CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADE

O Cartão de Crédito sem anuidade é muito procurado por não possuir custo de manutenção. Porém, isso não quer dizer que ele seja livre de todas as taxas.

Entenda melhor como esse produto funciona:

O que significa cartão sem anuidade?

A anuidade é uma taxa de manutenção que pode ser cobrada por empresas responsáveis pela administração de cartões de crédito. 

O valor da anuidade varia de acordo com inúmeros fatores, como:

  • O limite de crédito oferecido;
  • Serviços prestados;
  • Hábitos de uso do cliente. 

A cobrança pode ser feita mensalmente ou à vista e é autorizada pelo Banco Central, órgão responsável por criar as regras que orientam a atuação das instituições financeiras do Brasil. 

Portanto, quando alguém solicita um cartão de crédito sem anuidade significa que essa taxa de manutenção não será cobrada. 

Opções de Cartão sem Anuidade

Todo cartão sem anuidade tem gasto zero? Nenhuma taxa?

Não necessariamente. Como já foi dito, a anuidade é uma taxa de manutenção que pode ser cobrada pela utilização do cartão de crédito. Além dela, as empresas que administram esse tipo de serviço podem solicitar o pagamento de outras tarifas, entre elas:

  • Taxa para saques;
  • Taxa para segunda via do cartão;
  • Taxa para o pagamento de contas;

Antes de escolher o cartão, é muito importante verificar os valores dessas taxas para conseguir se planejar financeiramente. Também é importante verificar a taxa de juros cobrada para o parcelamento da fatura e para pagamentos em atraso.

Como escolher o melhor cartão sem anuidade para mim?

O cartão de crédito precisa ser escolhido e aproveitado com muita consciência para não se tornar um problema na vida financeira. Afinal de contas, não basta apenas ser livre de anuidade. 

Confira, a seguir, o que é necessário observar para selecionar a melhor alternativa para você. 


Exigências 

O cartão de crédito é um serviço financeiro e é natural que a empresa faça exigências para verificar se pode ou não emprestar dinheiro para essa pessoa. 

Um dos critérios mais comuns, por exemplo, é a necessidade de ter o nome limpo, ou seja, não estar registrado nos Órgãos de Proteção ao Crédito. Algumas empresas exigem a comprovação de renda mínima, outras só emitem o cartão para brasileiros. 

É interessante verificar essas informações antes de enviar a solicitação. 


Benefícios 

Além da gratuidade na anuidade, quais são os benefícios oferecidos pela empresa que administra o cartão? Esse é um detalhe fundamental para que você compreenda qual é a melhor opção para você no momento. 

Algumas instituições oferecem descontos em empresas parceiras, cinemas e shows, outras oferecem a possibilidade de parcelar a fatura, entre outras funções que podem facilitar a sua vida. 


Juros e taxas

Os cartões sem anuidade podem realizar a cobrança de outras taxas e é fundamental analisar esses dados antes de escolher o seu. Os valores variam em cada emissora, e você deve buscar aqueles compatíveis com o seu orçamento.  


Necessidades 

Se você pretende usar o cartão no exterior, por exemplo, é interessante escolher um que tenha uma tarifa mais econômica para compras e saques fora do país. 

Caso o seu objetivo seja ganhar pontos e milhas para trocar em viagens e outros produtos, é importante escolher um cartão que ofereça boas oportunidades nesse sentido. 

Por isso, observe as suas necessidades e expectativas em relação ao serviço antes de definir qual será o seu cartão sem anuidade.

Cartão de Crédito sem anuidade: conheça 5 alternativas

Atualmente, existem várias opções de cartões de crédito sem anuidade. Porém, separamos 5 opções bem populares para te ajudar a comparar os benefícios e escolher o melhor para você.

Mas atenção: isso não é um ranking. A ordem da lista foi escolhida aleatoriamente, ou seja, os primeiros colocados não são, necessariamente, os melhores cartões. 

Afinal, a escolha do cartão ideal deve ser feita de forma individual, observando os critérios que apresentamos no tópico anterior.    

1. Cartão Nubank

O Cartão Nubank, o primeiro a não exigir o pagamento da anuidade no Brasil, é emitido por uma startup brasileira de mesmo nome. A empresa não exige que os clientes do cartão tenham conta bancária com ela ou qualquer outro banco. Além disso, o cartão é solicitado e controlado por um aplicativo, disponível para Android e iOS

Veja mais detalhes sobre o Cartão de Crédito sem anuidade Nubank:

  • Emitido na bandeira Mastercard;
  • Desconto na antecipação de parcelas;
  • Não exige renda mínima;
  • Controle de gastos por meio do app.

Como principal ponto negativo, o Nubank apresenta uma alto nível de dificuldade de aprovação. Por conta do processo de análise, mesmo quem tem o nome limpo e o score alto pode não conseguir ter o cartão.  

2. Cartão Digio

O Cartão Digio é um dos principais concorrentes do Nubank, e é emitido pelo Banco CBSS, instituição administrada indiretamente pelo Bradesco e Banco do Brasil. A plataforma Digio pode ser acessada pelo site ou em celulares com sistema Android e iOS

Confira algumas características do Cartão de Crédito sem anuidade Digio:

  • Emitido na bandeira Visa Internacional;
  • Programa de pontos e recompensa na indicação de amigos;
  • Parcelamento da fatura;
  • Não exige renda mínima. 

O Digio não possibilita a solicitação de um cartão adicional e nem a realização do pagamento mínimo da fatura. 

3. Cartão Inter

O Banco Inter é o primeiro banco brasileiro totalmente digital e oferece um cartão de crédito sem anuidade, exclusivo para os seus correntistas. Após a abertura da conta, o serviço pode ser solicitado pelo aplicativo da empresa. 

Observe alguns atributos do Cartão de Crédito sem anuidade Inter:

  • Emitido na bandeira MasterCard;
  • Função débito e crédito no mesmo cartão;
  • Compras internacionais;
  • Resoluções de problemas e solicitações de serviços são feitas pelo app. 

A dificuldade em conseguir habilitar a função crédito e aumentar o limite do cartão, estão entre as principais reclamações dos clientes do banco. 

4. Cartão Neon

O Cartão Neon é um dos produtos do Banco Neon e para solicitá-lo é obrigatório ter uma conta  na empresa. A instituição financeira é totalmente digital, a emissão e controle do cartão de crédito deve ser feita pelo aplicativo.

Analise algumas das particularidades do Cartão de crédito sem anuidade Neon: 

  • Emitido na bandeira Visa;
  • Não precisa de convite;
  • Compras e saques no exterior;
  • Cartão pode ser usado por aproximação, sem a digitação da senha (contactless).

Para ativar a conta, é preciso realizar um depósito inicial. O valor fica disponível após a confirmação e pode ser sacado, transferido ou usado para pagar contas. Apesar disso, essa necessidade pode ser uma desvantagem para algumas pessoas.

5. Cartão Renner

A Renner, uma das maiores empresas de departamento do Brasil, oferece um Cartão de Crédito sem anuidade de uso exclusivo em suas lojas. O cartão não tem chip ou bandeira e pode ser solicitado pelo aplicativo Quero Cartão Renner (disponível para Android e iOS) ou nas lojas físicas. 

Conheça algumas vantagens:

  • Rapidez na solicitação e aprovação;
  • Descontos exclusivos na Lojas Renner;
  • Emissão de cartões adicionais gratuitamente;
  • Frete gratuito na loja virtual da empresa. 

O Cartão Renner só pode ser aproveitado em Lojas Renner dentro do Brasil, apesar da empresa ter estabelecimentos no exterior. Outro ponto negativo é que o uso do cartão não garante a participação em nenhum programa de fidelidade. 

Encontrou o Cartão de crédito sem anuidade ideal para você? Aproveite e confira mais opções de cartão de crédito e economize!


Por falar em economia, aproveite para comparar outros serviços que usa no seu cotidiano, como planos de celular, televisão e internet, com o Melhor Plano!

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.