Ver Planos da Tim

Saiba o que fazer quando a Tim estiver fora do ar

A sua operadora está sempre fora do ar? O sinal cai o tempo todo? Ou o seu celular mostra que tem sinal, mas o chip não funciona?

Quando esse problemas acontecem, o usuário deve procurar entender o que aconteceu e solicitar que a operadora solucione a questão, afinal, é um direito do consumidor.

Por isso, se você possui algum plano da Tim, mas não está conseguindo usar o seu celular, esse post vai te ajudar.

Saiba o que fazer quando a Tim está fora do ar, como saber se o problema é ausência de cobertura ou a falha de sinal, como consultar isso e o que fazer para voltar a utilizar a linha normalmente. Vamos lá?

Se você quer saber qual a qualidade do serviço da Tim, confira nosso mapa com as melhores operadoras de celular!

Como saber se a Tim está fora do ar?

A Tim pode ficar fora do ar se houver falhas técnicas na conexão ou se a rede estiver suspensa.

No caso de rede suspensa, é comum que o usuário seja avisado pela operadora ou encontre essa informação com facilidade nas redes sociais da operadora.

Para consultar se a Tim está fora do ar ou não, você pode:

  • Acessar o Downdetector. Esse é um site que utiliza sua localização para informar se há falhas no sinal. Você também pode conferir no mapa do site as regiões que apresentam mais problemas.
  • A Tim utiliza suas redes sociais para fazer uma ponte com o usuário, especialmente o Twitter. Nele você encontra as principais informações sobre novidades da operadora, eventos, funcionamento dos serviços e outros.

Você também pode entrar em contato com um atendente pelos canais de atendimento da Tim.

Consulta de cobertura Tim

Para descobrir se os problemas relacionados ao sinal da Tim são devidos a ausência de cobertura na sua região, verifique o  mapa no site da operadora. É simples:

  1. Acesse o Mapa de cobertura;
  2. Digite seu endereço, CEP ou Wi-Fi para buscar;
  3. Selecione o botão com a lupa para pesquisar.

O resultado será semelhante a imagem abaixo. Você poderá filtrar a busca para consultar o tipo de cobertura que está buscando, antenas próximas e tipo de antenas. O mapa possui uma legenda que especifica que as áreas em azul apresentam total cobertura de sinal enquanto as áreas em azul claro ou branco apresentam cobertura parcial ou nula.

Você também pode conferir no mapa quais áreas possuem sinal 3G ou 4G.

Outra ferramenta disponível para consulta de sinal é o Mapa de Cobertura da Anatel.

Lançado em 2016, o mapa permite que o usuário verifique a disponibilidade de sinal de todas as operadores disponíveis na região marcada no mapa. Veja:

Basta digitar a localização que está buscando na barra “Pesquise uma localização”, no canto superior esquerdo, e, em seguida, clicar sobre alguma região do mapa.

No exemplo, ao clicar na localização desejada, uma janela com as operadoras disponíveis e respectivas intensidades de sinal aparece.

Saiba mais sobre a cobertura da Tim aqui:

Cobertura da Tim: 2G, 3G e 4G

 

O que fazer quando estiver sem sinal?

Se o problema for falta de cobertura na sua região, dificilmente a Tim poderá fazer algo a respeito para te ajudar. É por isso que, antes de contratar um plano, é preciso fazer uma busca sobre a operadora e condições de funcionamento onde você mora.

Portanto, a situação só sera resolvida trocando de plano. Então, aproveite para comparar as ofertas disponíveis na sua cidade.

Também é interessante consultar previamente a cobertura de sinal em caso de viagens ou mudanças.

Contudo, se o problema for que a Tim está fora do ar em uma região que apresenta cobertura, é provável que a situação se normalize em algumas horas.

Caso contrário, não hesite em procurar a Tim. É importante consultar pois pode ser que a falha não seja na rede, mas sim no seu aparelho ou chip! Os atendentes poderão te ajudar de forma mais direta através dos telefones:

  • Ligue *144 do seu celular TIM para falar com um atendente ou
  • Ligue 1056 de qualquer telefone (fixo ou móvel) ou
  • Ligue 0800 741 2580 para atendimento a deficientes auditivos.

Outro canal de atendimento interessante, é o Fale Conosco da Tim.

Você preenche um pequeno formulário com seus dados e a situação problema e a Tim te responde em um prazo de 4 horas, dentro do horário de atendimento (segunda à sexta de 8hrs às 19hrs, sábado de 8hrs às 14hrs).

O problema persiste?  Reclame!

Se você ainda não conseguiu solucionar o problema da ausência de sinal, é recomendável que você:

  • Faça uma reclamação com a Tim – lembrando sempre de anotar o número de protocolo para o caso de futuras reclamações.
  • Fazer uma reclamação na Anatel. Este é um método de recorrer caso a operadora não tenha te ajudado mesmo após a reclamação.

Confira um conteúdo completo para fazer uma reclamação na Tim e Anatel.

Esse post foi relevante para você? Já teve algum problema com a Tim fora do ar? Conseguiu solucioná-lo? Deixe um comentário pra gente!