O QUE É O CVV DO CARTÃO?

O CVV do cartão é um código de segurança e verificação presente em todos os cartões de crédito e débito. Com ele, são diminuídas as chances de fraude, especialmente em compras online.

Esse é apenas um dos motivos que justifica saber o que é o CVV do cartão. Entenda mais clicando nos links abaixo:

O que é CVV?

O CVV do cartão é o Card Verification Value, ou Valor de Valor de Verificação do Cartão. É um código de segurança que garante que a compra está sendo feita pelo titular. Por isso, protege contra fraudes e transações irregulares em operações online.

A sigla CVV pode mudar, de acordo com a administradora do cartão. Ele também é conhecido por CVC, CID, Card ID, V-Code, V Code, CVVC e CVD. Todos têm o mesmo significado.

Onde fica o CVV?

Geralmente, o CVV do cartão está localizado na parte de trás e tem 3 dígitos. Ele está localizado logo abaixo da fita magnética, normalmente em uma tarja branca.

Uma diferença é no American Express, que apresenta o CVV na frente com 4 dígitos. Nesse caso, é um código menor descrito logo acima do número do cartão.

Para que serve o CVV?

Mais do que saber o que é CVV, é preciso entender que ele consiste em um código de autenticação utilizado nas compras online no lugar da senha. É uma forma, portanto, de garantir a segurança da operação e ter certeza de que ela está sendo feita pelo titular.

Em caso de roubos, o CVV só funciona com o CPF do titular. Por isso, é uma camada de segurança extra implementada pelas administradoras de cartão de crédito.

Isso acontece porque o código é formado por números calculados a partir de um algoritmo baseado em chaves criptográficas. Em outras palavras, significa que a numeração é única, como se fosse uma digital.

O CVV é seguro?

Somente o usuário com acesso ao cartão tem o CVV. Ele não aparece em recibos nem está identificado em alto-relevo. Todas essas medidas são adotadas para garantir a segurança.

Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados. Entre eles estão:

  • nunca digitá-lo em computadores públicos;
  • atentar ao certificado de segurança do site, o SLL, que aparece como um cadeado na barra de endereços;
  • manter o antivírus do computador atualizado;
  • não tirar fotos do código com o celular;
  • manter o número sob sigilo.

Por que é necessário informar o CVV do cartão nas compras pela internet?

O CVV do cartão é um código que funciona como uma autenticação em compras online. Ele substitui a senha nessas transações e também naquelas operações em que o cartão não será inserido.

Por isso, é essencial para proteger os dados e evitar fraudes. Caso você salve as informações em determinado site, ainda assim será necessário digitar o CVV do cartão todas as vezes para confirmar a compra.

ESTÁ SATISFEITO COM O SEU CARTÃO DE CRÉDITO

Compare outras opções e consiga mais vantagens!

VER CARTÕES

O time do Melhor Plano faz o máximo de esforço para manter toda a informação precisa e atualizada. Porém, é possível que você veja um preço diferente ao visitar especificamente o site do provedor do serviço. Ao existir uma diferença, é possível que nosso time já esteja trabalhando para atualizá-lo, ou que nosso parceiro de venda tenha oferta diferente (tentamos manter no site as melhores ofertas para você). Ao solicitar a contração de um serviço, verifique os termos da contratação com o provedor do serviço.