Compare e Economize

Vivo Reclamações: conheça a reputação da operadora em diferentes canais (Anatel, Reclame Aqui)

Se você é cliente Vivo e que saber quais são os canais para fazer Vivo reclamações, este artigo poderá ajudar.  

Aqui comentaremos um pouco sobre o histórico de Vivo reclamações da operadora e alguns dos canais onde é possível buscar soluções em caso de insatisfação quanto ao serviço prestado.

Contato da Vivo para Reclamações

É difícil encontrar um tipo de serviço do qual não haja uma única reclamação sequer. No entanto, o que diferencia as boas empresas é a capacidade de resolver essas questões.

Se você é cliente Vivo e quer saber quais são os canais para entrar em contato com a operadora para tirar dúvidas ou fazer reclamações, saiba que é possível fazer isso por telefone, SMS, loja física e até redes sociais. Veja a lista a seguir:

Vivo Atendimento Telefone

Através do telefone, por exemplo, basta ligar para os seguintes números e seguir o passo a passo do menu virtual:

  • Reclamação Vivo Fixo – 10315
  • Reclamação Vivo Móvel – *8486 do seu telefone Vivo ou 1058 de qualquer telefone
  • Reclamação Vivo TV – 10615
  • Reclamação Vivo Internet – 10315

Leia também: Ouvidoria Vivo: saiba como entrar em contato com a operadora

Vivo Atendimento SMS

Outra alternativa para entrar em contato com a Vivo é por meio do serviço de Atendimento por SMS. Por lá, você pode tirar dúvidas, ativar serviços ou consultar informações sobre serviços de telefonia móvel a qualquer momento e de onde estiver.

O Atendimento SMS é grátis, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para todos os clientes Vivo Móvel.

Basta enviar uma mensagem para o número 1058 e seguir as instruções. É importante destacar que o serviço é gratuito.

Leia também: Telefone Vivo: descubra como falar com a operadora

Vivo Atendimento Redes Sociais

A operadora Vivo também está presente nas redes sociais para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. Atualmente, é possível encontrar a operadora tanto no Facebook como no Twitter.

Twitter @vivobr

Usuários do Twitter podem resolver as suas questões com a operadora sem sequer sair da rede social. Para isso, basta mandar um tweet mencionando @vivobr, ou enviar uma mensagem privada para o perfil da Vivo, e aguardar para que um dos atendentes responda.

Facebook Vivo

Quer encontrar a Vivo no Facebook? Basta fazer o seguinte:

  1. Digite “Vivo” no campo de busca do Facebook e clique na lupa;
  2. Clique no resultado onde há uma bolinha azul contendo um sinal de visto, ao lado do perfil, isso indica que trata-se de um perfil oficial;
  3. Selecione o botão “Enviar mensagem” registre a sua dúvida ou reclamação. As respostas por lá, segundo o próprio perfil, costumam ser rápidas.

Postos físicos da Vivo

Saindo um pouco do contato digital, se você deseja algo mais pessoal e direto, é possível se dirigir pessoalmente a uma das lojas da Vivo espalhadas por todo o país.

Para saber qual é a loja mais próxima de você, a operadora oferece uma ferramenta por meio da qual você pode localizar os endereços de todas as unidades.

Leia também: Descubra todas as formas de falar com as operadoras Vivo, Oi, Claro ou Tim

Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) Anatel

Você já sabe quais as formas de registrar suas Vivo reclamações, mas que tal dar uma olhada geral no desempenho da operadora como um todo?

A Anatel divulga mensalmente o ranking de reclamações das prestadoras por meio do Índice de Desempenho no Atendimento (IDA). O IDA pontua as prestadoras utilizando as metas previstas para o setor de telecomunicações e a melhor prestadora é a que obtiver a maior nota final.

O último resultado apresentado pela Anatel até o momento é relativo ao mês de agosto de 2016.

Reclamações da Vivo sobre serviços de Telefonia Móvel

Conteúdo Relacionado:  Aprenda passo a passo como consultar a validade dos seus créditos Vivo

Como é possível observar no gráfico, no IDA de telefonia móvel a Vivo conta com uma média bastante similar ao que é encontrado em suas concorrentes Claro e Oi, e está bem à frente da média alcançada pela TIM.

Das reclamações registradas no período 86% foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,7% foram solucionadas no período de 30 dias.

Aproveite para conhecer as opções de planos pós-pago e planos controle da operadora. Veja abaixo um comparativo contendo todos os planos disponíveis em sua região:

Reclamações da Vivo sobre serviços de Telefonia Fixa

Passando para o setor de telefonia fixa, temos uma das categorias onde a Vivo menos atua de maneira direta, o que justifica sua posição no ranking atrás da Algar, Embratel e Sercomtel.

No total, 82,06% das reclamações foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,5% foram solucionadas no período de 30 dias.

Reclamações da Vivo sobre Internet Banda Larga

O serviço de banda larga da Vivo foi unificado com o da GVT, passando por uma enorme reformulação após a Telefônica concretizar a compra de sua rival, em 2016. Desde então o índice de qualidade de serviço tem subido.

Das reclamações registradas, 73,75% foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,44% foram solucionadas no período de 30 dias.

Reclamações da Vivo sobre o serviço de TV por assinatura

Por último, temos o IDA da Vivo TV por assinatura. Este o setor onde a Vivo se saiu melhor no ranking da Anatel. De todas as reclamações feitas, 99,3% foram solucionadas no período de 30 dias.

Mais detalhes sobre o IDA podem ser encontrados diretamente no site da Anatel.

Vivo reclamações no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um portal cujo papel é tornar públicas as reclamações de consumidores sobre empresas e prestação de serviços.

Atualmente, o Reclame Aqui conta com milhares de relatos dos mais variados tipos de usuários e mantém um ranking atualizado que lista as melhores e piores empresas.

Infelizmente, todos os quatro principais serviços da Vivo foram colocados sob a etiqueta de “não recomendado”. Isto demonstra que a reputação da empresa entre os usuários da rede não é tão boa assim.

De acordo com o que foi comentado, nos últimos 12 meses nenhuma reclamação dentre as mais de 40 mil realizadas através do Reclame Aqui foi solucionada. Isto fez a nota da Vivo despencar para 2,4 de 10 (que é a nota máxima).

Conteúdo Relacionado:  Confira 4 maneiras rápidas de consultar saldo Vivo e mais uma dica bônus

O índice de solução é de 41,1% em sua média geral desde que a página foi criada. Além disso, cerca de 27,8% dos usuários voltariam a fazer negócio com a operadora, indicando assim que alguns consumidores tiveram suas expectativas satisfeitas.

Contratação de planos de celular, fixo, TV ou banda larga Vivo

É importante saber que, infelizmente, todas as operadoras no país têm sido alvo de reclamações. O importante é ficar de olho e, no caso de qualquer problema, saber onde buscar os seus direitos.

Se você está se decidiu em contratar um plano Vivo, compare os planos disponíveis de cada serviço e encontre o melhor para você:

Mas se você está em busca de um plano para celular compare aqui todos os planos de celular da Vivo.