Para que serve a Vivo Internet Discada e como faço para acessar?

Luciana Pimenta
  • 0 comentários

A banda larga ainda não chegou na sua região, é muito lenta ou muito cara? Já pensou em utilizar uma conexão discada?

Você pode estar se perguntando: a internet discada ainda existe? Sim, existe, e uma das grandes provedoras do país ainda oferece o serviço.

Conheça o Vivo Internet Discada, uma alternativa à banda larga.

Vivo Internet Discada

Melhor Plano

O que é a internet discada e em que situações preciso dela?

Quem não se lembra do barulho que o modem fazia ao tentar se conectar à internet por meio da linha discada?

Parece que foi há muito tempo que utilizávamos essa tecnologia, porém ela ainda é uma realidade para muitas casas brasileiras.

A internet banda larga ainda não chegou a algumas regiões do país e a conexão discada é a única forma ou a mais barata de estar conectado. Mais comum em lugares remotos ou regiões rurais, ainda é possível se conectar quando o GSM, 3G ou 4G não estiverem à disposição.

A internet discada, também conhecida como linha discada ou dial-up, é uma forma de acesso à internet que usa a rede pública de telefonia para estabelecer uma conexão com um provedor.

O acesso à internet se dá através de um número de telefone com uma linha telefônica. O computador do usuário ou roteador utiliza um modem para decodificar a informação em sinais de áudio.

Melhor Plano

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2015, apenas 1% das casas brasileiras ainda utilizam a internet discada que deixa a linha telefônica ocupada durante o uso. Porém, 26% utilizam a conexão DSL, que também é via linha telefônica, mas que não a deixa ocupada durante o uso.

Vivo Internet Discada

Isso acontece porque a internet discada ainda é uma boa opção em regiões onde a banda larga não chega ou é muito cara.

Mas, se você procura por outras opções que possam atender a sua cidade, existem transmissões de internet via rádio ou até mesmo pelo 4G. A Claro, por exemplo, possui modens para que o sinal também atenda às residências e não só aos aparelhos móveis.

Mas qual a diferença entre internet discada e banda larga?

Na internet discada, os dados são transmitidos da mesma forma que a voz, o que gera duas consequências: não se pode falar ao telefone durante a conexão e usa-se uma “via” que é suficiente para nossas conversas, mas deixa a desejar na hora de passar os dados de internet.

Já a conexão banda larga tem muito mais espaço para transmitir dados, seja usando meios diferentes – ondas de rádio, satélite e cabo de TV – ou mesmo a própria linha de telefone.

Na Vivo, a internet banda larga é a Vivo Fibra. A banda larga oferece uma conexão em alta velocidade por 24horas. Seja para lazer ou para trabalho, ela permite que você:

  • Navegue na internet com sua linha telefônica liberada, sem cobrança de pulsos;
  • Acesse a internet instantaneamente sem discagem e quando quiser;
  • Fique conectado 24h para receber e enviar e-mails;
  • Navegue com velocidade até 10x mais rápida do que no acesso discado;
  • Envie e receba arquivos mais rapidamente – faça downloads muito mais rápidos e com segurança.
  • Explore e interaja com conteúdos multimídia de som e imagem com qualidade.

E como funciona a Vivo internet discada?

A Vivo é uma das operadoras brasileiras que possuem plano de internet dial-up. O provedor gratuito de alta qualidade de conexão à internet é chamado de Vivo Internet Discada, o antigo iTelefônica.

É uma boa opção para quem não tem internet banda larga na região onde mora e pode ser usado até mesmo por aqueles que possuem internet de alta velocidade, nos momentos em que a banda larga não estiver funcionando.

Antes de fazer a configuração da sua conexão dial-up é preciso estar cadastrado no Vivo Internet Discada.

Para isso, acesse a Central do Cliente dedicada ao programa no site da Vivo clique em CADASTRO, no menu superior, e se cadastre.

Você deve escolher entre o seu sistema operacional:

  • Windows 95/98
  • Windows ME
  • Windows NT
  • Windows 2000
  • Windows XP
  • Internet Explorer 4
  • Internet Explorer 5 ou superior

Se você tiver um iMac, basta entrar em contato com o suporte técnico online do Vivo Internet Discada. Você terá toda a ajuda que precisa para configurar seu MAC com rapidez e segurança.

Depois de realizar seu cadastro, é necessário fazer o download gratuito do discador, que é o programa que fará a conexão entre o seu computador e o provedor da internet discada  da Vivo.

O software está disponível na página do serviço e também pode ser encontrado em outros sites. Ele só pesa 482Kb, o que permite um fácil download de onde você estiver.

Vale lembrar que para usar o serviço, é necessário ter uma linha telefônica comum e uma placa de fax modem instalada em seu computador. Outro detalhe importante é que a internet discada segue as regras da telefonia fixa em relação à cobrança de tarifas para ligação (o que você não paga é para usar o provedor).

Webmail da Vivo Internet Discada

Vivo Internet Discada

Não é só a conexão dial-up que a Vivo Internet Discada oferece. Mais do que ter acesso à internet gratuita, com um discador leve e fácil de usar, ao se cadastrar no programa, você terá acesso a outro serviço.

O Webmail é uma conta gratuita de e-mail que a Vivo Internet Discada oferece. Ao se cadastrar no Vivo Internet Discada, o seu username passa a ser o nome da sua conta de e-mail, por exemplo: username@vivointernetdiscada.com.br.

Para checar seus e-mails, basta acessar o Webmail Vivo Internet Discada, digitar seu username e senha e dar “Ok”. O Webmail permite que você se conecte para ler e responder seus e-mails em qualquer computador, de qualquer cidade do mundo. Basta acessar o site do Vivo Internet Discada.

As contas de e-mail têm capacidade de armazenamento de até 1GB e o tempo de armazenamento das mensagens é de até 45 dias nos servidores da Vivo. Uma opção interessante é que o Webmail da Vivo permite que você utilize um programa de correio eletrônico, como Outlook ou Netscape para manter as mensagens guardadas no computador.

Quero migrar da Vivo Internet Discada para a Banda Larga. Como faço?

Muitas vezes as pessoas não sabem ainda que a internet banda larga chegou à sua cidade e permanecem com uma conexão inferior, como a internet discada. Por isso, confira se a cobertura da Vivo atende à sua região.

Caso já tenha cobertura 3G ou 4G na sua cidade, você já pode fazer a migração e contratar um plano de internet Banda Larga.

Com a alta velocidade da conexão da Vivo Internet Fixa você pode acessar vários sites ao mesmo tempo. Isso permite que você faça pesquisas, baixe músicas e arquivos com rapidez, ouça rádios e assista a vídeos em streaming sem interrupções, jogar games online com pessoas no mundo inteiro e muito mais.

E, como ele deixa a linha liberada, o telefone não fica ocupado. Você pode ficar conectado 24 horas e pode, por exemplo, checar os filmes em cartaz no cinema na internet e combinar com seus amigos pelo telefone ao mesmo tempo!

Caso você contrate um plano com velocidade acima de 5 Mega, você ainda terá direito ao Wi-Fi grátis para toda a família acessar simultaneamente.

Veja como fazer para migrar:

  1. Comece comparando os planos de internet banda larga ofertados na sua região. Acesse essa ferramenta de comparação de planos e veja qual atende melhor às suas necessidades.
  2. Caso você queira se manter na Vivo, compare entre os planos Vivo Fibra e analise a velocidade da conexão e o preço do plano.
  3. Quando decidir, é só clicar no botão “ver plano” e cadastrar seus dados para que a operadora te ligue. O cadastro é completamente seguro e no caso de desistir da contratação, a operadora não vai te ligar novamente.

Combos Vivo Fibra

Mas, se você busca por economia e praticidade, contratar um combo pode ser bom negócio.

Além dos planos simples de internet, é possível contratar também pacotes com outros serviços da empresa, como Vivo TV e Vivo Fixo, e pagar tudo numa única fatura! Em algumas ofertas o valor pode ficar mais em conta do que contratar os serviços separados.

Porém, esteja atento e compare também outras opções de combos. Aproveite e observe se há período de fidelidade, alguma taxa de instalação e se o valor é promocional, para não ter surpresa nos meses seguintes.

E então, você já usou o Vivo Internet Discada? Compartilhe sua opinião com a gente!

Para que serve a Vivo Internet Discada e como faço para acessar?
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

12 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

7 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…