Conheça a Vivo Fibra, serviço de internet de ultravelocidade

Lucas Vitorino
  • 0 comentários

Você já conhece a Vivo Fibra? Sabe qual a diferença entre uma banda larga comum e a tecnologia de fibra ótica? Está em dúvida se a internet fixa da operadora é a melhor para a sua casa?

Então, você está no lugar certo! Hoje, preparamos um post contando tudo sobre a Vivo Fibra e nele você vai descobrir todas as vantagens que o serviço pode oferecer. Confira!

Melhor Plano

O que é Vivo Fibra

Basicamente, o Vivo Fibra é o serviço de banda larga e de TV por assinatura da Vivo.

O serviço da Vivo leva até a casa de seus clientes a tecnologia da fibra ótica, que vai desde a fiação externa até o processo de cabeamento das residências que contratarem um plano da operadora.

Ele promete oferecer aos seus usuários uma conexão com mais velocidade e com ótima estabilidade de sinal. Essa é a principal diferença entre a fibra ótica da Vivo Fibra para os cabos de internet convencionais.

No primeiro caso, o sinal é transformado em luz, enquanto a banda larga comum é transmitida por fios de cobre. Assim, a tecnologia usada na fibra permite que os sinais viagem a uma velocidade próxima a da luz, garantindo que a internet de fibra ótima seja mais rápida quando comparado os dois métodos.

Entenda como funciona a Vivo Fibra

A fibra ótica é, basicamente, uma estrutura de vidro em formato cilíndrico. Ela é transparente e flexível e sua dimensão pode ser comparada a de um fio de cabelo.

O sinal da fibra ótica é transmitido por meio de reflexões de raios laser que acontecem ao longo de todo o cabo. A capacidade de transmissão da fibra ótica pode chegar a ser um milhão de vezes maior que um cabo convencional, metálico ou coaxial. Tudo isso faz com que ela seja uma das tecnologias mais modernas do mundo quando o assunto é transmissão.

A fibra ótica usada na Vivo Fibra é composta por diversos materiais.

  1. Para proteção externa de cabos de fibra ótica, geralmente são usados compostos plásticos, o que faz o cabo se parecer com um cabo de de rede comum.
  2. Depois da parte plástica vem uma fibra de fortalecimento, é ela que impede que a fibra de vidro quebre em casos de torção do cabo, por exemplo.
  3. O Coating, também chamado de revestimento interno, é responsável por isolar todos os impactos que venham do ambiente, além de não deixar que a luz natural atinja as fibras de vidro para que não aconteçam interferências.
  4. Nesta parte, a segunda camada mais interna do cabo que é chamada de Cadding, acontece uma das parcelas mais importantes do processo: a propagação de todos os feixes de luz.
  5. Chegamos ao núcleo do cabo. O núcleo é constituído de vidro e é nele onde acontece a transmissão dos pulsos de luz.
Melhor Plano

fibra ótica

Fonte: Oficina da Net

Leia também: Como funciona a internet discada da Vivo

Velocidades atingidas

Uma das maiores vantagens da fibra ótica é a sua capacidade de velocidade. Com isso, a Vivo Fibra é capaz de entregar velocidades de até 300 mega para download e 150 mega de upload. A rapidez de envio e recebimento de dados garante uma ótima navegação na internet.

A alta velocidade permite que você assista filmes em streaming de vídeo, tais como os oferecidos pela Netflix, em alta resolução e sem interrupções.

Outras vantagens da grande velocidade atingida é a possibilidade de escutar tranquilamente suas músicas no Spotify, por exemplo, sem travamentos, além de jogar jogos online sem que a conexão sofra com quedas e atrapalhe sua partida. Tudo isso pode ser feito enquanto você faz downloads do que quiser e sem atrapalhar na navegação.

Combos de internet, televisão e telefone

Você pode contratar a banda larga da Vivo Fibra individualmente, ou, se preferir,  montar um combo de serviços.

Para algumas pessoas que fazem questão de um plano de telefonia fixa ou querem a comodidade de ter um plano de TV a cabo em sua residência, contratar um combo de serviços junto a Vivo Fibra pode ser a solução.

Ao contratar um combo você economiza no valor final da sua fatura, já que você ganha descontos pela contratação do pacote. Além disso, ao contratar um combo, você tem a comodidade de ter o controle de todos os serviços no mesmo lugar e pagar apenas uma conta para todos as funções contratadas.

Na hora de contratar, você poderá montar o seu combo da maneira que desejar, ajustando as velocidades de internet, quantidade de minutos e canais de TV, por exemplo. A Vivo também oferece combos já montados, basta apenas escolher o que mais combina com você.

Uma dica é aproveitar algumas ferramentos que a Vivo oferece. Com elas, o seu perfil de usuário é analisado e assim a operadora recomenda um combo que mais combina com você.

O serviço também permite que várias pessoas acessem a internet ao mesmo tempo e em vários pontos da casa através da função de roteador Wi-Fi grátis que é oferecida.  

Para saber se o pacote de serviços da Vivo compensa, compare os combos disponíveis na sua região!

Vivo Fibra é boa?

Todo ano a Anatel faz uma pesquisa sobre a satisfação dos usuários e a percepção da qualidade da banda larga no Brasil. 

Nessa pesquisa, Vivo e a Net são as operadoras que tiveram o melhor desempenho da banda larga em maior número de estados. Em média, a satisfação geral dos clientes de banda larga da Vivo está em 6,13 pontos em uma medida que vai de 0, com clientes totalmente insatisfeitos, a 10, neste caso com pessoas totalmente satisfeitas.

Para saber o desempenho da operadora no seu estado e os demais critérios da avaliação, confira nosso mapa com as melhores operadoras de banda larga do país.

Cobertura da Vivo Fibra

Se você chegou até aqui, já sabe que a Vivo Fibra é um dos serviços de internet banda larga mais modernos do país. É provado que a fibra ótica garante altas velocidades de download e de upload, o que pode tornar a sua navegação pela internet muito mais satisfatória.

Entretanto, é preciso conferir a disponibilidade da tecnologia para a sua casa.

Diferentemente de como funciona com os sinais de internet móvel, a banda larga exige acesso a pontos específicos. Por exemplo: o vizinho da rua de cima pode ter acesso ao Vivo Fibra, mas o seu endereço não. Por isso, consulte a cobertura da Vivo Fibra para o seu CEP no site da operadora.

Vale lembrar que em 2015 a Vivo adquiriu a GVT, com isso a GVT virou a Vivo Fibra, ampliando o número de cidades atendidas. Hoje ela está disponível em boa parte dos estados brasileiros. São 17 atendidos, dos 26 estados que o Brasil tem.

São eles: ES, SC, SP, BA, GO, MS, PR, PB, MT, MG, DF, AL, CE, PE, RJ, RN, RS e SE. Além disso, a Vivo Fibra está disponível também no Distrito Federal e em algumas cidades de outros estados que não estão na lista acima, como Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).

Mas se a tecnologia da Fibra ainda não atende a sua região, vale à pena buscar por outras formas de transmissão. A internet via rádio, por exemplo, não precisa de cabos e chega onde outros serviços de banda larga não atendem.

Vivo Fibra é barata?

Os preços da banda larga de cada operadora podem variar conforme a região e se há promoções ou não no momento.

Outro fator que influencia o preço da internet fixa é a velocidade contratada. A Vivo, por exemplo, possui preços acessíveis para pacotes mais modestos, mas também oferece opções com quantidade de gigas bem mais robustos, o que pode deixar o valor mais alto. Porém, pode compensar se a sua demanda por velocidade for alta.

Ou seja, se você utiliza a internet para trabalhar, jogar online ou fazer downloads pesados, a operadora possui pacotes de internet fixa que irão atender bem a sua demanda.

Você pode fazer o cálculo do custo benefício comparando com outras operadoras de banda larga disponíveis na sua cidade, além de conferir as diversas opções de ofertas de cada provedora.

vivo fibra

Canal de atendimento Vivo Fibra

Clientes Vivo Fibra possuem um canal de atendimento dedicado ao serviço. Se você é cliente e precisa falar com a operadora para tirar dúvidas ou fazer alguma reclamação, poderá fazer isso através do telefone 103 15.

A central de atendimento funciona todos os dias da semana e em qualquer horário do dia. Para tirar alguma dúvida, basta seguir os comandos do menu virtual até encontrar a opção desejada.

Como adquirir um plano?

Caso queira adquirir um dos planos oferecidos pela Vivo você poderá fazê-lo por quatro maneiras.

Escolha a que preferir:

  1. escolha um plano Vivo Fibra ou um combo e clique em escolher plano para ser direcionado a uma página em que deve colocar seus dados. A operadora entrará em contato com você;
  2. monte seu combo no site da operadora;
  3. compre pelo chat conversando com um vendedor online;
  4. ou vá a uma loja física da Vivo e solicite a Vivo Fibra a um vendedor.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Vivo Fibra, que tal compartilhar esse post com os seus amigos e ver a opinião deles sobre essa tecnologia? Se você já tem a fibra ótica da operadora, conte nos comentários como é o serviço e ajude outras pessoas a fazerem a escolha do melhor plano!

Conheça a Vivo Fibra, serviço de internet de ultravelocidade
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

8 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…