Compare planos de TV

Confira as diferenças da TV a cabo e via satélite e saiba qual contratar

Mesmo com o surgimento de várias plataformas de streaming, como a Netflix, muitas pessoas ainda procuram por planos de TV por assinatura.

Porém, ainda há algumas dúvidas sobre o serviço. Por exemplo: É melhor contratar TV a cabo ou via satélite? Qual a diferença?

É essa dúvida que esse texto irá responder. Descubra como funcionam as tecnologia de televisão e quais planos oferecem cada uma.

O que é a TV a cabo?

Como o próprio nome diz, as operadoras que possuem a tecnologia de TV a cabo usam uma rede de cabos para enviar o sinal de televisão até cada um dos seus usuários. Portanto, para oferecer o serviço é necessário que o cabeamento chegue ao endereço do cliente.

Isso pode dificultar o atendimento das operadoras em algumas regiões. Além disso, muitas marcas possuem limite de pontos, ou seja, só podem atender até um certo número de residências por região.

É importante ressaltar que a TV a cabo também utiliza o satélite no processo de transmissão do sinal. Porém, isso ocorre apenas no envio dos canais das emissoras para as operadoras. Em seguida, os conteúdos são transmitidos pelos cabos de cada operadora.

E a TV por satélite?

Com essa tecnologia toda a transmissão do sinal é feita por meio de satélite, tanto das programadoras para as operadoras quanto das operadoras para os clientes.

Para isso, é preciso que o usuário já tenha em sua residência uma pequena antena que irá receber o sinal. É importante que o equipamento seja instalado de forma que não haja nenhum tipo de obstrução entre ele e o satélite.

Como o equipamento e instalação da tecnologia é mais fácil que da TV a cabo, a programação via satélite tende a chegar em regiões  onde a outra tecnologia não chega.

Leia também: Internet Via Satélite – saiba como funciona

TV a cabo ou via satélite: qual escolher?

Agora que você já sabe como funcionam essas tecnologias de transmissão da TV por assinatura, vamos mostrar quais são as vantagens e desvantagens de cada uma nos seguintes aspectos:

Qualidade de imagem e sinal

A imagem tem uma qualidade bem parecida tanto na TV cabo quanto na TV por satélite.

É possível perceber alguma diferença na transmissão via satélite nos canais em alta definição (HD – high definition) ou em caso de mau tempo, chuvas fortes e ventanias,  quando pode ocorrer interrupção do sinal. Já na transmissão por cabos, o mau tempo não interfere no envio do sinal.

Disponibilidade do serviço

A TV por satélite possui cobertura em quase todo o território nacional, chegando até zonas rurais, enquanto a televisão a cabo está disponível apenas nas grandes cidades e está sujeita à estrutura para cabeamento.

Procurando internet em zonas rurais ou mais afastadas da capital? Veja as dicas aqui.

Funcionalidades da tecnologia

Enquanto o sistema de satélite pode receber apenas o sinal de TV, os cabos permitem também a transmissão simultânea dos sinais de internet banda larga e de telefone fixo (tudo no mesmo cabo).

A desvantagem nesse caso é que se houver algum tipo de interrupção todos os serviços serão afetados.

Melhor TV por assinatura do Brasil em 2018

Que tecnologia as operadoras utilizam?

Hoje no Brasil os principais provedores do serviço de TV por assinatura são a Vivo, Oi, Claro, NET e Sky. Algumas utilizam tanto a tecnologia de transmissão via satélite quanto por cabos, enquanto outras oferecem apenas uma opção. Conheça agora a estrutura de cada uma delas.

Sky

A Sky TV é uma das principais operadoras do Brasil com transmissão do sinal de TV por satélite. Possui disponibilidade em quase todas as cidades e localidades próximas onde tem pontos de venda do serviço.

A operadora oferece planos pré-pagos, controle e pós-pagos com programação, condições e valores diferenciados.

Claro

Também com transmissão via satélite, a Claro TV oferece aos usuários uma grade de canais em alta definição, com alta qualidade da imagem e poucas interferências.

Os planos Claro HDTV estão disponíveis para quem possui uma televisão compatível com o sinal digital. São centenas de opções de canais de filmes, séries, notícias, esportes, entre outros.

NET

A NET também figura como um dos maiores provedores de TV por assinatura no país, mas ao contrário da Sky e da Claro leva o sinal de televisão para seus clientes por meio de cabos.

Possui também os serviços de internet banda larga e telefone fixo, que podem ser contratados separadamente ou em combos. Por outro lado, sua disponibilidade está mais restrita às grandes capitais e cidades de regiões metropolitanas.

Oi

É uma das operadoras que utilizam tanto cabos, utilizando também tecnologia de fibra ótica, quanto o satélite.

A operadora possui planos de TV em HD por assinatura com mais de 100 canais de filmes, séries, desenhos, esportes, etc., Oi Play, além de combos que incluem ainda internet banda larga e telefone fixo.

Vivo

Junto com a Oi, a Vivo também leva o sinal dos seus canais tanto por cabo quanto via satélite para os usuários.

Ela possui também o Vivo Fibra na sua rede de cabeamento, garantindo mais estabilidade no sinal. Entre os planos disponíveis pela operadora estão o Super HD (40 canais), Ultra HD (62 canais), Ultimate HD (87 canais) e Full HD (103 canais), todos com parte da programação em HD.

É fato que nem todo mundo tem a possibilidade de escolher entre TV a cabo ou via satélite, devido à restrição do serviço em locais onde não existem redes de cabos das operadoras. Para quem tem acesso às duas opções, vale a pena pesquisar sobre a qualidade das operadoras na sua região.

Antes de contratar, compare os planos de TV e economize.

Leia também: O que é fibra óptica e como funciona