CARTÃO BNDES

Descubra como funciona o cartão BNDES, a linha de crédito para investimento em micro, pequenas e médias empresas, e também para os microempreendedores cadastrados pelo MEI.

Confira os tópicos a seguir e tire suas dúvidas:

Como funciona o cartão BNDES e quem tem direito?

O cartão BNDES é uma opção de crédito para financiamento de investimentos em micro, pequenas e médias empresas, assim como dos microempreendedores individuais (MEIs).

O valor é disponibilizado por meio de um cartão de crédito emitido por bancos parceiros.

O pedido, análise, envio e administração do cartão é feito pelo banco escolhido por quem solicita o cartão, cabendo ao BNDES apenas disponibilizar o valor liberado para a empresa.

O cartão poderá ser utilizado apenas para compra de bens, insumos ou serviços autorizados, listados no site do BNDES como fornecedores, que visam o crescimento da produção e rendimento da empresa.

Como solicitar o cartão BNDES?

Para solicitar um cartão BNDES basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site;
  2. Clique em “Solicite seu cartão BNDES”;
  3. Escolha o banco emissor;
  4. Preencha a proposta de solicitação;
  5. Dirija-se ao banco escolhido para assinar o Termo de Adesão e apresentar os documentos necessários para análise de crédito.

Além dos documentos, será solicitado o preenchimento de uma declaração que comprove a situação do interessado perante os órgãos públicos e o cumprimento da legislação vigente.

É possível acessar um modelo dessa declaração no mesmo site selecionando o menu “Regras” no topo da página inicial.

O interessado pode fazer o pedido em mais de um banco e, assim, ter mais de um cartão BNDES para uso, porém a soma de todos os limites não vai ultrapassar os R$ 2 milhões.

 

Como ser aprovado no cartão BNDES?

A análise é feita pelo banco emissor escolhido e os pontos analisados podem variar entre essas instituições, porém o que todos pedem é:

  • a empresa ou o microempreendedor deve ser devidamente cadastrado (com CNPJ);
  • as tributações precisam estar em dia.

Quais são as opções do cartão BNDES?

A emissão e administração do cartão BNDES são feitas pelos bancos parceiros, e cada um trabalha com prazos e processos próprios.

Confira os bancos emissores:

  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Banestes;
  • BRDE;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicoob;
  • Sicredi.

Antes de solicitar o cartão, confira no banco de interesse as características trabalhadas para saber se atendem a sua necessidade.

Quais são as taxas do cartão BNDES?

O cartão BNDES não cobra anuidade, porém possui uma taxa de juros que varia a cada mês.

Pelo site, os clientes podem acompanhar a taxa vigente e o histórico mensal desde outubro de 2002.

Outra taxa cobrada é a de análise de crédito. Essa cobrança é feita pelo banco escolhido após a solicitação do cartão.

 

FAQ cartão BNDES

Quem é MEI pode ter cartão BNDES?

Microempreendedores individuais, ou MEI, também são elegíveis ao cartão BNDES. O limite, assim como aprovação do pedido, será feito pelo banco escolhido pelo empreendedor.

Qual a bandeira do cartão BNDES?

O cartão do BNDES pode ser emitido tanto com a bandeira Visa quanto Mastercard. Verifique no banco emissor com qual bandeira ele trabalha.

Qual o limite do cartão BNDES?

O limite máximo do cartão BNDES é de 2 milhões de reais, mas o que será disponibilizado para o solicitante depende da avaliação feita pelo banco escolhido.

Quais são as possibilidades de parcelamento do cartão BNDES?

As compras podem ser parceladas em até 48 vezes trabalhando com crédito rotativo, ou seja, assim que a parcela é paga, o valor retorna para o limite total.

Quais são os descontos do cartão BNDES?

Os descontos na compra de produtos dos fornecedores é negociado diretamente com o vendedor (em caso de compra direta) ou apresentada no site do cartão BNDES na seção de fornecedores.

Quais são os telefones para falar sobre o cartão BNDES?

O contato pode ser feito por duas centrais: 0800-702-6337 (central de atendimento) para dúvidas ou informações ou 0800-702-6307 (ouvidoria) para reclamações, denúncias ou sugestões.

O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Vantagens do cartão BNDES

Disponível para MEI
Para microempreendedores é essencial ter uma linha de financiamento disponível para investimento no próprio negócio. E o cartão BNDES possibilita que isso seja feito de uma maneira rápida.

Sem anuidade
O que uma pequena empresa menos precisa é de mais uma despesa como a anuidade. E o cartão BNDES oferece essa possibilidade para facilitar o investimento da pessoa jurídica.

Diferentes bancos parceiros
O pedido do cartão deve ser feito em um dos bancos parceiros, que ficará responsável pela análise e emissão. Caso o banco escolhido não aprove, o interessado poderá fazer a solicitação em outra instituição parceira.

Desvantagens do cartão BNDES

Compra apenas com lojas parceiros
A compra de produtos ou insumos com o cartão BNDES só pode ser feita das empresas parceiras listadas no site.

 


Não é um cartão empresarial o que você procura? Conheça outros cartões de crédito, compare vantagens e encontre o que você precisa.

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.