Compare planos de internet banda larga

xCloud: conheça o sistema de jogos em nuvem do Xbox

As plataformas de entretenimento estão se adaptando às novas necessidades dos consumidores. Para isso, tecnologias inovadoras são desenvolvidas, como o xCloud, do Xbox. O serviço de streaming de jogos foi lançado em 2019 e é uma alternativa interessantes para gamers que não possuem computadores de alto desempenho.

Quer saber como funciona, quanto custa e outras curiosidades sobre o Projeto xCloud? Confira tudo sobre a plataforma nos próximos tópicos.

O que é xCloud?

O Project xCloud – ou simplesmente xCloud – é uma plataforma do Xbox em que os usuários podem jogar seus games favoritos em celulares ou tablets a partir de arquivos salvos diretamente na nuvem.

Com essa ferramenta, o usuário não precisa fazer download dos jogos em seus dispositivos – o que dispensa a necessidade de configurações muito avançadas e alta capacidade de armazenamento interno.

Para utilizar essa ferramenta, não é necessário ter um console do Xbox, o que pode representar uma economia para quem deseja se divertir com as opções de jogos da marca.

Como o Project xCloud funciona?

O streaming de jogos funciona de forma um pouco diferente dos catálogos de filmes e músicas com os quais já estamos acostumados em nosso dia a dia. Há uma série de fases, etapas e interatividade que tornam esse tipo de plataforma muito diferente.

Vale a pena destacar alguns pontos referentes ao funcionamento do xCloud:

  • A conexão com internet deve ser boa, para evitar falhas na transmissão;
  • Ainda não é possível importar a sua biblioteca de jogos para a plataforma. O Project xCloud funciona com um catálogo pré-definido de jogos, e o usuário tem que se contentar com eles;
  • Por operar com conexões sem fio, ele pode apresentar lags, mas tudo depende do jogo, do aparelho e da conexão com a internet.

Para jogar sem lags e travamentos, você deve investir em uma boa conexão com a internet. Compare as ofertas de planos de internet banda larga disponíveis em sua região!

Quais aparelhos são compatíveis com o xCloud?

Quem quer usar Project xCloud PC ou no celular, deve estar atento aos requisitos mínimos para funcionamento da plataforma:

  • Ser registrado na Microsoft;
  • Ter um dispositivo com sistema Android 6.0 ou superior;
  • O dispositivo também precisa de conexão Bluetooth 4.0;
  • Ter um controle sem fio do Xbox One.

Quais jogos estão disponíveis na plataforma?

Por estar em sua fase inicial, estão disponíveis poucas opções de jogos para os usuários. Estão disponíveis os seguintes jogos:

  • Killer Instinct;
  • Gears (of War) 5;
  • Halo 5: Guardians;
  • Sea of Thieves;
  • Devil May Cry 5;
  • Tekken 7;
  • Forza Horizon;
  • E muitas outras opções!

Como o serviço está crescendo, a tendência é ter cada vez mais jogos.

Project xCloud data de lançamento

Project xCloud data oficial de lançamento aconteceu em outubro de 2019. Apesar de bastante aguardada entre gamers, a plataforma ainda está disponível em poucos lugares.

Na fase de teste, ela estava disponível para usuários convidados, apenas nos Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul. No final do mesmo ano, o serviço foi expandido, e países como o Canadá, o Japão e a Índia também já conseguem acessar o xCloud.

Project xCloud Brasil

Ainda não há data oficial de lançamento do Project xCloud Brasil. Resta esperar mais informações e novidades sobre o lançamento do streaming de jogos no Brasil.

Quando o xCloud custa?

Por ainda estar em fase de testes, os primeiros usuários não vão pagar nada pelo acesso. Então, aproveite: por enquanto, o xCloud é de graça!

Project xCloud PC

Pensando no usuário que não se adapta à jogabilidade das pequenas telas de smartphones, o Project xCloud PC será uma realidade em 2020.

O Xbox já anunciou que a plataforma xCloud deixa de ser exclusivamente mobile em 2020 e passa a funcionar também em computadores.

Xbox Game Pass

Outra novidade para 2020, é que o xCloud passará a integrar o Xbox Game Pass, um serviço de assinatura que dá acesso a mais de 100 jogos da marca, para baixar e jogar quando quiser – desde que o pagamento esteja em dia.

O serviço custa a partir de R$ 19,99 por mês e compensa muito. Afinal, um jogo do Xbox pode custar até R$ 300 – uma diferença bastante considerável.

O Project xCloud é bom?

Muitos jogadores ficam em dúvida se o streaming vale a pena. Para quem tem uma boa conexão de internet, o serviço é excelente. Pode haver problemas apenas se a internet for mais lenta.

O consumo de dados móveis é muito alto, por isso, recomendamos o uso apenas em locais com conexão sem fio, ou se o seu plano de internet for muito bom.

A melhor parte, é que o usuário pode jogar os jogos favoritos quando e onde quiser, bastando apenas fazer login em sua conta xCloud.

E como é a sua experiência com jogos online? Conte para a gente nos comentários!