CARTÃO NUBANK

O Nubank é o cartão de crédito do banco digital de mesmo nome que ficou famoso por ser sem anuidade e pela facilidade em solicitar e controlar os gastos do cartão pelo aplicativo. 

Se você está pensando em pedir um Nubank, descubra aqui como ele funciona, quais são as suas vantagens e desvantagens, e veja passo a passo como solicitar!

Como funciona o Cartão de crédito Nubank?

O Cartão de crédito Nubank foi criado em 2014 por uma startup de mesmo nome, que atualmente é a responsável por sua emissão e administração. O cartão pode ser utilizado para comprar produtos ou serviços em estabelecimentos físicos e digitais.


O Nubank foi o primeiro no Brasil a oferecer um cartão de crédito livre de anuidade e taxas. Além disso, o cartão é internacional e totalmente controlado pelo aplicativo, que está disponível em Android e IOS

Não é preciso ter uma conta com a empresa ou com qualquer outro banco para solicitar o cartão. A proposta da instituição é tornar essa operação financeira o menos complicada possível e se diferenciar das empresas mais tradicionais. 

Qual é a bandeira do Cartão Nubank?

O Cartão de crédito Nubank é emitido na bandeira MasterCard.

A bandeira é aceita na maioria dos estabelecimentos do Brasil e também está presente em grande parte dos países do mundo. 

Isso também significa que quem tem o Nubank pode participar do MasterCard Surpreenda, programa de fidelidade que permite a troca de pontos ganhos com o uso do cartão por acesso a ofertas e benefícios exclusivos. 

Anuidade e taxas do Cartão de crédito Nubank

Clientes do Cartão Nubank não pagam

  • Anuidade;
  • Saques;
  • Avaliação emergencial de crédito;
  • Emissão de 2ª via do cartão. 

Os únicos custos são referentes às taxas de juros para parcelar a fatura (0,99% a 13,75% ao mês) ou pagar o rotativo (2,75% a 14,00% ao mês), multas de atraso (2%) e empréstimo pessoal (a partir de 0,95% ao mês). 

Preciso de convite para ter o Cartão Nubank?

É necessário ter convite para solicitar o Cartão de crédito Nubank. Existem três formas de conseguir isso: 

Com os dados informados, a empresa realiza uma análise e coleta informações de diversos bancos de dados. Depois desse processo, cada perfil pode ser classificado de três maneiras diferentes:

  • Pessoas que recebem o convite para fazer o cartão em até uma semana;
  • Pessoas que podem receber o convite em até 90 dias, de acordo com o resultado dos testes feitos pelo Nubank;
  • Pessoas que não estão aptas a receber o convite no momento (e devem aguardar 6 meses para fazer uma nova solicitação). 

O convite chega por e-mail e contém um código que deve ser inserido no aplicativo Nubank para que o cadastro seja finalizado. Após a conclusão, todas as propostas passam por uma nova análise para confirmar as informações.   

Como solicitar o Cartão de crédito Nubank?

Depois de receber o convite, basta seguir o seguinte passo a passo para continuar a solicitação:


1. Instale o aplicativo no seu celular;

2. Clique em “Já tenho convite” e insira o código do convite que recebeu por e-mail;

3. Na sequência, informe  os seus dados, entre eles:

  • Número de um documento pessoal (RG, CNH);
  • CPF;
  • Endereço residencial completo;
  • Rendimento mensal. 

4. Tire uma foto frente e verso do documento informado, além de uma selfie sua segurando o documento — para confirmar que ele é verdadeiro. 

5. Nesse momento, o aplicativo solicitará as seguintes informações para configurar o seu cartão:

  • Valor do limite (dentro do que foi estabelecido pela empresa);
  • Melhor data para o pagamento da fatura;
  • Senha do cartão. 

Após preencher todos os dados, é só enviar e aguardar que o Nubank realize a análise. A empresa entra em contato em até 5 dias úteis, seja para solicitar mais informações ou para confirmar a emissão do cartão.


ATENÇÃO:
para pedir um Nubank é necessário ter mais de 18 anos, morar no Brasil e possuir um aparelho celular compatível com o aplicativo da empresa, para Android (versão 4.4 ou superior) ou iOS (versão 10 ou superior). 

O que é avaliado na solicitação do cartão?

Para reduzir os riscos de ficar sem receber, a empresa cruza e avalia vários dados para saber se vai poder disponibilizar o convite para fazer o cartão no momento. Veja, a seguir, quais são os principais critérios que são analisados. 


Ganhos

Não é preciso comprovar a renda para pedir o cartão, mas a movimentação financeira é um fator determinante para que o pedido seja aprovado. Afinal, a empresa precisa saber que você tem condições de pagar pelo empréstimo que ela irá conceder.

Isso também é avaliado para definir o limite de crédito inicial do cartão, caso a proposta seja aprovada. 

De modo geral, despesas com financiamentos e cartões não podem ultrapassar 30% da sua renda


Histórico de Consumo

O seu histórico de consumo é analisado para que a instituição entenda qual é o seu perfil como consumidor. O objetivo é verificar se você costuma pagar as contas dentro ou fora do vencimento, se possui dívidas em aberto. Para isso, sistemas como o Cadastro Positivo e o Serasa Score, entre outras fontes externas, podem ser consultadas. 


CPF

Estar com o nome limpo na praça é um dos requisitos para ter o Cartão Nubank. A empresa consulta os Órgãos de Proteção ao Crédito, como o SPC, o Boa Vista e o Serasa, para saber se você tem dívidas negativadas.


Indicação 

Apesar de não ser decisivo, quando um amigo envia o convite Nubank, aumentam as chances do indicado ser aprovado na análise de crédito. 

Não fui aprovado no Nubank. E agora?

Quem tiver o cadastro negado, precisa esperar 6 meses para realizar uma nova solicitação do convite. 

Mesmo pessoas que não tiverem o crédito aprovado, recebem um convite para abertura de uma NuConta — a conta corrente do Nubank.  

Qual é o limite do Cartão Nubank?

Após ser aprovado na análise de crédito, cada cliente recebe o cartão com um limite inicial. Esse valor, que é calculado por um sistema automatizado, é definido considerando uma lista de critérios, entre eles:

  • Análise de risco da empresa;
  • Score;
  • Perfil de consumo;
  • Projeção de gastos.

Como aumentar o limite do Nubank?

A empresa afirma que sempre realiza novas análises nos cadastros para melhorar o limite de gastos possíveis com o cartão. No entanto, você também pode solicitar o aumento do limite pelo aplicativo e aguardar a avaliação da empresa. 

Vantagens Cartão Nubank

Sem renda mínima

Algumas empresas definem um valor mínimo de ganho mensal como requisito para solicitar o cartão. O Nubank não exige renda mínima e também não é necessário enviar documentos para comprovar que recebe o valor. 


Aplicativo

O Cartão Nubank pode ser solicitado e totalmente administrado pelo aplicativo. Por meio dele, os clientes conseguem verificar o limite, acessar faturas, acompanhar os gastos, entre outras funções. 


Anuidade gratuita 

Não é preciso pagar anuidade e outras taxas, como as que são cobradas por outras empresas para a emissão da 2ª via do cartão e saque. 


Programa de pontos 

Quem tem o Cartão Nubank pode participar do programa de fidelidade da MasterCard, o MasterCard Surpreenda, e também no Nubank Rewards. 


Parcelamento da fatura 

Em caso de imprevisto, existe a possibilidade de fazer um acordo e parcelar a fatura com juros mais baixos que o rotativo. O processo é feito online, pelo aplicativo.  


Descontos

O Nubank concede descontos para quem resolve antecipar as parcelas das suas compras. Esse é um diferencial interessante para quem precisa liberar limite ou tem um dinheiro sobrando e quer aproveitar para economizar. 

Desvantagens Cartão Nubank

Dificuldade na aprovação

A análise do Nubank considera e cruza diversos dados, o que faz com que algumas pessoas, mesmo com o score alto e o nome limpo, não consigam ter o cartão. Quem tem um score baixo dificilmente consegue ter o crédito aprovado com a empresa.


Taxa no exterior

O Cartão Nubank é internacional, mas a empresa cobra uma taxa de 4% do valor total da compra mais o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em operações realizadas no exterior. 

Outros produtos do Nubank

Além do cartão de crédito, o Nubank oferece mais dois produtos aos seus clientes: 

NuConta

A NuConta é uma conta digital e gratuita, que pode ser criada por qualquer pessoa maior de idade. Para ter acesso a ela, não é necessário passar por uma avaliação de crédito ou ter o Cartão Nubank. 

Abrir uma conta com o Nubank, não significa que você vai conseguir ter o cartão de crédito. No entanto, a empresa afirma que ela pode ser uma forma de conhecer melhor os clientes que não foram aprovados para ter crédito no momento. 


Nubank Rewards

O Nubank Rewards é um programa de recompensas em que cada real gasto com cartão de crédito se transforma em um ponto. Com esses pontos os clientes podem abater compras feitas em parceiros da empresa, como Netflix, Uber, Ifood, Rappi e MaxMilhas.

Uma vantagem do programa é que os pontos não possuem um prazo utilizá-los. Os primeiros 30 dias são gratuitos, depois é necessário pagar. Os clientes podem escolher entre pagar R$19,90 por mês ou uma parcela única de R$190,00 ao ano. 

Descobriu se o Cartão Nubank é uma boa alternativa para você? Esperamos ter te ajudado a tomar uma decisão consciente (:


Que tal fazer escolhas mais inteligentes e economizar? Para comparar outros serviços, como planos de celular e internet, aproveite as ferramentas do Melhor Plano

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.