Carregando...

Melhor Plano

SSL: O que é, para que serve e quais os principais tipos?

Como o SSL é importante para a sua segurança ao navegar em um site?

Na criação de sites, a meta do criador é fazer um site funcional, intuitivo, responsivo e seguro. Um dos elementos que tornam o site seguro é o certificado SSL, um protocolo de segurança comum na internet.

Ele é intimamente conectado com a confiabilidade da troca de informações entre navegadores e servidores web. Na criação de site, é elemento primordial para a equipe de desenvolvimento, principalmente o programador.

Contudo, para que serve o certificado SSL no seu site e para o usuário final? Por que ele é importante na criação de sites profissionais? Saiba tudo agora!


 

O que é o certificado SSL?

Conforme a internet evoluiu, os ataques à privacidade e aos dados também evoluíram. A presença do certificado de segurança é uma resposta a essa evolução.”

O certificado SSL (Secure Socket Layer) se trata de um protocolo utilizado para criptografia dos dados durante troca de informações entre dois pontos de rede. Seu papel é estabelecer um canal de comunicação confiável.

Em resumo, ele aprimora a segurança do compartilhamento de dados no meio virtual entre navegadores e servidores. Ele codifica as informações, de forma que se elas forem roubadas, não poderão ser lidas pelo hacker.

Como o certificado SSL funciona para garantir a segurança dos usuários?

Para entender o certificado SSL no site, é necessário compreender que seu processo de criptografia ocorre pelo uso de duas chaves: chave pública e privada.

  1. Quando o navegador realiza o acesso num site com protocolo HTTPS, o servidor web envia uma chave pública ao navegador. Junto da chave, é mandado um código criptografado pequeno;
  2. O código que foi enviado só pode ser decodificado se estiver junto da chave privada, que está em posse unicamente do servidor;
  3. Caso a combinação de chave ocorra, o código é decodificado e a conexão é finalmente estabelecida. Depois disso, ocorre a troca de informações entre navegador e servidor.

Qual é a relação entre o certificado SSL do site e o protocolo HTTPS?

Originalmente, o protocolo se chama HTTP (Hypertext Transfer Protocol), que é comumente utilizado para troca de informações. Contudo, o HTTP não realiza criptografia, com os dados sendo enviados e retornados no formato de texto plano.

Aí entra o HTTPS, que funciona como o HTTP, mas com uma camada extra de segurança no certificado SSL. Se você está num site com essa identificação, então está num site seguro.

Obs: No HTTPS, o SSL se trata da letra “S”.


 

Quais são os tipos conhecidos de certificado SSL para site profissional e onde são usados?

O certificado SSL não se trata de um protocolo de segurança único e direto – ele pode atuar de maneira simples e ter variações mais complexas. Essas variações dependem do tipo de segurança que é buscada.

E para que serve o certificado SSL em cada tipo conhecido e onde eles são mais utilizados?

Domain validated

Esse se trata do certificado SSL mais simples, servindo apenas para confirmar que o domínio do site é registrado. Além disso, confirma que o certificado foi obtido pelo proprietário do site.

É uma opção mais comum para sites com formulários.

Organization validated

Se trata do certificado SSL intermediário, que além de certificar o domínio, verifica informações da empresa do site: nome, estado, cidade, país, CNPJ e por aí vai. Ao passar o mouse no cadeado verde, essas informações surgem.

É uma opção mais comum para lojas virtuais, devido ao uso de cartões de crédito para transação financeira.

Extended validated

Se trata do tipo mais complexo, pois conta com alto nível de autenticação e auditorias anuais da KPMG. Na autenticação, não é validado apenas o domínio e as informações da organização, mas também o pedido de quem solicita o acesso.

Além disso, esse certificado vai além do popular cadeado verde, tendo junto dele o nome da empresa e da autoridade que a certificou.

Dessa forma, é uma opção mais comum para instituições financeiras e grandes e médias empresas.


 

Para que serve o certificado SSL na criação de sites profissionais para empresas?

O papel do certificado SSL é a proteção de grandes volumes de dados, de forma que estes não caiam nas mãos de criminosos. É um protocolo essencialmente usado para proteção de dados financeiros que são fornecidos virtualmente.

Por exemplo, imagine um cliente digitando os dados do cartão de crédito num site profissional que possui o certificado SSL. Por ter o certificado, os dados entregues são codificados e embaralhados.

Caso ocorra uma invasão, esses dados não poderão ser lidos pelo hacker, pois não possui a chave privada, que está de posse do servidor web.

Como o certificado SSL se torna um diferencial competitivo?

Atualmente, navegadores possuem uma postura bem séria em relação ao protocolo HTTP. Por exemplo, o Chrome desde 2018 passou a considerar as páginas enviadas pelo HTTP como não seguras.

O cliente que entrar em contato com o seu site sem HTTPS será informado que não está num site seguro. Agora, com o certificado de segurança na página (e com o cadeado verde visível), ele se sente mais seguro para realizar qualquer transação.

É por isso que, durante a criação de sites, uma das preocupações da empresa desenvolvedora deve ser o uso do certificado SSL. Junto do recurso de backup diário, ele possibilitará muito mais segurança a quem realiza transações na sua loja virtual.

E então, o artigo acima esclareceu as suas dúvidas em relação ao SSL? Esperamos ter te ajudado! Para mais conteúdos similares a esse, acesse o blog do Melhor Plano!

Conteúdo atualizado em

Parceiro convidado

Por Parceiro convidado

Marketing de Conteúdo e SEO