Será que o Tim 4G realmente é bom?

Bianca Leonel
  • 0 comentários

A Tim é uma das mais famosas empresas de telefonia móvel do país, oferecendo diversos serviços e planos, como forma de satisfazer os seus clientes. Um deles é o Tim 4G. E quando falamos de investimentos em internet móvel, a Tim não fica para trás.

Por muito tempo, a marca construiu uma imagem não muito boa para si mesma. Isso porque, com uma grande quantidade de clientes e uma baixa amplitude nos seus recursos, o serviço perdeu a qualidade, trazendo uma conotação negativa para a marca.

Porém, o cenário parece estar mudando bastante, e o esforço da operadora em se tornar cada vez melhor vem sendo notável. E para te explicar um pouco mais sobre o 4G da Tim, a Melhor Plano criou esse com tudo o que você precisa saber sobre ele e as novidades da operadora.

tim4g

Melhor Plano

O que é 4G?

Quem vivenciou a época da mudança de 2G para 3G lembra a diferença notável na velocidade de navegação e qualidade do serviço de telefonia. E agora, temos disponível o serviço 4G, que promete melhorar ainda mais a experiência do usuário.

Por causa da copa de 2014, sediada no Brasil, a Anatel delegou  a implementação de antenas 4G nas principais capitais brasileiras, até o final de 2013. O pedido também incluía a extensão da infraestrutura nas cidades com mais de 200 mil habitantes até 2015. O resultado disso é que atualmente, mais de 1.500 municípios brasileiros possuem acesso ao 4G.

Mas afinal, o que é esse tal de 4G?

4G quer dizer quarta geração da telefonia móvel. Ou seja, é a tecnologia e os equipamentos utilizados para a transmissão de dados pelas operadoras. O 4G por exemplo, funciona a partir de fibra ótica ao invés de ondas de rádio, como acontece no 3G, tornando a transmissão de dados mais fluída e rápida. O que também dá prioridade para o uso de dados de internet, serviço mais utilizado pelos usuários do que o sistema de ligações.

Além disso, as antenas funcionam de forma mais densa, podendo receber um maior número de usuários do que as antena 3G. Aqui no Brasil, foram instaladas novas antenas, para o 4G funcionar na faixa de 2,5GHz. O maior defeito é que elas não possuem um alcance muito grande, tendo que ser instaladas um maior número de antenas em uma mesma região.

Melhor Plano

Leia mais sobre o assunto: Internet 4G: qual a melhor operadora para você?

Tim 4G

Os investimentos que a operadora vem fazendo no Tim 4G é a prova de que ela está procurando se redimir com seus usuários, e fortalecer cada vez mais o seu vínculo com os clientes. Atualmente, a Tim é a que possui maior cobertura do serviço 4G no território nacional. Em Abril de 2017, segundo o site da Teleco, a operadora alcançou a faixa de 1.360 cidades com cobertura 4G, quase 300 cidades a mais do que a sua concorrente, Vivo.

E não para por aí. A empresa anunciou que a sua meta para dezembro de 2017 é estender a cobertura do serviço 4G para 2000 cidades brasileiras. Isso significa Tim 4G em 90% do território nacional. Uma meta e tanto, não é mesmo?

tim 4G 

Internet Móvel da Tim

Em relação ao mercado em geral, os serviços da Tim possuem um preço bem competitivo, sendo um dos menores e mais acessíveis. Inclusive, a internet móvel da Tim parece ser um dos maiores trunfos da operadora. Inclusive, como já falamos aqui na Melhor Plano, o plano para os clientes pré-pagos Beta, por exemplo, é bastante generoso em pacote de dados.

Porém, quando falamos em qualidade, parece que os clientes ainda não esqueceram os tempos sombrios da Tim. Mesmo diante de todo o claro investimento da operadora em melhorar a sua infraestrutura e os seus serviços.

Em Abril de 2017, a Anatel divulgou os resultados de uma pesquisa de satisfação feita pela instituição. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2016, a partir da opinião de cerca de 29 mil clientes. Para saber os resultados da pesquisa no seu estado, veja qual é a melhor operadora de celular no pré e no pós-pago.

Quando falamos de satisfação em nivel nacional, parece que os clientes Tim gostaram bastante da evolução da operadora. O crescimento da nota em relação ao ano anterior foi um do maiores entre os pesquisados, subindo de 6,44 para 6,81. Porém, a operadora ainda está em 6º lugar no ranking das 7 operadoras pesquisadas.

Tim 4G

 

No quesito internet, a nota da operadora em navegação da internet também teve um aumento considerável, subindo de 5,34 para 5,98. Na capacidade de manter a conexão 3G/4G também teve um aumento de 0,64 na nota em relação a 2015. E em questão de disponibilidade de acesso a internet, a nota foi de 5,36 para 6,02.

tim 4G

 

Divergência de Informações

Vale lembrar que, o número de clientes e de regiões antendidas podem alterar bastante a nota, seja em quesito avaliador ou na distribuição do serviço. Uma operadora que possui menos usuários, conseguirá gerenciar mais facilmente os eventuais problemas na rede ou atender com melhor destreza os seus clientes. O que não necessariamente quer dizer que a sua infraestrutura é melhor.

Uma prova disso é o fato que a Porto Seguro é a operadora que possui disparado a melhor nota. No quesito internet, enquanto a Tim teve uma média de 5,97, a Porto Seguro recebeu uma nota média de 7,7, ficando em primeiro lugar e acima da média geral, de 7,2. O que é bastante curioso, uma vez que a infraestrutura da Porto Seguro, a Conecta, é toda alugada a Tim. Ou seja, ambos os serviços são proporcionados pelo mesmo sistema. 

Em suma, podemos concluir que a internet Tim 4G, diante o seu amplo investimento, e a sua notável melhora nas pontuações, em conjunto com um preço acessível disponibilizado pela operadora, pode sim valer a pena se tornar um cliente Tim.

Para saber mais confira os planos pós-pago e controle da Tim!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e veja a opinião deles sobre o 4G da Tim!

 

Será que o Tim 4G realmente é bom?
5 (100%) 1 vote

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…