• TIM

  • 16/09/2017
  • 12:00

Tim Wifi: saiba tudo sobre os pontos de acesso grátis

Juliana Muriano
  • 0 comentários

Hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar alguém que não precisa estar conectado. Por isso, muitas operadoras têm investido em serviços de internet que possam ser usados em qualquer lugar e que não impactem tanto no bolso do consumidor.

O Tim wifi, por exemplo, é uma forma de se conectar quando quiser sem pagar nada a mais. Com vários pontos espalhados pelas cidades, pode haver um perto de você!  E nesse post te ensinamos a encontrá-los e te contamos as vantagens de utilizar esse serviço!

wi-fi Tim

Melhor Plano

Tim wifi gratuito

O Wi-Fi é uma das tecnologias wireless (sem fio). As redes Wi-Fi estão em geral localizadas em espaços conhecidos por hotspots, que são pontos de acesso à rede, instalados em locais públicos e/ou privados (aeroportos, hotéis, cafés, bares, restaurantes, shoppings, etc).

O equipamento normalmente cobre um raio de 150 metros e emite o sinal de internet para qualquer dispositivo com ligação Wi-Fi. No entanto, esse alcance pode ser diminuído quando há barreiras ou interferências como paredes, vidro, água, aparelhos que operem na mesma frequência, entre obstáculos de outra natureza.

O TIM Wi-Fi é um serviço exclusivo para Clientes TIM que já possuem uma linha pré ou pós-pago, em qualquer plano de dados. Você pode usar o sinal sem a necessidade de contratar o serviço, basta que seu aparelho esteja autenticado através do Portal TIM Wi-Fi. Somente clientes pós-pago poderão utilizar simultaneamente o serviço em mais de um aparelho, no máximo em três dispositivos.

Como funciona?

Se você possui um dispositivo compatível e está em uma área onde existe uma Wi-Fi da Tim, será automaticamente direcionado para o Portal TIM Wi-Fi, onde ele escolhe a forma de autenticação para acessar a rede.

Como se conectar de um smartphone

Para conseguir se conectar, seu telefone deve estar com o Wi-Fi ligado. Basta seguir o passo a passo:

  • Ative a opção Wi-Fi em seu celular;
  • Selecione a rede TIM Wi-Fi e em seguida a opção para conectar-se;
  • Você será direcionado automaticamente para o Portal TIM Wi-Fi, onde ocorrerá o procedimento para ser autenticado na rede.
  • Pronto! Você já pode acessar a internet de forma gratuita.
Melhor Plano

Caso não saiba se o seu equipamento tem um dispositivo Wi-Fi instalado ou como ativá-lo, consulte o manual do celular ou entre em contato com o fabricante. Normalmente essa informação vem listada logo na embalagem ou nas primeiras páginas do manual. 

Como se conectar através de um notebook

Para se conectar usando um computador, também é bem simples. Se seu computador possui Windows, basta:

  • Fazer uma busca das redes sem fio disponíveis;
  • Localizar a rede TIM Wi-Fi, e clicar em “Conectar”;
  • Uma vez conectado, abrir o navegador do computador (Internet Explorer, Mozilla ou Chrome);
  • Então você será direcionado automaticamente para o Portal TIM Wi-Fi para ser autenticado. Após a autenticação, já dá para acessar a Internet.

Possui mais de um aparelho em que deseja se conectar ao mesmo tempo? Apenas clientes pós pago podem conectar seu smartphone, notebook e tablet simultaneamente. Se seu plano for outro e você quiser usar a internet em mais de um aparelho, dá pra desconectar de um e em seguida conectar-se em outro. Apenas um por vez.

Aplicativo Tim Wifi

O aplicativo TIM Wi-Fi é mais uma ferramenta para você se conectar automaticamente a rede Wi-Fi nos locais onde ela está disponível. Basta inserir os mesmos login e senha utilizados para acessar o Meu TIM na primeira vez que for acessar o aplicativo.

Não sabe sua senha? Descubra aqui como acessar o app Meu TIM!

A partir de então, a conexão passa a ser automática: assim que for identificada a rede disponível, você será conectado, simples assim. O Tim Wifi também pode ser usado para ver o mapa com todos os hotspots da sua região, pra saber onde pode acessar a internet quando tiver vontade.

O download do app é gratuito mas, por enquanto, só está disponível para celulares que possuam sistema Android.

As opiniões dos usuários sobre ele são bem divididas, com média 3.2 na play store, que não é muito boa. As resenhas estão polarizadas: a maior parte ou é 5 estrelas, ou apenas 1 estrela. A principal explicação para as notas baixas é sobre a conectividade automática. Segundo os usuários, ela não acontece sem que se abra o aplicativo.

tim wifi

Tim live

Além da telefonia móvel, a Tim oferece serviços em outros setores também. A operadora possui um serviço de banda larga de fibra ótica tanto para empresas quanto para residências: o Tim Live.

O Tim Live oferece até 90 mega de velocidade, para navegar à vontade, sem limite de dados. O modem Wifi vem incluso , mas há a cobrança de uma taxa de instalação. É possível também fazer um pacote e contratar por um preço especial o Tim Fixo.

Para quem se preocupa com a segurança da conexão, contratando qualquer opção do Tim live, você automaticamente recebe os seguintes serviços do Tim Protect:

  • Tim Protect Backup, para manter suas fotos, vídeos e arquivos sempre salvos e protegidos, com bastante espaço na nuvem;
  • Tim Protect Filhos, que te ajuda a monitorar as atividades e protege seus filhos de conteúdos impróprios na internet;
  • Tim Protect Segurança, que protege suas informações e transações contra as mais sofisticadas e recentes ameaças virtuais;
  • E o Tim Protect Wifi, para manter seus dados protegidos ao navegar em qualquer rede Wi-fi, pública ou privada.

Como é a internet da Tim? 

Os preços dos serviços de internet da Tim estão entre os menores e mais acessíveis. Inclusive, a internet móvel parece ser um dos maiores trunfos da operadora, já que ela se tornou a maior em cobertura 4G no país, segundo dados da Teleco.

Em Abril de 2017, a Anatel divulgou os resultados de uma pesquisa de satisfação feita com dados coletados entre agosto e novembro de 2016, considerando a opinião de cerca de 29 mil clientes.

Quando falamos da satisfação dos consumidores, parece que os clientes da Tim gostaram da evolução da operadora, mas ela ainda deixa a desejar. O crescimento da nota em relação ao ano anterior foi um dos maiores, subindo de 6,44 para 6,81. Porém, a operadora ainda ocupa o 6º lugar, de 7 operadoras pesquisadas: Algar, Claro, Nextel, Oi, Porto Seguro, Vivo e Tim.

Mas como a própria Anatel aponta, a qualidade pode variar muito de região para a região e a abrangência da operadora pode impactar no resultado da pesquisa. Por isso, vale à pena consultar o desempenho da Tim no seu estado.

Quando o assunto é internet, a nota da Tim também teve um aumento considerável, subindo de 5,34 para 5,98. Na capacidade de manter a conexão 3G/4G também teve um aumento de 0,64 na nota em relação a 2015. E em questão de disponibilidade de acesso a internet, a nota foi de 5,36 para 6,02.

tim wifi

A Tim Live é boa?

Já na pesquisa da Banda Larga, a Tim teve um desempenho melhor. Além de ficar em terceiro lugar no ranking nacional de satisfação, o Tim Live foi o melhor em velocidade de internet com 8,01 pontos.

A banda larga da operadora também foi a terceira melhor em funcionamento e disponibilidade. Veja qual foi a melhor banda larga no seu estado!

Então, o que achou do post? Conta pra gente o que você acha do Tim Wifi!

Tim Wifi: saiba tudo sobre os pontos de acesso grátis
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…