Tim Fibra Óptica? Conheça o Live TIM

Anna Alice Nogueira
  • 0 comentários

Você já conhece o plano Tim Live, a banda larga da operadora? Sabia que ele pode ser uma boa opção para quem busca velocidades altas de conexão e estabilidade de sinal?

Pois é, por usar a tecnologia de fibra óptica, é um plano  recomendável para usuários que utilizam muito o serviço de internet, fazendo elevadas transferências de dados.

Se você ficou interessado com o Tim Fibra, continue lendo para saber vantagens e desvantagens do serviço, cobertura, qualidade, preços e outras coisas!

Live Tim fibra

Melhor Plano

O que é Fibra Óptica?

Muito tem se falado sobre fibra óptica (ou fibra ótica, como preferir), mas é preciso esclarecer o que exatamente esse tipo de serviço.

Na verdade, a fibra óptica é a tecnologia de transmissão de internet mais recente no Brasil. Ela promete mais rapidez e estabilidade porque utiliza cabos de fibra que permitem que o sinal navegue em velocidades próximas às da luz. Além disso, eles são protegidos por diversas camadas, que evitam interferências.

Outra característica interessante da fibra é que existe a possibilidade das velocidades de download e upload serem iguais. Porém, ofertar esse benefício fica a critério de cada operadora.

Dessa forma, qualquer internet com Fibra óptica, independente da operadora possui uma capacidade de performance maior do que outras tecnologias, como o cabo ou satélite.

Posso contratar um pacote de telefonia móvel com tecnologia de Fibra Óptica?

Não. A fibra óptica é uma tecnologia oferecida apenas para serviços de banda larga. Para que você não seja enganado ou fique com dúvidas, é importante entender que banda larga e internet móvel são serviços bem diferente:

  • A Banda Larga é um serviço fixo, onde o usuário pode conectar diversos aparelhos através do wi-fi. Ela é contratada pela velocidade do serviço, não sendo limitada a quantidade de dados. Ou seja, a banda larga fixa de qualquer operadora é  ilimitada;
  • Já a franquia de dados é um serviço de telefonia móvel, em que o usuário é cobrado pela quantidade de dados que utiliza, possuindo um limite. A velocidade nesse caso é determinada pela tecnologia, se é 2G, 3G ou 4G.
Melhor Plano

Portanto, é um erro comum buscar por planos de telefonia móvel ilimitados. Se você está buscando planos de telefonia móvel e não de banda larga, consulte os planos Tim dessa categoria.

Vantagens e desvantagens da Fibra Óptica

Agora, se o que você procura mesmo por um plano de internet vanda larga, vale a pena conhecer mais da fibra. Por isso, listamos algumas vantagens e desvantagens da tecnologia:

Vantagens

A fibra óptica, como falamos anteriormente, é a que oferece maior velocidade e estabilidade no sinal. Isso porque os fios são imunes a ondas eletromagnéticas, ou seja, outros sinais não interferem na sua conectividade e você tem uma conexão sem ruídos.

Se você procura por um serviço que minimize transtornos como travamentos e falhas de envio, a fibra óptica é o melhor que uma operadora de banda larga pode te oferecer.

Desvantagens

A fibra óptica é formada por cabos cilíndricos feitos em estrutura de vidro. Sua espessura é semelhante a de um fio de cabelo. Por isso, o manuseio e instalação desse serviço só deve ser feito por um técnico, pois os fios podem ser danificados com facilidade.

Por causa dessa dificuldade na instalação poucos lugares são atendidos pela tecnologia.

Outra desvantagem é o preço: as taxas para instalação, manutenção e franquia podem ser maiores que outras tecnologias, portanto compare os planos em todas as operadoras disponíveis na sua cidade e, no momento de contratação, pergunte também com que frequência deve ser feita a manutenção.

A Fibra Óptica da Tim: Tim Live

Tim Fibra é Tim Live

(Foto: Divulgação Tim)

No plano Tim Live, todos os pacotes possuem tecnologia de fibra óptica. Eles variam de 35 MB a 90 MB de velocidade e incluem:

  • Modem wi-fi gratuito;
  • Tim protect backup para armazenar seus arquivos;
  • Taxa de habilitação grátis em planos a partir de 50 mega.

O custo benefício de um plano de fibra óptica pode ser alto, mas a Tim possui um dos valores mais baratos da tecnologia. Por exemplo, um morador de São Paulo pode adquirir um plano de 35 mega com tecnologia fibra óptica por R$89,90 mensais. 

O serviço também te permite:

  • conectar vários dispositivos a rede Wi-Fi sem provocar lentidão na rede;
  • você recebe o modem em casa sem pagar nenhum custo adicional e o uso do Wi-Fi é ilimitado, ou seja, não possui franquia de consumo.

Ficou interessado? Conheça os planos Tim Live ou entre em contato com a própria operadora – Central de Relacionamento Tim Live – pelo número 10341.

Qualidade Tim Live

Segundo a pesquisa da Anatel divulgada em 2017 sobre qualidade das operadoras do país, a Tim possui uma boa disponibilidade de serviço nas áreas cobertas.

qualidade tim fibra

Outro ponto positivo da operadora é que seus usuários parecem estar satisfeitos com a operadora.

Segundo esse ranking baseado em um dos critérios da Anatel, que mede a satisfação geral referente a cada operadora, numa escala onde 0 representa total insatisfação e 10 satisfação total, a média das operadoras de banda larga fixa é 6,26. O resultado da Tim está acima da média, atingindo 7,56 pontos e conquistando o terceiro lugar nacional.

Outras métricas utilizadas foram Disponibilidade (capacidade de acessar a internet quando quiser), Capacidade de manter a conexão sem quedas e Velocidade de navegação. A Tim foi a melhor nas três categorias, marcando, respectivamente, 7,80, 7,33 e 8,01.

É importante destacar que a qualidade de cada provedora de internet varia de estado para estado, por isso, consulte aqui qual foi a melhor banda larga na sua região.

Cobertura Tim Fibra

Apesar de ser uma opção de tecnologia fibra óptica bem interessante para o usuário, a Tim Live ainda não possui um alcance de cobertura elevado. Apesar de a metrópole de São Paulo estar coberta, muitas capitais como Brasília ou Belo Horizonte ainda não têm acesso ao serviço.

Para verificar se sua área está coberta, consulte o mapa Tim de cobertura. Nele, você pode consultar tanto a disponibilidade de rede móvel (2G, 3G ou 4G) quanto acesso à internet banda larga – basta selecionar a opção Wi-Fi.

Consulta Tim Fibra

Se você está buscando pela Tim Live, especificamente, acesse a página da Tim de consulta regional onde você informa seu CEP e número da residência e o site te informa se o serviço está disponível ou não.

Outras opções de fibra óptica

Caso a operadora não tenha cobertura na sua região, ou você queira ter uma noção de preços, saiba que existem outras operadoras com tecnologia de fibra óptica: a Vivo Fibra e a NET Virtua são boas opções, que atendem a maioria dos estados, especialmente regiões que não são cobertas pela Tim Fibra e ainda oferecem velocidades maiores.

  • NET: possui planos com fibra óptica que vão de 5MB a 240MB – valores para a região de São Paulo. A operadora foi a melhor banda larga em 19 estados, segundo a pesquisa da Anatel;
  • Vivo: possui planos de 240kbps a 300MB. Em 2015, ela se uniu a GVT e ampliou um pouco o seu atendimento pelo país. A operadora foi a melhor em 3 estados brasileiros.

Compare também o custo benefício. É uma pesquisa simplificada que te permite economizar tempo e dinheiro na escolha do Melhor Plano pra você!

O que você achou deste post? Ele foi útil para você? Compartilhe esse post e veja se algum amigo usa Tim Fibra e se ela é boa mesmo! 

Tim Fibra Óptica? Conheça o Live TIM
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

9 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…