Carregando...

melhorplano logo

Como cancelar Cartão Consignado? Passo a passo

cancelar cartao consignado

Caso você esteja tendo problemas com essa modalidade, saiba que alguns critérios devem ser seguidos antes de adotar essa medida mais drástica.

Portanto, vamos apresentar a seguir, o que é e como cancelar cartão de crédito consignado, sem que você tenha que passar por episódios de estresse desnecessários.

Para saber mais sobre o assunto, acesse um dos menus abaixo e confira!

O que é cartão de crédito consignado?

Cartão de crédito consignado é uma modalidade de crédito disponibilizada a servidores públicos ou aposentados e pensionistas do INSS. Ele funciona como um cartão de crédito convencional, que pode ser utilizado no dia a dia — seja para fazer compras em lojas físicas ou online, saques, pagamentos etc.

O valor mínimo das faturas — desde que não ultrapasse 5% da sua renda — é descontado diretamente do holerite ou da conta bancária do beneficiário, enquanto o restante é cobrado via boleto.

Se o valor mínimo de pagamento foi maior que 5% do seu benefício, a cobrança acontecerá integralmente via boleto, como uma fatura comum de cartão de crédito, devendo ser paga em agências autorizadas ou aplicativo do seu banco.

Alguns dos benefícios do cartão de crédito consignado, são:

  • Cartão sem anuidade;
  • Juros mais baixos;
  • Maior prazo;
  • Parte do valor descontado diretamente da folha de pagamento.

Quais os critérios para cancelar cartão de crédito consignado?

Antes de cancelar o cartão de crédito consignado, é necessário que você esteja dentro dos critérios estipulados pela instituição, sendo eles:

  • Ter todos os saldos devedores completamente quitado;
  • Não possuir nenhuma dívida de parcelamento — mesmo as que ainda não constem na fatura;
  • Não ter qualquer pendência referente a saques em dinheiro. Caso algum saque tenha sido feito, será necessário quitar o débito.

Caso você não esteja dentro desses critérios, não será possível concluir a solicitação de cancelamento do seu cartão de crédito consignado. Portanto, antes de abrir o pedido, verifique todos esses termos para não receber uma resposta negativa.

Como cancelar cartão de crédito consignado?

Cancelar o cartão de crédito consignado deve ser uma atitude muito bem pensada, já que é uma ação definitiva e que vai comprometer o uso da margem consignável de 5%, adquirida na adesão do cartão.

Se você ainda está em dúvida sobre cancelar ou não, uma boa saída pode ser parar de usá-lo — já que não possui qualquer anuidade ou taxas mensais obrigatórias — ou bloqueá-lo, fazendo com que seus benefícios continuem ativos, caso deseje reativá-lo.

Porém, se a sua decisão já está tomada, a maneira mais fácil de cancelar o cartão de crédito consignado é comparecendo ao banco que fez a liberação do crédito e solicitando pessoalmente. Não esqueça de levar seu cartão e um documento de identidade com foto.

Outra saída que pode ser viável, é buscar os canais de atendimento disponibilizados pela instituição — sejam eles virtuais ou telefônicos. Entretanto, cada banco tem suas normas de atendimento, sendo necessário entrar em contato para saber se a solicitação pode ser feita por esses meios.

Perguntas Frequentes (FAQ)

É possível reativar o cartão cancelado?

Caso você tenha feito uma solicitação de cancelamento, ele não poderá ser reativado novamente. Para isso, será necessário fazer um novo pedido, que estará sujeito a novas análises de crédito antes de ser liberado

Posso manter a margem de 5% em uma nova solicitação?

Pode! Porém, por medida de segurança, deverá ser feito o cancelamento e a desaverbação do crédito anterior, evitando que alguma fraude possa ser realizada — como o pedido de dois cartões pelo mesmo titular.

O cancelamento do cartão se estende aos cartões adicionais?

Ao cancelar o cartão titular, todos os outros cartões adicionais também serão cancelados. É bom lembrar que, para solicitar o cancelamento, nenhum deles poderá estar fora das regras apresentadas nos tópicos acima

Se o benefício de empréstimo for bloqueado, o mesmo ocorrerá com o cartão?

Caso o beneficiário resolva bloquear o pedido de novos empréstimos junto ao INSS, o cartão de crédito consignado não poderá ser solicitado. Para poder realizar o desbloqueio, a solicitação deverá ser feita ao INSS novamente

Conteúdo atualizado em

Eduardo Sena

Por Eduardo Sena

Analista de Marketing e SEO, adora estudar e escrever sobre educação financeira, investimentos e empreendedorismo.

Melhor Plano

© Melhor Plano 2021
Todos os direitos reservados.

Endereço: R Sergipe, nº 625, Sala 503 Savassi | Belo Horizonte - MG
CEP: 30130-171

Telefone: +55 (031) 97575-9932

MelhorPlano no FacebookMelhorPlano no InstagramMelhorPlano no TwitterMelhorPlano no YoutubeEmail de Contato
Ícone Site Seguro Google

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.