quando o assunto são redes sociais ocupamos a segunda posição, perdendo apenas para as Filipinas. São mais de 3 horas diárias acessando as redes sociais.

Tanto tempo gasto nas redes faz com que ela seja não só uma plataforma para diversão, como também para negócios.

Ficou curioso para saber qual é a mais usada ou está procurando qual a melhor plataforma para divulgar a sua empresa? Então confira:

  • As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2018
  • Quais as redes sociais mais usadas no mundo

Se você é viciado em redes sociais compare os planos de celular e contrate a melhor oferta de internet móvel.

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

No Brasil, 58% da população brasileira é usuária das redes sociais. Mas, você consegue chutar qual a mais usada de todas?

Então, confira a lista atualizada em 2018:

10. Snapchat

Na décima posição, o aplicativo do fantasminha está prestes a sair do Top 10 das redes sociais mais usadas no Brasil.

O aplicativo foi uma verdadeira febre há pouco tempo atrás por acrescentar filtros nas fotos e produzir vídeos rápidos de poucos segundos.

Apesar de ter caído bastante em acessos, a empresa está em busca de novos recursos para voltar a crescer. A proposta mais recente é fruto de uma parceria com a Amazon. A ideia é que o usuário possa efetuar a compra de itens que estejam disponíveis no site da Amazon, mas ainda está em fase de testes.

9.Messenger

Esse é o serviço de mensagens instantâneas do Facebook. Ele é o mesmo chat, que já existia na plataforma desde o começo, mas em uma versão app para facilitar a troca de mensagens pelo celular.

O Messenger começou como um meio de conversa entre pessoas, mas têm sido uma tendência em empresas que desejam melhorar seu atendimento. Muitas delas utilizam bots (robôs) que geram respostas automáticas aos seus clientes, resolvendo mais rapidamente os problemas.

Para utilizá-lo na versão para celular é necessário baixar o aplicativo. E não é mais necessário ter conta no Facebook para usar o Messenger. 

8. Google+

Segundo dados da pesquisa Social Media Trends 2018 o Google + é considerada uma rede praticamente inabitada, isso porque o engajamento e muito baixo.

O número de usuários cadastrados na plataforma só é alto porque ocorre uma vinculação automática do Google+ ao criar uma conta no Gmail. Porém, 90% das pessoas não se engaja nessa rede.

Veja também: Conheça os melhores planos de celular e economize!

7.Pinterest

Voltado, sobretudo, para a fotografia, design e decoração, o Pinterest é uma plataforma perfeita para quem busca inspiração.

Basta criar pastas e salvar seus itens favoritos e acessá-los quando precisar. É possível também criar seus próprios pins (são posts interativos que quando clicados, levam o usuário ao site de origem do conteúdo) e compartilhá-los na rede social.

Uma dica para quem quer bombar nessa rede, é produzir fotos de qualidade, combinando cores e outras peças estéticas, ou produzindo imagens com caráter viral, como checklists e frases motivacionais.

6.LinkedIn

Usada para recrutamento profissional, o LinkedIn é voltado para o mundo corporativo.

Através da plataforma o usuário cria um currículo virtual que é utilizado para se candidatar às vagas. É  possível seguir profissionais e empresas de seu interesse e promover network. A plataforma também permite a publicação de textos e compartilhamento de posts.

5. Twitter

Com 30 milhões de usuários ativos no Brasil, a plataforma é famosa pelo uso das hashtags. 

No Twitter as pessoas comentam e debatem sobre os mais variados assuntos. E através do engajamento conseguem subir suas hashtags e fazer com que o tema fique entre os mais lidos.

Também é nessa plataforma que os principais conteúdos virais começam a surgir, como memes e discussões engraçadas.

4. Instagram

O Instagram é uma rede social de fotos e vídeos.

Desde quando foi comprado pelo Facebook a plataforma passou por algumas mudanças. A introdução do Stories, proporções diferentes para fotos, dentre outros, fizeram a rede cair no gosto popular.

Recentemente, o Instagram lançou o IGTV que permite ao usuário criar um canal (estilo YouTube) e postar vídeos maiores. Outra novidade apresentada pela empresa foi a conta comercial, similar ao Facebook Ads.

Leia também:

Tim Instagram Ilimitado: conheça os planos para navegar sem descontar da franquia

3. YouTube

A plataforma de streaming vive seu apogeu com a explosão dos Youtubers. Ela é usada para entretenimento, informação, negócios, entre outros temas.

Sem dúvidas foi um marco tanto no consumo quanto na produção de material audiovisual. Muitas pessoas chegam a dizer até que ela será a TV do futuro.

Qualquer um pode criar uma conta no Youtube e postar seus vídeos. Os canais com mais seguidores e curtidas, costumam receber placas como prêmio pelo feito.

Seus vídeos ficam travando ou demoram a carregar? Compare planos de banda larga e troque a sua!

2. WhatsApp

Se eu te disser que mais da metade da população nacional tem uma conta no WhatsApp você acredita?

São 120 milhões de pessoas utilizando o aplicativo como meio de comunicação. Sem contar que o WhatsApp Business possibilita um novo cenário para as empresas.

O aplicativo atrai muitos usuários pela praticidade em enviar e receber mensagens não só escritas, como também imagens, vídeos e áudios. Além disso, a lista de “amigos” é integrada com os contatos do seu telefone.

Tal sucesso, inclusive, fez com que muitas operadoras lançassem planos com WhatsApp ilimitado.

Leia também: O que fazer quando o WhatsApp parar de funcionar.

1. Facebook

Talvez não seja novidade. Por aqui a empresa de Mark Zuckerberg lidera o ranking, sendo a rede social mais utilizada.

O Brasil é o terceiro país mais ativo na plataforma, atrás apenas de EUA e Índia. A grande visibilidade aliada às várias possibilidades de uso, fazem do Facebook um espaço ideal para aproximar empresas e pessoas.

Mas será que essas são também as redes sociais mais usadas no mundo?

Quais as redes sociais mais usadas no mundo?

Com 2.234 milhões de usuários ativos, o Facebook também lidera o ranking das redes sociais mais usadas no mundo.

Seguida por YouTube, WhatsApp, Messenger, WeChat. O Instagram aparece apenas na sexta posição do ranking mundial.

Fonte: Statista (Outubro de 2018)

No ranking também é possível notar outras redes que não apareceram no ranking brasileiro, como:

  •  QQ: programa de mensagens famoso na china;
  • Q Zone: semelhante ao Facebook e de muito sucesso na China;
  • Tik Tok: rede social chinesa de compartilhamento de vídeo e música;
  • Sina Weibo:  uma rede social de microblog popular na China;
  • Reddit: uma comunidade de fóruns onde os usuários podem votar nos conteúdos mais importantes.

Esses são grandes gigantes, mas nenhum foi capaz de superar a empresa fundada por Mark Zuckerberg. 

Sempre que a empresa começa a perder espaço, eles investem em novidades capazes de despertar o interesse do usuário. A empresa está de olho em modelos que dão certo e logo os incorpora na sua rede social, por isso, há muitas críticas sobre suas semelhanças com o instagram ou o snapchat.

Além disso, eles investem pesado na área de marketing.

Nem só de memes vivem as redes sociais. Elas viraram plataformas de negócios e as empresas apostam nelas para manter o público engajado e conseguir novos clientes.

Leia também:

Descubra quanto custa o celular mais caro do mundo

Agora que você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. Conta para gente qual é a sua favorita!