Ver Planos da Tim

Como fazer reclamação na Tim? Veja dicas e canais de atendimento

Muitos usuários costumam ter problemas com suas operadoras, mas acabam desistindo de reclamar por pensarem que é um processo muito burocrático. Porém, a reclamação é um processo importante para que os clientes tenham seus direitos assegurados.

Se você é cliente Tim e está passando por uma situação parecida, nós vamos te ensinar, passo a passo como fazer uma reclamação com a operadora ou órgãos regulamentadores de forma prática, sem dor de cabeça.

Mas, se você chegou até aqui buscando informações sobre o índice de reclamações na Tim, no final do texto encontrará dados sobre a qualidade da operadora.

Agora, se você está satisfeito com a operadora, mas quer trocar de plano, pode conferir as ofertas da Tim para celular aqui!

Como fazer uma reclamação na  Tim?

Antes de entrar em contato com um órgão regulador, como a Anatel, é importante que você sempre tente resolver o problema antes com a operadora.

Para isso, você deve proceder da seguinte maneira:

  1. Entre em contato com a Tim por meio de um dos seus canais de atendimento autorizados (listados abaixo);
  2. Sempre anote o número de protocolo: você pode precisar dele caso entre em contato de novo com a Tim ou decida procurar a Anatel;
  3. Acompanhe o andamento do seu processo através do Meu Tim – aplicativo Tim que informa ao usuário a grande maioria de dados e acontecimentos referentes a conta – ou volte a entrar em contato com o atendimento fornecendo o número de protocolo a um atendente: ele poderá verificar o andamento do seu processo.

Vale ressaltar que alguns sites, como o Reclame aqui, funcionam como uma plataforma onde os usuários dão sua opinião sobre algum produto. Porém, eles não podem tomar nenhuma providência sobre o assunto.

Por isso, sempre entre em contato com a operadora ou com algum órgão responsável que garanta os seus direitos.

 

Tim reclamação: canais de atendimento

O primeiro passo para fazer uma reclamação é verificar quais as formas disponíveis para entrar em contato com a Tim – e qual a mais prática para você.

Os canais de atendimento Tim, atualizados para 2018 e filtrados por tema, são:

Telefones

  • Telefones gerais (para saber sobre seu plano, 2ª via de conta, dados cadastrais e mais):  Ligue *144 do seu celular TIM; Ligue 1056 de qualquer telefone (fixo ou móvel); Ligue 0800 741 2580 para atendimento a deficientes auditivos
  • Ouvidoria (é o canal próprio para reclamações gerais): disque *144 e selecione a opção para falar com a ouvidoria da Tim;
  • Planos fixos: 1056
  • Tim Live, Tim Fixo ou Tim Casa Internet: 10341
  • Tim empresas: para falar com um consultor disque 3003 9024 ou 4004-0435 ou para cancelar disque *144

Atendimento online

  • Twitter: é um canal muito eficiente e utilizado por muitos usuários. Basta escrever um tweet com o seu problema e mencionar o @TIM_AJUDA ;
  • Assistente virtual: o chat online da Tim para você tirar suas dúvidas em tempo real! Acesse e preencha os campos com seus dados e o serviço que está buscando atendimento. Você será redirecionado para um chat com um especialista.

Aplicativo

Se você tem questões pontuais pode solucioná-las mais rapidamente através dos canais de autoatendimento: os aplicativos Meu Tim e Minha Tim Live, dependendo do serviço que você utiliza.

  • Meu Tim: veja sua conta online, consulta de saldo, gerencie seus dados, descubra promoções e mais. Você pode acessar via computador através do seu login (CPF e senha) ou baixar o app;
  • Minha Tim Live: aplicativo específico para clientes Tim Live, onde podem gerenciar todos os dados referente a conta. Acesse e faça o login pelo computador ou baixe o app.

Atendimento para pessoas com deficiência auditiva

  • Vídeo chamada em libras;
  • CIC (Central de Intermediação e Comunicação): faça o download do App disponível na Google Play ou Apple Store ou ligue para 142 do seu Tim e informe ao atendente o seu número TDD(específico para deficientes auditivos ou da fala). O atendente irá receber uma mensagem pelo TDD com todo o conteúdo solicitado;
  • Tim torpedo: envie um SMS para 2580 com suas dúvidas ou reclamações;

Lojas físicas

Muitos usuários acham mais prático resolver suas demandas “olho no olho”.

Se esse é o seu caso, você pode consultar a lista de lojas físicas Tim e ser atendido presencialmente por um funcionário. Basta acessar a página da operadora, utilizar os filtros (como na foto acima) e uma lista de lojas Tim próximas aparecerá na tela.

Não deu certo? Reclame na Anatel!

Se a operadora não conseguiu solucionar o seu problema ou você nem sequer conseguiu acessá-la, reclame com a Anatel! É um direito seu.

Para fazer a reclamação você deve:

  1. Anotar o número de protocolo fornecido pela Tim quando tentou acessar seu atendimento;
  2. Entre em contato com a Anatel através de seus canais de atendimento;
  3. Monitore seu processo também através dos canais Anatel.

Quer saber mais? Confira um conteúdo exclusivo sobre Reclamação na Anatel.

Ainda insatisfeito? Compare outros planos!

A Melhor Plano sempre ressalta a importância de se comparar planos, para que o cliente adquira o pacote que mais se encaixa nas suas necessidades e orçamento.

Se você não conseguiu solucionar sua questão com o atendimento Tim, procure outros planos!

Acesse o nosso comparador, selecione sua cidade no canto superior direito da página, utilize os filtros e veja a lista de opções das operadoras disponíveis na sua região !

Você também pode conferir outros planos da Tim:

Mas afinal, a Tim é ruim?

No ranking feito pela Anatel em 2018 sobre as melhores operadoras de telefonia do Brasil, a Tim não ocupa posições muito boas.

No índice de satisfação geral dos planos pré-pagos, a Tim ocupa a pior posição. Quanto ao pós-pago, só está acima da Oi.

Os únicos estados do país onde a Tim ocupa a posição de melhor operadora pós-pago são Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Entretanto, quanto ao serviço de banda larga da Tim os resultados são bem melhores:

No índice de satisfação geral ela perde apenas para o Cabo Telecom. Porém, é preciso lembrar que o serviço de banda larga da operadora só está disponível em algumas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro.

Qualidade do atendimento

Quanto a qualidade do atendimento, de acordo também com a pesquisa feita pela Anatel, a Tim não apresenta bons resultados tanto para o atendimento via telefone quanto para lojas físicas ou internet.

A Algar e a Porto Seguro lideram a satisfação no atendimento, mas a Tim apresenta notas melhores que a Vivo e a Oi.

E aí, conseguiu fazer sua reclamação na Tim? Deixe um comentário pra gente!