Compare planos de internet

Descubra como fazer o teste de velocidade Vivo

Quer descobrir se a velocidade da sua internet Vivo está de acordo com o que foi contratado? Então, confira nosso post.

A lentidão na internet incomoda qualquer usuário. É comum que ocorra algumas interferências, como chuvas e instabilidade na rede que provoquem isso. Porém, é sempre importante verificar a velocidade da sua conexão nesses casos.

Se o resultado do teste se mostrar muito inferior à velocidade contratada, você pode registrar uma reclamação na Anatel, por exemplo, ou até trocar para uma operadora melhor.

Por isso, vamos ensinar passo a passo como fazer teste de velocidade Vivo e verificar se a sua conexão está adequada!

Como testar a velocidade da Vivo internet?

Para saber qual a velocidade da sua conexão em tempo real você deve usar um teste de velocidade (speed test).

As próprias operadoras disponibilizam testes no seu site, como é o caso da Vivo, mas indicamos que você procure um teste imparcial, para ter resultados mais precisos.

  1. Feche todos os programas. É preciso interromper todos os serviços que utilizam internet, inclusive, os que ficam rodando em segundo plano;
  2. Acesse um teste de velocidade. Nós sugerimos o site Minha Conexão;
  3. Realize o teste diretamente no cabo de rede. No caso das conexões Wi-Fi é comum que roteadores e dispositivos secundários, como repetidores, não transmitam a mesma velocidade. Ao conectar diretamente o cabo de rede é possível conseguir resultados mais precisos;
  4. Aguarde enquanto o site gera os dados sobre a sua conexão.

Leia também: Descubra quais aplicativos consomem mais internet no seu celular.

Usando o teste de velocidade Vivo

A operadora Vivo possui um teste de velocidade. Para acessá-lo:

  1. Entrar no site e clicar no botão INICIAR.
  2. A própria ferramenta irá detectar os dados da sua conexão. O resultado do teste irá apontar a velocidade de download, upload e de Ping.

Entenda os resultados do teste

Agora que você já fez o teste de velocidade na sua conexão, é preciso entender os resultados.

Geralmente, as ferramentas de teste de velocidade identificam o IP do dispositivo por onde o usuário está realizando o teste. O IP serve para identificar o servidor.

Depois de concluído, aparecem as seguintes  informações:

  • velocidade de download;
  • velocidade de upload;
  • e ping (latência).

Velocidade de download

Resumidamente, a velocidade de download representa a rapidez com que a sua conexão consegue baixar conteúdos pela internet.

Para saber se está tudo bem com a velocidade da sua internet, verifique se os números do resultado se aproximam da velocidade contratada.

Por exemplo, se você contratou um plano de 15 Mbps e o resultado ficou em 13 Mbps, significa que sua conexão está boa. Sempre existe uma margem de erro nos resultados. Dificilmente o valor do teste será exatamente igual a velocidade contrata.

Porém, se os valores variam muito é preciso verificar junto a sua operadora. No caso da Vivo você pode entrar em contato com a operadora em um dos canais de atendimento Vivo e solicitar uma solução.

Se você estiver muito insatisfeito com a velocidade da sua internet, vale a pena comparar planos de banda larga de outras operadoras.

Velocidade de Upload

Upload é a velocidade de carregamento de arquivos. O upload é usado, por exemplo, quando o usuário precisar subir um vídeo no YouTube, anexar arquivos em um e-mail, jogar online, carregar fotos nas redes sociais.

É comum a velocidade de upload ser menor que a de download. Pois, de modo geral, as pessoas usam mais dados para baixar conteúdos do que para subir.

No entanto, se esse valor estiver muito abaixo é preciso entrar em contato com seu provedor de internet e fazer uma reclamação.

Veja também: Entenda a diferença entre giga, mega, kbps e mbps.

Ping (Latência)

Ping é o tempo de atraso entre a conexão de entrada e saída. Quanto menor for o valor do Pin, menor será o atraso na sua rede.

Mesmo que o usuário tenha uma boa velocidade de upload, se o Ping estiver alto a conexão vai demorar para responder.

Um fator que contribui para a lentidão é a distância entre o servidor e a sua localização. Se você estiver jogando com uma pessoa com o servidor em outro país, por exemplo, você vai verificar a lentidão, mesmo que sua conexão seja excelente.

O ping é muito importante para quem joga online e precisa de boas performances.

E aí, conseguiu testar a velocidade da sua internet Vivo? Conte para gente nos comentários.

Conteúdo Relacionado:  Como cancelar Vivo fixo - Passo a Passo