• Vivo

  • 05/12/2016
  • 12:00

Vivo Reclamações: histórico da operadora e como prosseguir

Felipe Byrro
  • 0 comentários

A Vivo é uma das maiores operadoras do Brasil, parte do grupo Telefónica, uma das maiores do mundo. Criamos o tópico Vivo Reclamações pensando em ajudar quem está enfrentando algum problema relacionado à empresa. Para quem busca saber se a Vivo é uma boa operadora, esta informação também é útil para os interessados em contratar seu serviço de telefonia. Aqui comentaremos sobre o histórico de reclamações da operadora e as formas de buscar soluções para seus problemas.

A análise será feita com base no conhecido portal Reclame Aqui, que conta com estatísticas atualizadas frequentemente e comentários de usuários reais. Além disso, levamos em consideração também o ranking IDA da Anatel, que visa dar uma ideia do número de reclamações recebidas pelas empresas e sua taxa de respostas a elas.

Melhor Plano

IDA ANATEL

A Anatel divulga mensalmente o ranking de reclamações das prestadoras por meio do Índice de Desempenho no Atendimento (IDA). O IDA pontua as prestadoras utilizando as metas previstas para o setor de telecomunicações.

A melhor prestadora é aquela que obtiver melhor nota final. Toda operadora inicia com 100 pontos e são subtraídos fatores de dedução (Fator de Reclamação, Fator de Reabertas, Fator de Resolvidas em até 5 dias e Fator de Resolvidas no Período). Quanto maior a nota obtida pela prestadora, melhor sua posição no ranking do IDA.

O último resultado apresentado pela Anatel até o momento é relativo ao mês de agosto de 2016.

Vivo Reclamações Telefonia Móvelvivo reclamações

A Vivo conta com uma média bastante similar no IDA de telefonia móvel ao que é encontrado em suas concorrentes Claro e Oi, ficando bem à frente da média alcançada pela TIM. Foi registrada uma média de 0,6 reclamação a cada 1.000 acessos, sendo 7,37% destas reabertas algum tempo depois. No total, 86% foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,7% foram solucionadas no período de 30 dias.

Vivo Reclamações Telefonia Fixavivo reclamações

Passando para o setor de telefonia fixa, temos uma das categorias onde a Vivo menos atua de maneira direta, o que justifica sua posição no ranking. Foi registrada uma média de 1,48 reclamação a cada 1.000 acessos, sendo 9,55% destas reabertas algum tempo depois. No total, 82,06% foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,5% foram solucionadas no período de 30 dias.

Vivo Reclamações Internet Banda Largavivo reclamações

O serviço de banda larga da Vivo foi unificado com o da GVT, passando por uma enorme reformulação após a Telefónica concretizar a compra de sua rival. Devido a isto, é esperado um aumento na qualidade do serviço oferecido no decorrer dos próximos meses. Foi registrada uma média de 1,81 reclamação a cada 1.000 acessos, sendo 6,91% destas reabertas algum tempo depois. No total, 73,75% foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,44% foram solucionadas no período de 30 dias.

Vivo Reclamações TV por assinaturavivo reclamações

Por último, temos o IDA da Vivo TV por assinatura. Este o setor onde a Vivo se saiu melhor no ranking da Anatel. Foi registrada uma média de 1,11 reclamações a cada 1.000 acessos, sendo 6,33% destas reabertas algum tempo depois. No total, 88,05% foram respondidas em até cinco dias úteis, enquanto 99,3% foram solucionadas no período de 30 dias.

Melhor Plano

Mais detalhes sobre o IDA podem ser encontrados diretamente no site da Anatel.

Vivo no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um dos portais mais importantes para quem não quer ter uma surpresa desagradável na hora de contratar um serviço ou comprar em alguma loja de e-commerce. Ele conta com milhares de relatos dos mais variados tipos de usuários e um ranking atualizado periodicamente.vivo reclamações

Infelizmente, todos os quatro principais serviços da Vivo foram colocados sob a etiqueta de “não recomendado”. Isto demonstra que a reputação da empresa entre os usuários da rede não é tão boa assim. De acordo com o que foi comentado, nos últimos 12 meses nenhuma reclamação dentre as mais de 83 mil realizadas através do Reclame Aqui foi solucionada. Isto fez a nota da Vivo despencar para 1,43 dentre 10 pontos possíveis.

Curiosamente, a empresa conta com quase 14 mil avaliações, possuindo um índice de solução de 28,6% em sua média geral desde que a página foi criada. Além disso, cerca de 20,2% dos usuários voltariam a fazer negócio com a operadora, indicando assim que alguns consumidores tiveram suas expectativas satisfeitas.

Contratar plano de celular, fixo, TV ou banda larga

Infelizmente, todas as operadoras no país têm sido alvo de muita reclamação. Como todas elas ofertam serviços em várias regiões do país, o grau de satisfação pode variar de região para região. Se você está se decidiu em contratar um plano Vivo, compare os planos e encontre o melhor para você  aqui:

Se você não está decidido com os planos da Vivo, você pode comparar planos de todas operadoras no Melhor Plano.

Contato Vivo Reclamações

Caso você possua algum serviço da operadora e deseja entrar em contato com a Vivo para reclamar de problemas ou tirar dúvidas, existem alguns meios disponibilizados por ela para que isto seja feito. Através do telefone, por exemplo, basta ligar para os seguintes números e seguir o passo a passo do menu virtual:

  • Reclamação Vivo Fixo – 10315
  • Reclamação Vivo Móvel – *8486 do seu telefone Vivo ou 1058 de qualquer telefone
  • Reclamação Vivo TV – 10615 para Vivo TV HDTV ou 10666 para Vivo TV Plus
  • Reclamação Vivo Internet – 10315

Vivo Atendimento SMS

Esta é uma maneira simples e prática de entrar em contato com a Vivo. Você pode tirar dúvidas, ativar serviços ou consultar informações sobre serviços de telefonia móvel a qualquer momento e de onde estiver. O Atendimento SMS é grátis, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, para todos os clientes Vivo Móvel.

Postos físicos da Vivo

Se você deseja algo mais pessoal e direto, é possível se dirigir pessoalmente a uma das lojas da Vivo espalhados por todo o país. A companhia conta até mesmo com uma prática ferramenta por meio da qual você pode descobrir a loja mais próxima de você.

Veja também:

Vivo Reclamações: histórico da operadora e como prosseguir
Dê uma nota para esse post

Melhor Plano

Queremos estimular a livre discussão entre os usuários da
comunidade Melhor Plano. Opine, dê dicas, interaja com outros usuários!

Comentar Nesse Artigo

Destaques

13 comentários

Claro, Dicas, Oi, TIM, Vivo

Internet 4G: qual a melhor operadora para você? admmelhorplano 10:18

Hoje existem quatro operadoras de telefonia móvel no Brasil que atuam em todo país, e algumas menores que têm atuação regional. Cada operadora oferece planos diferentes, com pacotes…

9 comentários

Dicas

Portabilidade vivo, tim, claro, oi ou Nextel: saiba como trocar de operadora admmelhorplano 14:15

Portabilidade: Como mudar de operadora e manter o mesmo número de telefone Se você é daqueles que adora economizar dinheiro com um plano de telefone…