Ver Planos da Tim

TIM roaming internacional: o que é e como funciona

Vai viajar para fora do país ou já está fora do Brasil e quer usar o seu celular, seja para fazer ligações, enviar SMS ou mesmo navegar na internet?

Se você possui um dos planos da TIM, saiba que isso é possível continuar conectado e manter seu número mesmo em outro país.

Ficou interessado? Então,leia o texto e descubra:

  • Quais os planos da operadora que possuem roaming internacional;
  • Quais são as taxas de utilização do serviço;
  • Como usar;
  • Para quais países o serviço está disponível;
  • Outras informações importantes.

O que é TIM roaming internacional?

Esse é um serviço disponível na operadora para que você possa utilizar o seu celular no exterior da maneira que quiser.

Com ele, você pode fazer ligações para o Brasil ou outros países, além de poder conversar no WhatsApp, mandar SMS, navegar na internet, entre outros.

Para usar o roaming internacional é preciso ativá-lo, escolher um dos planos da TIM que disponibilizam o serviço e ficar atento aos valores que serão cobrados para não ser surpreendido no final da sua viagem (ou no meio dela).

Se você não sabe como ligar para outros países, confira como fazer chamadas internacionais!

Para aproveitar esse benefício, é necessário conferir se o seu aparelho é compatível, ou seja, se possui tecnologia 4G.

Para isso, basta verificar se ao lado das barrinhas de sinal na tela do seu celular aparece o 4G. Se o seu TIMChip não possui esse símbolo, você pode trocá-lo gratuitamente em uma loja da operadora.

Outro ponto importante para que você possa usar o TIM roaming internacional é descobrir se o país que você irá visitar, possui acordo de roaming internacional com a operadora.

Quais países possuem roaming internacional da Tim?

De acordo com o site da TIM, é possível contar com cobertura 4G nos seguintes países:

  • Alemanha
  • Espanha
  • Noruega
  • Áustria
  • França
  • Reino Unido
  • Bélgica
  • Holanda
  • Romênia
  • Canadá
  • Itália
  • Suíça

Se você ainda não viajou, pode ligar para *144 do seu aparelho TIM de graça para saber mais informações sobre o funcionamento do serviço no seu destino.

Caso já esteja fora do país, o número para entrar em contato com a operadora é +55 11 2847-6144 (ligação gratuita).

É preciso pagar para usar o TIM roaming internacional?

Apesar de  não possuir taxa para ser habilitado, ele possui outros valores que são cobrados, como o planos específicos para o uso internacional ou taxas de ligações e uso da internet.

Como ativar o roaming internacional?

Se você é cliente pré-pago ou tem uma das opções de plano Controle, basta ligar para *144 do seu celular, se ainda estiver no Brasil, ou para +55 11 2847-6144 (ligação gratuita), se já estiver no exterior.

Outra opção é fazer isso acessando o Meu TIM pelo navegador ou pelo aplicativo para celular (disponível para sistemas Android ou iOS).

Atenção: A conclusão da ativação pode demorar até 4 horas quando feitas pelo *144 ou até 48h para fizer o procedimento pelo Meu TIM!

Já no caso de clientes com planos pós-pagos da TIM, o roaming internacional já é ativado automaticamente depois que você pagar a primeira fatura do seu plano (com exceção para quem é do DDD 45, ou seja, do Paraná, que precisa solicitar a ativação ligando para *144 do próprio aparelho ou pelo Meu TIM).

Quais planos oferecem esse serviço?

Para quem tem um plano pré-pago ou controle da TIM, não é necessário contratar nenhum pacote adicional. Porém, as tarifas que serão cobradas são a partir de:

Por isso, no caso de clientes pré-pagos, é importante ficar atento aos créditos que você possui, pois, quando acabarem, será necessário fazer uma recarga (pelo próprio site da TIM com o Recarga Express) ou os serviços não irão mais funcionar.

Para quem tem um plano Controle, se as taxas ultrapassarem o valor do seu plano, o excedente será cobrado na sua próxima fatura.

Vale ressaltar que essas taxas não são muito vantajosas, principalmente a de internet, que é bem alta. Portanto, se você não quiser trocar de plano para um pós, pode valer mais a pena adquirir um chip no país da viagem.

Já os clientes pós-pago, tem duas opções de plano para usar o celular fora do Brasil:

Pós Liberty

Esse é um plano da TIM no qual você paga apenas uma vez para usufruir dos serviços por 24 horas a partir do momento em que você ativar os dados do seu celular fora do país.

Os valores são a partir de R$29,90, dependendo do destino. Você pode conferir aqui as tarifas de acordo com o país.

Assim que você chegar no seu país de destino e ativar os dados do seu celular, esse plano já estará em vigência, desde que você já tenha pagado a primeira fatura. Dessa maneira, é fundamental tomar cuidado para desativar os dados antes de ultrapassar as 24 horas seguintes, para não ser cobrado novamente.

Se você é cliente pós da TIM, já pagou a primeira fatura e não quer utilizar esse serviço, desabilite os dados do seu celular antes de chegar no exterior para não ser cobrado contra a sua vontade!

Passport Combo

Essa é uma opção para quem precisa do celular por mais tempo. O Passport Combo da TIM permite que você faça ligações e utilize a internet do seu celular no exterior por até 30 dias, a partir da data de contratação.

Nesse tipo de pacote, você pode escolher por grupo de países e pela quantidade de franquia que deseja.

Por exemplo: se a sua viagem é para os Estados Unidos e/ou Canadá e você quiser 100 MB de internet + 30 minutos em chamadas (apenas se forem realizadas/recebidas do Brasil ou do país de destino), é possível pagar a partir de R$51,90.

Os valores variam de acordo com as opções escolhidas. Por isso, confira no site da operadora os preços da franquia e local desejados.

Para contratar um dos pacotes Passport antes de viajar para o exterior, existem três opções:

  • Discar para #144*, acessar o canal, selecionar o país de destino e o plano que deseja;
  • Ligar para *144 e fazer a contratação do plano que quiser pelo telefone. Se você já estiver fora do país, basta ligar gratuitamente do seu TIM para +55 11 2847-6144;
  • Acessar o Portal TIM e contratar o pacote por ali, com a vantagem de poder acompanhar o quanto já consumiu da franquia adquirida.

É importante saber que mesmo que você não consuma toda a franquia contratada, o valor total do pacote será cobrado na sua próxima fatura, além da TIM não reembolsar nenhuma quantia se você cancelar o pacote.

Quando atingir 100% da franquia de dados, você irá receber um link para acessar o Portal TIM e escolher se deseja manter os dados bloqueados ou adqurir outro pacote para continuar usando a internet no exterior.

Ainda tem dúvidas sobre roaming internacional? Então confira um conteúdo completo:

Tudo sobre roaming internacional

E então, aprendeu como usar o roaming internacional da Tim? Deixe seu comentário abaixo que a gente te responde!