Ver Planos da Tim

O que é o Tim Protect e como usar?

Hoje em dia as ameaças online estão cada vez mais elaboradas. Por isso, é importante ter quem cuide dos seus dados para você. Hoje vamos te explicar tudinho sobre o Tim Protect: um serviço de backup da Tim para guardar seus arquivos e mantê-los longe de vírus ou de pessoas que queiram acessar seus dados.

Mas antes de entender o que é esse serviço e como ele funciona, vamos esclarecer algumas possíveis dúvidas:

O que é backup?

Você provavelmente já ouviu alguém reclamar que as fotos digitais facilitam a vida, mas diferente das fotografias em papel podem ser apagados do seu computador ou celular sem querer e serem perdidos de vez.

Manter apenas uma versão de um arquivo pode ser arriscado. Se você perdê-los por qualquer motivo, não há como recuperar. Pense, por exemplo, nas fotos, mensagens, áudios, videos, enfim: tudo que tem no seu celular. Se ele for roubado ou estragar, tudo o que estava salvo nele seria perdido para sempre. Por isso o backup é uma boa ideia.

backup é, basicamente, uma cópia de segurança. Você mantém o mesmo arquivo salvo em dois lugares, para garantir que se algum imprevisto aconteça, você possa recuperar com facilidade o que for importante para você.

Dá pra guardar essa cópia em diversos lugares: pen drives, HDs, até DVDs podem ser usados para isso. Essas alternativas, porém, precisam que você atualize frequentemente os dados salvos e acabam acumulando muitos desses objetos.

Por isso, uma outra opção tem sido muito utilizada, principalmente pelos mais jovem: guardar os arquivos na nuvem. Mas o que é isso?

Armazenamento em nuvem

Armazenar em nuvem significa ter seus arquivos disponíveis, mas sem ocupar espaço no seu aparelho. Isso quer dizer que eles ficam salvos em um computador de alguma empresa contratada por você e são enviados quando você desejar.

A maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda os seus dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes. Se um deles não estiver funcionando, ele vai buscar para você em outro servidor, sem que você nem note isso.

Outro truque dessas empresas é “quebrar” os arquivos em pedaços menores e guardar uma parte em cada lugar. É como se seu arquivo fosse guardado em forma de quebra-cabeças. Não há como saber do que se trata até ele chegar no seu dispositivo, onde é “montado”. Isso evita que alguém não autorizado consiga acessá-los, te dando mais segurança.

E como você acessa esses seus arquivos, guardados tão longe? Você usa a internet pra isso. Digita um login e uma senha para entrar na sua conta e só! Você tem os seus arquivos com você rapidinho.

Ao manter os arquivos guardados em nuvem, você não precisa manter uma cópia no aparelho. Assim, dá pra liberar espaço no dispositivo ou trocar de telefone sem nenhum problema.

Tim Protect: o que é?

O Tim Protect é um conjunto de aplicativos e ferramentas oferecidos pela Tim que protegem todos os aspectos da sua vida digital. Oferecendo backup, armazenamento de contatos, antivírus, proteção especial para quando você acessar redes wifi e também colocando nas suas mãos o controle sobre que seus filhos acessam.

Ou seja, o serviço te ajuda a manter seus arquivos salvos e protegidos de pessoas que tentem roubar os seus dados.

Alguns planos da Tim já vêm com o pacote Tim Protect incluso e você não precisa adquirí-lo separadamente. Você pode comparar os planos da Tim e ver se os pacotes que incluem o serviço compensam para você. Mas, se você já possui acesso ao aplicativo, vale a pena utilizar, já que não será necessário pagar nada a mais por isso.

Tim Protect Backup

Se você já trocou de aparelho deve ter percebido que transferir os arquivos de um para o outro pode ser bem cansativo. Isso porque muitas vezes é necessário fazer a transferência de maneira manual, quando não possui um aplicativo que faz isso por você.

Mas e se você perder um celular? O que acontece com as fotos, músicas, documentos, tudo que estava salvo lá? Você já pensou que pode perder tudo isso caso não tenha feito um backup?

É para isso que serve o Tim Protect: para garantir que seus arquivos estejam seguros e acessíveis de qualquer plataforma. Qualquer item salvo na sua conta estará disponível com apenas um login. Dá pra acessar as fotos do seu celular no seu computador, por exemplo. Além de ser possível controlar a qualquer hora os dispositivos com acesso. Se perder um celular, basta remover ele da lista de autorizados e ninguém será capaz de acessar o que é seu.

 

 

Essa é também uma boa alternativa se o que você procura é uma forma de liberar espaço de armazenamento: uma vez q os arquivos estão salvos na nuvem, você pode apagar a versão salva no seu celular ou computador sem se preocupar. Haverá uma cópia que você poderá fazer download a qualquer momento.

Além de tudo, também dá para compartilhar (por e-mail, redes sociais ou com outro usuário do TIM Protect Backup) qualquer conteúdo que tenha sido salvo. Você pode mandar fotos, vídeos, músicas, documentos (excel, power point, word, PDFs, entre outros), contatos e calendário.

Tim Protect Contatos

Esse aplicativo pode ser considerado um complemento ao backup. Ele tem como objetivo guardar seus contatos, calendários, notas e tarefas.

É só clicar em “sincronizar” pra ter tudo isso salvo na nuvem e disponível em qualquer aparelho seu. Fazendo isso, você transfere as informações do seu aparelho pelo Meu TIM, e então dá pra acessar desde do computador ou do seu celular.

Tim Protect Segurança

Essa é a ferramenta que tem função de antivírus. É um aplicativo que cuida de todos os seus dispositivos em tempo real, basta instalar e fazer login.

Dá para navegar na internet com tranquilidade, sabendo que as suas informações estarão protegidas de vírus e ameaças. Você pode até realizar compras online e acessar o site do seu banco sem medo de espionagem ou invasões.

Você também pode escanear seu telefone a hora que quiser para verificar se suas informações estão ameaçadas por vírus ou spam e controlar a organização da sua caixa de mensagens removendo emails indesejados.

Funções antirroubo

E para quem já contratou o pacote, estão disponíveis as funções antirroubo, que te ajudam a encontrar seu dispositivo em momentos de necessidade.

Para ter acesso a elas, é necessário que você tenha configurado antes um código secreto diretamente no aplicativo. Sem isso não é possível rastrear ou bloquear seu dispositivo em caso de perda ou roubo.

Se tiver criado esse código, você pode ativar as funções Antirroubo enviando um SMS para o número do dispositivo roubado com os seguintes comandos:

  • #LOCALIZAR#<código_segurança>

Ao enviar essa mensagem, você receberá uma de volta, contendo a localização atual do celular roubado.

  • #BLOQUEAR#<código_segurança>

Seu celular perdido será bloqueado. Não será possível utilizá-lo, até que seja encontrado.

  • #ALARME#<código_segurança>

Esse comando dispara um alarme no telefone.

  • #APAGAR#<código_segurança>

Serão excluídas as informações pessoais que estiverem guardadas. Assim, seus dados não serão acessados por ninguém.

  • Onde aparece, entre os símbolos de “<” e “>”, você deve colocar o código escolhido por você anteriormente. Se for, por exemplo, “1234” e você quiser apagar o que tiver em seu telefone, deve enviar #APAGAR#1234 para o número que foi perdido.

 

 

Tim Protect Wifi

O Tim Protect Wifi te possibilita acessar redes públicas com segurança e privacidade onde estiver.

Pra quem quer e precisa estar sempre conectado, segurança é muito importante. Então, antes de acessar qualquer rede wi-fi pública, conheça o TIM Protect Wi-fi. Com alguns minutos, você instala e pode acessar qualquer rede wi-fi sem se preocupar com roubo de informações pessoais ou senhas.

Tim Protect Filhos

Com essa ferramenta, fica muito mais fácil cuidar do conteúdo a sua família é exposta. Ela te dá o poder de:

  • Monitorar os sites e aplicativos que sua família usa;
  • Limitar o tempo de uso e conteúdo de cada membro da família;
  • Ver relatórios diários de acesso;
  • Localizar os dispostivos dos seus filhos através de gps.
  • Bloquear e apagar o conteúdo do seu smartphone ou tablet em caso de perda ou roubo.

Como cancelar o Tim Protect

Se você ficou insatisfeito com os serviços ou simplesmente pretende mudar de operadora, você pode cancelar o Tim Protect das seguintes formas:

  • Enviando um SMS com a palavra SAIR para 5503;
  • Ligando de qualquer TIM para *144, ou se preferir, de um telefone fixo para 1056.

O cancelamento pode ser feito a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

Atenção: Após o cancelamento da sua conta de backup, você terá apenas 30 dias para recuperar todos os seus arquivos. Salve todo o conteúdo em alguma outra plataforma para garantir que os seus arquivos não sejam perdidos pois, no final do prazo, a sua conta será eliminada.

O Tim Protect vale a pena?

Bom, há outros aplicativos, muitas vezes gratuitos que realizam algumas funções que o Tim Protect oferece. O próprio Google já possui um serviço de backup no Drive, que você adquire logo quando faz uma conta Gmail. Alguns outros aplicativos também oferecem funções anti-roubo, com rastreamento e alarme.

Porém, O Tim Protect já está incluso em quase todos os planos da operadora. No Tim Black, por exemplo, o usuário ganha até 30 GB de memória para fazer backup. Então, se você já estiver interessado em um pacote da operadora, não vai perder nada testando o aplicativo. Porém, se você tiver que contratar alguma facilidade do Tim Protect avulsa, é melhor pesquisar por outras alternativas antes de tomar uma decisão.

Aproveite e compare todos os planos de celular disponíveis na sua cidade e veja qual o melhor custo para você.

E aí, o que achou do post? Você já utilizou algum serviço do Tim Protect? Conta pra gente como foi e compartilhe o texto para ver se algum amigo já usou!