Compare planos de internet

Sky WiFi: quais os benefícios do modem da operadora?

Muita gente não sabe, mas uma das principais operadoras de TV por assinatura do país também oferece serviços de internet, como mostramos no post da banda larga Sky.

Ao contratar a internet da operadora para sua casa, você pode ter um modem com Wi-Fi para usar a internet em qualquer cômodo. Porém, não é qualquer tipo de modem e você deve ficar atento à tecnologia da conexão. Por isso, separamos todas as informações que você precisa se quer saber como funciona a Sky wifi. 

Neste conteúdo você vai encontrar:

  • Qual a tecnologia dos planos de internet da Sky que possuem wifi?
  • Como contratar
  • O wifi da Sky tem franquia de dados?
  • Qual o alcance do sinal wi-fi do modem da Sky?
  • Posso usar a internet fora de casa? A Sky tem wi-fi grátis?
  • A internet da sky é boa?

Como funciona a tecnologia e os planos Sky WiFi?

Diferentemente de outras operadoras – que costumam oferecer banda larga cabeada – a internet banda larga da Sky funciona com modem 4G, que funciona através da tecnologia wi-fi. Ele é cedido pela operadora em regime de comodato e você deve ficar com ele em casa por um período mínimo de 12 meses.

A instalação é fácil, sem a necessidade de quebrar paredes e puxar fios. Basta ligar o modem na tomada que a internet estará funcionando.

A Sky possui planos que oferecem entre 2 MB e 10MB. Em todos eles você contrata a quantidade que necessitar e pode acessar o Wi-Fi em casa. Para isso, basta que seu computador tenha a tecnologia de acesso a redes sem fio (wireless) e fazer a conexão sem cabo, ou ter um smartphone ou tablet.

Caso não tenha nenhuma dessas opções, é possível conectar o modem ao computador usando um cabo ethernet RJ-45. Dessa forma, a internet deixa de ser Wi-Fi, mas ainda é possível conectar-se ao 4G.

Os planos Sky com Wi-Fi prometem ao usuário todas as atividades abaixo ao mesmo tempo, sem perda de velocidade:

  • Download de jogos, filmes e músicas;
  • Assistir filmes on-line;
  • Ler e mandar e-mails;
  • Acessar as redes sociais;
  • Visitar sites;
  • Transferir arquivos.

Compare planos de internet com wifi e telefone fixo e veja se vale a pena contratar os dois serviços

Planos de internet Sky com wi-fi

Atualmente o Sky wifi pode ser contratado em duas velocidades: 2 MB, 4 MB e, desde 2017, 10 MB.

Planos de internet banda larga com Wi-Fi da Sky, retirados do site da operadora.

Os preços de contratação podem começar em R$ 69,90, nos planos promocionais (primeiros três meses de uso) e variam de acordo com a velocidade e serviço agregado.

Para contratar somente internet, o cliente paga taxa de adesão, com valor sob consulta para a região. O assinante que contratar também a TV, fica isento dessa taxa e pode ganhar descontos no valor final da internet.

A contratação pode ser feita diretamente pelo site da Sky, mas antes, vale a pena comparar os planos de outras operadoras. Caso você precise de mais internet ou mais velocidade, há pacotes que chegam a oferecer mais de 200 mega e tecnologia de fibra óptica, dependendo da sua região.

Sky Manaus: Saiba tudo sobre a operadora

A internet Wi-Fi da Sky tem franquia de dados?

Sim. A internet 4G, mesmo que em modens de internet fixa, possui limites máximos de utilização da a franquia de dados, assim como acontece nos planos voltados para celulares. Por outro lado, a banda larga a cabo  não possui nenhum limite. 

Geralmente, as conexões que possuem franquia são contratadas em pacotes de dados, com a medida de GB, enquanto a internet ilimitada é ofertada em quantias de velocidade, medida por MEGAS.

Porém, na Sky, os planos são ofertados de acordo com a velocidade, mas possuem franquia máxima de 100 GB por mês em todos os pacotes de contratação.

Não entendeu?

Essas informações acima significam que se você contratar um plano de 4MB, essa será a velocidade de 4 byts por segundo, ou seja, em 1 segundo você consegue transmitir 4 Megabit de dados (imagens, vídeos, textos, etc.).

Já a franquia significa a quantidade ou volume de dados que pode ser trafegado, tanto para envio quanto recebimento. Então, se você baixar, por exemplo, uma imagem da internet, você estará gastando um pouco da franquia para fazer essa transmissão. Quanto maior o arquivo, mais franquia você gasta. Independentemente se você está utilizando o Wi-Fi ou o 4G, você estará consumindo dados da franquia.

Para entender melhor sobre a franquia de dados, leia nosso post sobre limite de internet no Brasil.

Quanto eu gasto da minha franquia de internet?

Por ser um assunto relativamente novo, muitos usuários ainda não conseguem dizer quanto consomem de internet todos os meses. Um experimento realizado pelo site Adrenaline tenta dar um norte a essa questão.

Os vídeos em streaming e os games são as maiores fontes de consumo do pacote de dados. Assistir um episódio da sua séria favorita, com média de 20 minutos, gasta cerca de 1,1 GB. Já uma partida de jogo on-line pode levar até 12 GB da sua internet.

Funções rotineiras na internet, como envio de e-mail e acesso de portais de notícia, têm consumo bem mais moderado.

Você pode levar em consideração três tipos de perfis de uso:

  • Leve: 4 horas de navegação + um episódio on-line – média de 78 GB de consumo de navegação por mês;
  • Intermediário: 4 horas de navegação + 1 hora de YouTube + um episódio diário + download de dois jogos por mês – 157 GB;
  • Avançado: 8 horas de navegação + 2 horas de YouTube + dois episódios por dia + 8 jogos por mês – consumo de 394 GB.

Esses números são relativos ao consumo de uma pessoa e podem variar, já que a utilização não segue um padrão para todo mundo. O consumo total varia de acordo com o número de usuários e, por isso, muda de uma casa para outra, mas esses dados podem dar uma noção sobre o quanto a sua família consome todos os meses.

Porém, já é possível perceber que 10 GB é uma quantia bem baixa e mais indicada para quem usa a internet poucas vezes no mês. 

Por que a internet da Sky não funciona na minha cidade?

A Sky já está em todas as regiões do país, mas seus serviços de internet banda larga ainda não chegaram a todos os estados e é uma opção de internet para quem precisa usar velocidades menores no dia a dia.

O sinal de internet da Sky chega ao modem por meio de ondas irradiadas das torres de transmissão da operadora, instaladas em pontos altos e estratégicos.

O serviço requer toda uma estrutura local e, por isso, não está disponível em todas as regiões.

Para saber se a banda larga da Sky funciona na sua cidade, acesse www.skybandalarga4g.com.br, clique na aba “Disponibilidade” e confira se ela já chegou a sua cidade.

Qual o alcance do modem da Sky e velocidade entregue?

O alcance da internet proveniente do modem Wi-Fi da Sky é de até 50 metros, mas alguns fatores podem influenciar essa distância:

  • Largura das paredes da sua casa;
  • Material utilizado na construção;
  • Barreiras espalhadas pela casa, como as próprias paredes ou móveis de maior densidade.

Na hora na instalação, o técnico verifica o local da casa mais adequada para manter alcance, frequência e estabilidade do sinal.

Se a Sky WiFi funciona com modem, posso usá-la em outros locais?

Embora funcione com tecnologia 4G – comumente associado a dispositivos móveis – o modem da Sky é um equipamento fixo que deve permanecer exclusivamente no endereço assinalado no contrato.

Se você mexer o modem para outros locais da sua casa, o sinal Wi-Fi poderá perder a qualidade. Por isso, ele não deve ser removido em situação alguma. Caso seja necessário instalá-lo em outro endereço ou cômodo, também de forma permanente, você deve solicitar o serviço de reinstalação com um técnico e verificar se a nova área conta com cobertura da Sky.

Preciso de telefone para usar a internet da Sky?

A banda larga da Sky funciona 100% via Wi-Fi e não é necessário ter qualquer tipo de cabeamento telefônico para sua instalação e utilização.

A operadora, inclusive, nem oferece a opção de contratar telefonia em seus pacotes de serviços agregados – os combos, que focam mais na internet Sky WiFi e a TV por assinatura.

E se eu precisar usar a internet fora de casa?

Quem faz uso frequente de smartphones e passa a maior parte do tempo fora de casa, sabe o quanto a conexão nesses dispositivos é instável e pode te deixar na mão. Quem nunca precisou enviar um e-mail urgente e teve problemas com o sinal da internet?

O hotspot serve exatamente para esse tipo de situação: são pontos de internet wifi gratuita espalhados em ambientes públicos, que pode ser utilizado por qualquer pessoa que estiver passando no local.

Muitas operadoras, por exemplo, têm usado o hotspot como um diferencial de serviço, e disponibilizam internet Wi-Fi para seus clientes em locais como aeroportos e rodoviárias. Para utilizar, basta informar os dados cadastrados junto à operadora.

A OI é uma das que oferece wi-fi grátis para os clientes tanto dos serviços fixos quanto móveis.

A Sky ainda não conta com hotspots W-Fi no Brasil e todas as buscas sobre esse assunto em sites de pesquisa, levam a páginas estrangeiras de outra operadora de mesmo nome.

A internet da Sky é bem avaliada pelos consumidores?

Segundo ranking divulgado em maio de 2017, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Sky aparece em sexto lugar no quesito banda larga fixa. A pesquisa avalia o Índice de Desempenho de Atendimento (IDA) pontuando as prestadoras de serviço com base em metas previstas para o setor da telecomunicação.

Cada operadora tem, inicialmente, 100 pontos. Essa pontuação é reduzida de acordo com quatro fatores: Fator de Reclamação, Fator de Reabertas, Fator de Respondidas em até 5 dias e Fator de Respondidas no Período. A Sky ficou com 20,47 pontos.

Já em outra pesquisa da Anatel, dessa vez voltada para a qualidade d serviço e satisfação dos clientes, a Sky ficou em penúltimo lugar no ranking nacional, com 5,8 pontos.

Por funcionar com tecnologia 4G, a qualidade do sinal varia de uma região para outra e isso interfere na percepção final do consumidor que, além de bom preço, quer serviço entregue sem falhas.

Além disso, o sinal Wi-Fi está mais sujeito a interferências e a qualidade e velocidade podem variar conforme o local instalado e as condições da sua casa.

Encontrou o que queria sobre a Sky Wi-Fi? Deixe seu comentário e inscreva o seu e-mail logo abaixo para receber novidades que te ajudam a economizar nos planos de telefonia e internet!