Quer internet na sua televisão? Saiba tudo sobre TV com wifi!

Ana Cristina Mazeo
  • 0 comentários

Já se foi o tempo em que a televisão era apenas um aparelho que permitia ao telespectador assistir a alguns poucos canais. Com o avanço da tecnologia os televisores foram ficando cada vez mais finos, modernos e cheios de recursos.

Com o sinal de TV a cabo as opções de canais e conteúdos se tornaram ainda maiores, agradando principalmente os fãs de filmes e esportes  Entre os anos de 2009 e 2011 foi chegando ao mercado a televisão com acesso à internet sem fio permitindo o uso de outros recursos, como acessar a jogos online pela TV ou assistir a Netflix se tornaram possíveis.

Hoje, a busca por TV com wifi já é grande, mas ainda surgem algumas dúvidas tanto sobre o produto quanto com a forma de usar.

Por isso, se você já possui um televisor desse, mas ainda não utiliza seus recursos ou está procurando um aparelho com acesso à internet para contar, esse conteúdo vai esclarecer tudo o que você precisa saber sobre TV com wifi!

TV com wifi

Melhor Plano

TV com wifi: para se manter conectado além dos celulares, tablets e computadores

A TV com wifi representa um dos principais avanços das chamadas Smart TVs (televisões inteligentes) pela integração da conexão wireless (sem fio) ao aparelho. Antes, com os primeiros modelos, para acessar a web na tela da TV era necessário conectar o cabo da sua internet banda larga à entrada do televisor ou comprar um dispositivo (semelhante a um modem) e ligá-lo à televisão por uma entrada ou cabo USB.

Hoje, as TVs vêm com a placa de rede instalada e o wi-fi embutido. Assim, é possível utilizar a internet sem o uso de cabos, da mesma forma que acontece com notebooks, celulares e tablets.

É importante ressaltar que a televisão por si só não dá o acesso à internet. Para começar a navegar na tela do aparelho, você precisa ter contratado um serviço de banda larga com uma rede wi-fi na sua casa. Esse acesso pode ser feito em dois tipos de televisores:

  • TV com wifi integrado: essa é a Smart TV mais prática, pois é fabricada um adaptador próprio para conseguir captar o sinal wireless da residência. Dessa forma, com o aparelho de Televisão e a rede wi-fi ligados, você já estará conectado à web. Porém, devido a essa facilidade, esses modelos podem custar um pouco mais caro;
  • TV com suporte para wifi (“Wifi Ready”): esse tipo de televisor também funciona com o sinal de internet sem fio, mas para isso precisa de um adaptador que geralmente é conectado à TV por uma porta USB. Alguns fabricantes disponibilizam gratuitamente o dispositivo junto com o aparelho de televisão. Se não for esse o caso da marca que você escolher, ele pode ser comprado separadamente.

Não consegue conectar o wi-fi? Veja o passo a passo para trocar a senha aqui.

A web na tela da sua televisão: veja o que você pode acessar nos aparelhos de TV com wifi

Melhor Plano

A maioria dos aparelhos de TV com wifi oferece acesso ao Youtube, redes sociais, como Twitter e Facebook, a browsers para navegação livre na web, além de aplicativos de programas de televisão e de streaming, como a Netflix. Assim, você pode ver e baixar filmes, vídeos, séries, jogar, acessar sites e seus perfis e dos seus amigos nas redes sociais, ou seja, dá para fazer praticamente as mesmas coisas que você faz no seu computador.

Existem também equipamentos mais modernos e, por isso, com custo mais alto, que possuem mais funcionalidades, como:

  • o uso de vários outros aplicativos, incluindo apps parceiros que disponibilizam conteúdo exclusivo para a marca da TV;
  • comando de voz e de gestos para fazer postagens em redes sociais, por exemplo;
  • exibição de conteúdo em 3D;
  • acessórios como webcams que permitem ao usuários participar de conversas de vídeo.

Outra funcionalidade disponível para esse tipo de televisor são os serviços de streaming das operadoras ou TVs por assinatura, como o HBO Go, NET Now e Oi Play.

Apesar desses avanços, a televisão ainda não substitui o PC. Uma das principais limitações do aparelho é a dificuldade de digitação no controle remoto, que ainda persiste, com teclas mais difíceis de manipular. Também pode acontecer de alguns sites não funcionarem muito bem por não ter um formato compatível com o sistema da sua Smart TV.

Mas as televisões inteligentes parecem ter vindo mesmo para ficar e estão sempre sendo aprimoradas para oferecer oferecer ao usuário uma experiência cada vez mais completa de consumo de conteúdo na tela da TV, indo muito além da programação convencional. Profissionais do setor veem a televisão em um caminho para se tornar uma central multimídia nas casas das pessoas, convergindo vários dispositivos conectados à internet.

tv com wifi

Como escolher a melhor TV com acesso a internet para o que eu preciso?

São vários os modelos de TV com wifi disponíveis para compra. Um aparelho de 32 polegadas, por exemplo, possui um valor médio R$ 1.000. Por outro lado, um televisor de 84 polegadas pode custar até R$ 100 mil.

A dica é pesquisar bastante antes de comprar porque os preços de um mesmo modelo de televisão pode variar bastante de uma loja para outra. Além disso, as características do modelo dependem do uso que você faz da sua TV:

Tamanho da tela

Em relação ao tamanho da tela, as opções podem variar de 32 até 84 polegadas. Por isso, pense onde irá instalar o aparelho para não acabar comprando uma televisão grande demais para o espaço disponível na sua residência.

Além disso, televisões menores, geralmente utilizadas em áreas de lazer ou na cozinha não costumam ter acesso ao wi-fi. Porém, esses lugares são os que menos demandam a funcionalidade.

Tecnologia, design e resolução

Outros critérios importantes que devem ser levados em conta antes da aquisição, de acordo com a sua preferência e valor que está disposto a investir, são a tecnologia de tela (LED, LCD, 3D e Plasma, o design que pode ser fino, ultrafino e com ou sem moldura e a resolução (HD-Ready, Full HD ou Ultra HD).

A tecnologia e a resolução geralmente são mais importantes para os amantes de filmes, que querem ver todos os detalhes dos efeitos especiais. Porém, a grande vantagem das TVs de LED é que consomem menos energia e podem ser mais econômicas.

Já o design depende das preferências individuais, claro, mas também do ambiente em que será instalado. Televisores suspensos em painéis ficam melhores se forem mais finos, por exemplo.

Leia também:

Confira as diferenças da TV a cabo e via satélite e saiba qual contratar

Conexão de internet

O próximo passo é escolher o tipo de conexão sem fio feita pelo aparelho que, como já mencionamos anteriormente, pode ser com o uso de um adaptador ou com o receptor wifi embutido na TV.

Além disso, é necessário que você tenha uma internet que atenda bem as suas demandas para que a utilização da conexão pela TV seja boa. Por isso, confira nosso conteúdo sobre como escolher a velocidade da sua banda larga.

Internet banda larga: busque uma boa conexão para sua casa e navegue com mais facilidade na sua televisão

Como já explicamos antes, você só poderá acessar a internet no seu aparelho de TV se já tiver em casa um plano de banda larga com uma rede wifi. E quanto melhor a sua conexão, mais estabilidade e velocidade você terá para navegar na tela da sua televisão.

Por isso, é importante também conhecer o desempenho dos provedores de internet. Uma pesquisa de satisfação realizada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostra a performance das empresas em aspectos como velocidade, estabilidade de conexão, disponibilidade de sinal e qualidade do atendimento. A dica é ler essas informações com atenção para encontrar a empresa cujo serviço melhor se adequará às suas necessidades e expectativas.

Confira aqui qual a melhor banda larga no seu estado!

Internet e TV por assinatura

Dependendo das suas necessidades, uma boa opção é combinar o seu pacote de banda larga com um plano de TV por assinatura, pois você também tem a possibilidade de ver os programas, filmes, novelas e telejornais, ou seja, assistir toda a programação dos canais de TV pela internet (função válida para as emissoras que liberam os conteúdos para serem vistos dessa forma).

As principais operadoras do país, como Vivo, NET e Oi possuem plataformas online e aplicativos com acesso gratuito para os seus assinantes (basta fazer login com o seu usuário e senha, dados cadastrados ao contratar o pacote de TV por assinatura). Depois disso, é possível navegar e buscar conteúdos em exibição ou já transmitidos pelos canais de televisão.

Gostou de conhecer a TV com wifi? Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que a gente responde (:

Quer internet na sua televisão? Saiba tudo sobre TV com wifi!
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

2 comentários

Dicas, Planos

Os 10 melhores planos pré-pago de 2018 Mariah Júlia 13:58

No último ano o número de celulares pré-pago diminuiu cerca de 9,8%, indicando uma migração dos usuários para planos controle ou pós-pago. Entretanto, o pré…

6 comentários

Claro, Dicas, Nextel, Oi, Porto Conecta, TIM, Vivo

Os melhores planos de celular para economizar mais em 2018 Mariah Júlia 10:16

Black Friday, Natal, Festas, Ano Novo e décimo terceiro… O final de ano é marcado pelo aumento das compras e presentes. Porém, as despesas não…

11 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…