Compare planos de celular

Como viajar com economia: 7 dicas para conhecer o mundo gastando menos!

A gente ama viajar (e, na verdade, achamos difícil alguém não amar!). Mas temos que concordar: melhor do que sair por aí para desbravar o mundo, é conseguir viajar com economia afinal, gastar menos em uma viagem nos dá a possibilidade de viajar mais vezes. 

E se você acha que é impossível viajar com economia, pense de novo! Em parceria com a Max Milhas, reunimos 5 dicas que vão te ajudar a gastar menos nas suas férias. Ainda não acredita? Então vamos lá! 

1. Já comece economizando: o sonho (possível) das passagens aéreas baratas

Um ponto que costuma pesar no orçamento de viagens é o valor do transporte até o lugar onde você quer conhecer. Mas e se a gente te contasse que dá pra começar a viajar com economia exatamente na compra das suas passagens? 

O que antes era difícil, tem se tornado cada vez mais possível nos últimos anos: comprar passagens aéreas baratas!

Usando a ferramenta de busca da Max Milhas, você consegue comparar voos e garantir o melhor preço do mercado e já dá início à sua viagem do jeito certo.

2. Procure viajar durante as baixas temporadas

Outra dica para conseguir viajar com economia é escolher datas em baixa temporada.

Viajar em períodos de alta procura te coloca em uma situação em que os preços, tanto de passagem e hospedagem, quanto da própria cidade, estejam mais altos algo que definitivamente queremos evitar! 

Vale lembrar, no entanto, que além de datas universais (como réveillon e natal), cada destino tem sua época de alta e temporada específica. Ou seja, decida a data da sua viagem a partir do lugar para onde você está viajando.

3. Planeje com calma e antecedência 

Esse pode parecer quase óbvio, mas é sempre bom lembrar: se planejar com calma é imprescindível para viajar com economia! 

Comece pesquisando sobre o destino que deseja ir. Com esse mapeamento em mãos, você já sabe lugares que quer visitar e programas que deseja fazer, podendo começar a montar um orçamento e entender o que realmente será possível de fazer por lá.

Isso te ajuda a economizar de duas formas: 

  • Em caso de programações pagas você pode garantir sua entrada com antecedência, podendo encontrar preços mais acessíveis;
  • Com a lista de atividades em mãos, você pode balancear seus dias entre programações gratuitas e pagas com mais clareza, criando um cronograma de dias a partir do seu orçamento disponível. 

4. Se planeje para as viagens longas

Vai viajar por muito tempo? Muita gente não sabe, mas clientes de algum serviço de telecomunicações tem direito a solicitar a suspensão temporária dos seus planos. Você pode suspender seu plano de celular, TV, internet, entre outros serviços.

Ao solicitar, seus planos ficam suspensos por um período de tempo em que não haverá cobranças da operadora e os serviços não serão cancelados.

Assim você não precisa pagar e não tem que cancelar o serviço permanentemente.

A suspensão deve ser de no mínimo 30 dias e no máximo 120 dias. Ela só pode ser solicitada uma vez por ano. 

Isso é fundamental porque além dos gastos com uma viagem, não é nada bom chegar em casa e ter que pagar mais contas, e pior: de serviços que você não usou!

5. Economize no seu plano de celular

Se você vai fazer uma viagem internacional, uma ótima dica para economizar é adquirir um chip no exterior.

Infelizmente, as taxas de roaming internacional cobradas pelas operadoras costumam ser muito caras e você nem percebe que está sendo taxado até receber uma fatura caríssima. Que dor de cabeça, não é?

Por isso, viaje com seu telefone desbloqueado, garanta que ele aceita chips de diferentes operadoras.

Depois, é só escolher o chip internacional mais adequado ao seu uso e aproveitar sua viagem sem gastar muito com internet móvel.

Vai viajar e quer usar o seu chip? Confira as ofertas de planos de celular pós-pago e escolha o que melhor te atende!

 

6. Pense na hospedagem na hora de viajar com economia

Hoje, está ficando cada vez mais comum viajar sem um hotel específico

Com opções bem mais em conta, como hostels ou aplicativos onde você pode alugar a casa de outra pessoa, viajar com economia está se tornando cada vez mais possível. 

Por isso, uma boa dica é dar uma olhada em diferentes tipos de hospedagens na hora de planejar sua viagem. Talvez sair da rota mais convencional de hotéis já te ajude a economizar parte do dinheiro do seu orçamento planejado. 

7. Pense nas formas mais econômicas de transporte durante a viagem

Outra dica para viajar com economia é na hora de decidir como se locomover pela cidade — e a melhor parte é que isso pode ser decidido já durante seu planejamento da viagem. 

Lembra quando falamos que é importante pesquisar sobre a sua viagem? Isso vai te ajudar a ter uma ideia do transporte público do local e, com isso, você já pode se planejar para passar seus dias lá. 

Além de metrôs e ônibus, você pode descobrir que o seu destino tem um sistema robusto de ciclovia ou até mesmo que é um lugar onde tudo pode ser feito à pé.

O que queremos dizer é: pensar bem a respeito de transportes durante a sua estadia também é uma forma de economizar na hora de explorar o mundo! 

 

Agora você já pode começar a espantar a lenda urbana de que não existe forma de viajar com economia!

Desde a sua passagem até o seu dia a dia na viagem, existem diversas coisas que você pode fazer para poupar um dinheirinho enquanto ainda se diverte (e muito!).

Gostou das dicas sobre viajar com economia? Então deixe seu comentário!

*Esse artigo foi produzido em parceria com a Max Milhas.