Compare planos de internet

Como fazer teste de download para descobrir a velocidade da internet?

O seu computador demora muito para baixar um filme?

O seu aplicativo de GPS no celular não carrega quando você mais precisa?

Aquele áudio que a sua mãe mandou não termina de carregar por nada desse mundo?

Mas será que esse problema está acontecendo porque você não contratou um pacote de internet suficiente para o seu consumo ou porque a velocidade entregue não está de acordo com o contratado?

Para saber se você não está perdendo dinheiro em um serviço de má qualidade, é necessário fazer testes de download e de upload frequentemente para saber se a velocidade da sua internet está sendo entregue conforme contratado.

Por isso, nesse texto, vamos explicar como fazer esses testes e qual a importância deles. Confira!

Como testar a velocidade da minha internet?

Primeiro de tudo, para que o teste de velocidade da internet mostre o real desempenho do plano contratado pela sua operadora, o ideal é que você feche e desative todos os programas e serviços que utilizam a internet.

Além disso, verifique se não tem outra pessoa por perto ou qualquer outro dispositivo (como celular e tablet) usando a mesma rede que você deseja testar, para não influenciar nos resultados.

Dito isto, é hora de testar a velocidade da sua internet!

Mas, como fazer isso?

O teste mais indicado para você fazer é o do site MinhaConexão. Além de ser seguro, esse é um site brasileiro que possui centenas de servidores de internet pelo país cadastrados no medidor de velocidade. Com isso, as chances da medição ser mais precisa do que a de sites internacionais, por exemplo, são maiores.

Para testar a velocidade da sua internet, basta acessar http://www.minhaconexao.com.br/ e aguardar a análise e os resultados!

O melhor de testar a velocidade da sua internet lá é que o próprio sistema já grava toda vez que você fizer um teste para poder comparar e acompanhar depois.

Se você não entende nada dos termos de internet, como mega, giga, kbps, entre outros, indicamos dar uma olhada nesse conteúdo, enquanto testa sua banda larga:

O que é giga, mega, kbps e mbps?

Como um teste funciona? Entenda os resultados

O SpeedTest do MinhaConexão funciona da seguinte maneira: ao acessar o site, o sistema já identifica a sua localização e escolhe o melhor servidor para realizar o teste, tendo em vista que existem milhares espalhados pelo Brasil, com o objetivo de entregar as medidas mais precisas.

Outros testes de velocidade funcionam de formas bem semelhantes, o que pode mudar é a proximidade do servidor que realizará a medição.

Esse teste vai te mostrar duas velocidades diferentes: uma de download e outra de upload. Você sabe qual é a diferença de uma para a outra?

Teste de download

A velocidade de download é a informação mais relevante desse teste. Afinal, é o valor que deve se aproximar do que você adquiriu com a sua operadora.

O teste de download demonstra quão rápido a sua conexão consegue baixar coisas da internet, como filmes, séries, fotos, vídeos, entre outros.

Em termos de direitos, a lei diz que as provedoras de internet não precisam entregar a velocidade exata contratada o tempo todo, mas que ela deve ter no mínimo 40% do que foi acordado.

Ou seja, se você possui uma internet de 15 mega, a sua operadora não pode entregar uma velocidade menor do que 6Mbps. Caso isso esteja acontecendo, você deve reclamar com a operadora e, se necessário, abrir uma reclamação na Anatel.

Teste de upload

Já a velocidade de upload que aparece nos resultados desse teste corresponde à velocidade que você consegue carregar ou enviar arquivos pela internet, por exemplo, quando você deseja postar uma foto nas redes sociais, enviar mensagens pelo celular ou então subir um vídeo no YouTube.

O valor nesse caso é, geralmente, abaixo da velocidade de download. Porém, os próprios usuários tendem a gastar menos o upload do que o download.

Está insatisfeito com sua banda larga? Saiba qual a melhor internet na opinião dos consumidores!

Por quê fazer esse tipo de teste?

A maior vantagem de fazer um teste de download na internet da sua casa é saber se os problemas na sua conexão estão na banda larga ou em algo que você está fazendo errado. Além disso, te ajuda a conferir se o serviço que contratou é de qualidade.

Dessa forma, é possível cobrar a sua operadora e exigir melhorias. Caso ela não esteja entregando a velocidade prometida de acordo com o plano que você contratou a alternativa é trocar de plano ou de operadora.

É possível testar a velocidade de internet do celular também?

Agora que você já aprendeu como testar a velocidade da internet banda larga da sua casa, você deve estar pensando: e a internet do meu celular, é possível testar também?

SIM!

Para isso, você pode usar o mesmo sistema do Minha Conexão utilizado para testar a velocidade da sua internet banda larga no seu celular. Basta acessar o site e esperar que ele realize a medida de velocidade do seu pacote de dados.

Se preferir, também existe um aplicativo chamado SpeedTest disponível para AndroidiOS e Windows Phone. Com ele, você consegue testar tanto a velocidade da rede móvel quanto no Wi-Fi quantas vezes quiser.

Aprenda a seguir como usá-lo:

  1. Confira se a bateria do seu aparelho está 100% cheia;
  2. Feche todos os apps que estiverem abertos ou rodando em segundo plano;
  3. Coloque o celular no modo avião;
  4. Verifique se o aparelho não está quente demais;
  5. Abra o SpeedTest;
  6. Selecione Iniciar teste e aguarde os resultados.

Nesse caso, a velocidade de download também deve ser próxima ao que você contratou no seu pacote de celular com a sua operadora.

Caso você não esteja satisfeito com o desempenho apresentado, compare os valores dos planos de celular das principais operadoras do país para encontrar o que mais corresponde às suas necessidades!

Leia também:

7 Dicas para Acabar com a Internet Lenta

E aí, já fez seu teste de download e upload hoje? Você está satisfeito com sua internet? Conta para a gente!